CJMJ - Exercícios 2 ano A e B (entrega semana de 29/02)

Boa noite queridos!
Exercícios para a próxima semana (de 29/02 a 04/03).
Não se esqueçam de justificar todas as respostas!
Abraços!!

01 - ( INIP-SP) Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica:
a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

02 - (FMU-FIAM-FAAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a) Um cenário cientificamente estudado pelo homem: a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma; é apenas um pano de fundo para as emoções humanas.
d) Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) É um cenário idealizado onde todos são felizes e os poetas são pastores.

03 - Não é próprio do Romantismo:
a) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
b) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
c) Explorar assuntos ligados à Antiguidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
d) Valorizar temas fúnebres e soturnos.

04 - "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
a) Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
b) Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
c) Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
d) Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.

05 -  (FUVEST – 2001) Leia o texto abaixo:
  
Teu romantismo bebo, ó minha lua
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

 Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho

06 -  Faça a correspondência necessária:
I - Se corresponder a autor da 1ª geração romântica portuguesa (resíduos clássicos).
II - Se corresponder a autor da 2ª geração romântica (ultra-romantismo).
III - Se corresponder a autor da 3ª geração romântica (antecipações realistas).
a) Camilo Castelo Branco    
b) Soares Passo
c) Júlio Dinis                        
d) João de Deus
e) Alexandre Herculano         
f) Garrett  
          
07 -  Identifique a característica romântica predominante na poesia a seguir:

Quero morrer! Este mundo
Com seu sarcasmo profundo
Manchou-me de lodo e fel!
Minha esperança esvaiu-se
Meu talento consumiu-se
Dos martírios ao tropel!

08 - O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia        
b) senhores feudais
c) nobreza      
d) escravo      
e) fazendeiro

09 -  Quais são as características do romance Camiliano?

10 - Comente o momento histórico do Romantismo em Portugal.

Comentários

Postar um comentário