CJMJ - Exercícios Romantismo 2 ano A e B

Queridos, boa noite!
Vamos treinar um pouco a análise de textos românticos???
Observem os trechos abaixo e respondam com atenção!
Lembrando que os exercícios serão vistados, corrigidos e conferidos na data marcada.

01 - Leia o trecho abaixo:

“Amor da minha vida/ daqui até a eternidade/ nossos destinos foram traçados na maternidade./ Paixão cruel, desenfreada/ te trago mil rosas roubadas/ pra desculpar minhas mentiras/ minhas mancadas./ Exagerado,/jogado aos seus pés,/ eu sou mesmo exagerado!/ Adoro um amor inventado.”

(Exagerado, Cazuza)
Ao lermos esse trecho da música de Cazuza podemos concluir que se trata de um texto com ecos do romantismo do século XIX, mesmo a música tendo sido composta no século XX. Que aspectos marcantes do romantismo podem ser citados no trecho exposto? Justifique sua resposta.

02 - Leia o trecho abaixo:


Solidariedade Não

Os Paralamas do Sucesso

Com óculos escuros e medalhas pelo peito
O governante da nação se julga no direito
De tirar de quem trabalha os meios de produção
Tirar de quem pensa a liberdade de expressão
Ele oprime, ele esmaga, ele usa sua força
E no fim ainda sorri nas telas de televisão
Sorri nas telas de televisão
Com um fuzil na mão e na cabeça um ideal
De derramar o próprio sangue pela honra nacional
Soldado dominado bate no trabalhador
Bate em seus compatriotas, seus amigos, seus irmãos
Bate em todo movimento operário da nação
Em seu ouvido ecoa um grito
Solidariedade, não!

Sabendo que no Romantismo a luta pela igualdade foi marcante em todas as suas manifestações realize uma análise sobre a música de Paralamas do Sucesso relacionando-a ao lema Francês (Igualdade, Fraternidade, Liberdade).


Comentários