CJMJ- Exercícios 9 ano A e B, entrega em 18/04

Boa tarde pessoas!
Atividade para entrega dia 18/04 (copiar e responder).
Valendo visto!
Boa sorte!


1) De acordo com os conceitos anteriores, complete as frases com:
“Por que, porque, por quê, porquê”
a) _______ele se chama ossinho da sorte?
b) Bidu, _______ele se chama ossinho da sorte?
c) _______é muita sorte encontrar um ossinho.
d) Ossinho da sorte ________?
e) Bidu explicou o ________ da sorte. = o motivo)
f) Explique-me os _________da briga.

A resposta correta é?

a) Porque, Por que, por que, porquê, o porquê, os por quês.
b) Por que, Por que, porque, por quê, o porquê, os porquês.
c) Porquê, Porque, porque, por quê, porque, os porques.
d) Por quê, Porque, por que, porquê, porque, os porquês.

2) Complete as frases com Por que, porque, por quê, porquê.

1. _________na posso ir ao cinema? (usado no início de frase interrogativa)
2. _________ você precisa terminar seus exercícios. ( usado em respostas)
3. Não posso ir ao cinema _________? ( usado no fim de frase interrogativa)
4. Queria entender o ________ dessa proibição. (usado como substantivo, igual a “o motivo”)
A resposta certa é?
a) ( ) Por que, porque, por quê, porquê.
b) ( ) Porque, por que, porquê, por quê.

3) (MM) A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Ele não veio por que estava doente.
e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

4) Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:

( ) Não fiz a pesquisa * estava doente.
( ) * Marcela não conta toda a verdade?
( )  Não quis ir ao cinema *?
( )  Nem imagino o * dessa alegria.

a) porquê
b) por quê
c) por que
d) porque

5) Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a) Não sei o ----------- de tanta euforia.
b) Você não compareceu à reunião -----------------?
c) Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d) --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e) Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.

6) Assinale a alternativa na qual a expressão destacada está incorretamente grafada.

a) Por que ele não podia mais sobreviver da roça, migrou para a cidade.
b) São vários os motivos por que deixam sua terra natal.
c) Ele sentia muita falta de sua família, e bem sabia por quê.
d) Os desafios por que passou fizeram-no forte para enfrentar as dificuldades.
e) Nem todos sabem por que tantas pessoas se dirigem à cidade grande.


7) Qual das frases está corretamente escrita?

a) Por quê você brigou comigo?
b) Porquê você brigou comigo?
c) Por que você brigou comigo?
d) Porque você brigou comigo?

8)  Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
______ me tratas tão mal?
______ não gosto de você.
E não gostas de mim, _______?
Nem eu sei o _______.

Por que - Porque - por que - por quê
Por que - Porque - por quê - porquê
Porque - Por que - porque - por quê

9) "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."
Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:

a) As frases I e III são as únicas corretas.
b) As frases I, III e V são corretas.
c) Na frase II, o porquê é um substantivo.

10) Não fui ao baile ___________ não sabia. Se soubesse teria ido ___________ gosto de festa. Como não me avisaram fui ao cinema, e todos sabem que fui ________ gosto

a) Porquê - por quê - porquê
b) porque - por que - porquê
c) porque - por quê - porquê
d) Porquê - por que - porquê
e) Porque - porque - porque

Comentários

Postar um comentário