CJMJ - Exercícios de revisão: Classicismo e Quinhentismo (1º ano A e B)

Boa noite queridos!!!
Revisão básica sobre o Classicismo e o Quinhentismo no Brasil.
Por favor façam esta lista com atenção e levem as dúvidas na aula de segunda-feira para que possamos sanar tudo o que não estiver claro.
Qualquer dúvida me avisem!
Bjão!!!

PS: OS EXERCÍCIOS PODEM SER IMPRESSOS!

Classicismo


Texto I

Quando da bela vista e doce riso
Tomando estão meus olhos mantimento,
Tão enlevado sinto o pensamento
Que me faz ver na terra o Paraíso.

Tanto do bem humano estou diviso,
Que qualquer outro bem julgo por vento;
Assi que em caso tal, segundo sento,
Assaz de pouco faz quem perde o siso.

Em vos louvar, Senhora, não me fundo,
Porque, quem vossas cousas claro sente,
Sentirá que não pode merecê-las.

Que de tanta estranheza sois ao mundo,
Que não é de estranhar, Dama excelente,
Que quem vos fez fizesse céu e estrelas.

Vocabulário:
Tomando mantimento: tomando consciência
Estou diviso: estou separado
Sento: sinta
Não me fundo: não me empenho

1. Caracterize brevemente a concepção de mulher que este soneto apresenta.

2. Aponte duas características desse soneto que o filiam ao Classicismo, explicando-as sucintamente.

Texto II:

Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

3. O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese, relação de oposição de palavras ou idéias. Assinale a opção em que essa oposição se faz claramente presente.
a) “Amor é fogo que arde sem se ver.”
b) “É um contentamento descontente.”
c) “É servir a quem se vence, o vencedor.”
d) “Mas como causar pode seu favor.”
e) “Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”

4. O poema pode ser considerado como um texto:
a) argumentativo.
b) narrativo.
c) épico.
d) de propaganda.
e) teatral.

5.Como se denomina a forma em que está composto?

6.É um exemplo de medida nova ou medida velha? Por quê?

7. Qual a figura de linguagem presente em todo o poema e
por que ela foi utilizada?

8. O que a indagação final revela?


9. Na lírica de Camões: 

a) O metro usada para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
b) Encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos.
c) Cantar a pátria é o centro das preocupações.
d) Encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
e) A mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.
10. “No mar, tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra, tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segurança a curta vida,
Que não se arme e se indigne o céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?” 
Nesta estrofe, Camões:
a) exalta a coragem dos homens que enfrentam os perigos do mar e da terra.
b) considera quanto o homem deve confiar na providência divina que o ampara nos riscos e adversidades.
c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
d) propõe uma explicação a respeito do destino do homem.
e) classifica o homem como um bicho da terra, dada a sua agressividade.


11. Por que o Renascimento tem esse nome?

12. Ilustra a situação literária do período renascentista, exceto:
a) Os melhores autores da Antiguidade greco-latina foram tomados como modelos ideais.
b) Na produção lírica, predominou o amor paixão, relegando-se a segundo plano o amor como idéia, mais espiritualizado.
c) O princípio da imitação literária existiu, mas não significou cópia servil dos textos imitados.
d) O desenvolvimento da razão levou os autores ao desejo de analisar, de conhecer, de sistematizar o fenômeno literário.
e) Criação de uma estética de caráter antes racional do que baseado na impulsão dos sentidos.

13. Assinale a alternativa incorreta sobre Os Lusíadas.
a) Os Lusíadas são a mais importante epopéia de todo o Renascimento europeu, e está entre as maiores de todos os tempos.
b) Por ser a maior glória da língua e literatura portuguesa, Os Lusíadas tornaram-se referência obrigatória, influindo na poesia brasileira e portuguesa dos séculos posteriores.
c) Os Lusíadas são um canto de louvor à glória do povo português, verdadeiro protagonista do poema, como sugere o próprio título, que significa “os lusitanos”, isto é, “os portugueses”.
d) Sem duvida, o tom patriótico que exalta a superioridade lusitana é muito forte em Os Lusíadas, o que dá ao poema um valor exclusivamente nacionalista.
e) Desde o primeiro verso de Os Lusíadas (“As armas e os barões assinalados”), nota-se que um dos modelos importantes do poema de Camões é a Eneida, de Virgílio, que apresenta no início uma frase imitada pelo poeta português: “Arma uirunque cano...” (eu canto as armas e o varão...)

14. Assinale a alternativa correta.
a) Os Lusíadas têm como maior herói o rei D. Sebastião, celebrado como o responsável pela expedição de Vasco da Gama à Índia.
b) O sentimento cristão declarado de Os Lusíadas impede a manifestação do erotismo, que a mitologia greco-latina contém.
c) Os Lusíadas são um poema épico de exaltação nacionalista, pois celebram os grandes feitos dos portugueses. No entanto, Camões ultrapassa a particularidade nacional ao celebrar os valores universais da civilização européia.
d) O episódio de Inês de Castro não tem fundamento histórico, trata-se de uma bela ficção crida pela genial imaginação de Camões.
e) Os Lusíadas nada têm de aristocrático, como se pode notar na intenção de exaltar todo o povo português, e não somente uma elite.

15 .Assinale a alternativa correta.
a) Camões compôs sua poesia lírica em versos de medida velha (origem ibérica medieval) e medida nova (origem italiana renascentista).
b) Destacam-se, entre os poemas líricos de Camões, os sonetos, em que são mínimas as influências do poeta humanista italiano Petrarca e do filósofo clássico grego Platão.
c) Na poesia lírico-amorosa, Camões esteve estritamente ligado à perspectiva neoplatônica, o que explica a inexistência de erotismo em seus sonetos.
d) Entre os temas da lírica camoniana, destaca-se o do “desacerto do mundo”, segundo o qual a natureza do mundo é contraditória e estática,
e) Há, na poesia lírica de Camões, um total abandono de temas bíblicos e cristãos e uma adesão completa ao paganismo greco-latino.


Texto V
Esparsa

Os bons vi sempre passar
No mundo grandes tormentos;
E, para mais m`espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mal, mas fui castigado:
Assi que, só para mim
Anda o mundo concertado.

16. Assinale a alternativa correta.
a) Poema épico em “medida velha”; temática neoplatônica.
b) Poema satírico em “medida nova”, tematizando o desacerto do mundo.
c) Poema lírico de “medida velha”, tematizando o desconcerto do mundo.
d) Poema dramático em “medida nova” sobre o pessimismo.
e) Poema lírico em “medida nova” sobre a mutabilidade de todas as coisas.

Texto VI

As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram, ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana.
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram.
E também as memórias gloriosas
Daqueles reis, que foram dilatando
A Fé, o Império e as terras viciosas
De África e de Ásia, andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando,
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Cessem do sábio grego e do troiano
As navegações grandes que fizeram:
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram,
Que eu canto o peito ilustre lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

17. Assinale a alternativa incorreta.
a) Essas estrofes, que abrem Os Lusíadas, contêm a Proposição do poema.
b) O desdobramento do mar desconhecido, a descoberta do caminho marítimo para a Índia, a expansão do Império português e do cristianismo por África e Ásia são o assunto do poema.
c) O poema afirma a superioridade das navegações e dos feitos dos heróis portugueses perante os de Grécia e Roma antigas.
d) O primeiro verso de Os Lusíadas imita a abertura da Eneida, de Virgílio, onde se lê: “Arma uirumque cano... “ (eu canto as armas e o varão...).
e) O poeta se diz capaz de libertar os homens da lei da morte, por força de seu engenho e arte.

Texto VII:

Alegres campos, verdes arvoredos,
Claras e frescas águas de cristal,
Que em vós os debuxais ao natural,
Discorrendo da altura dos rochedos;
Silvestres montes, ásperos penedos,
Compostos em concerto desigual,
Sabei que, sem licença de meu mal,
Já não podeis fazer meus olhos ledos.
E, pois me já não vedes como vistes,
Não me alegrem verduras deleitosas,
Nem águas que correndo alegres vêm.
Semearei em vós lembranças tristes,
Regando-vos com lágrimas saudosas,
E nascerão saudades de meu bem.

18. Assinale a alternativa errada.
a) O poema inicia com uma apóstrofe aos “alegres campos”, aos “verdes arvoredos” e às “claras e frescas águas”, isto é, a natureza é a interlocutora do eu lírico.
b) Na segunda estrofe, o eu lírico declara à paisagem que ela não pode mais alegrar seus olhos, pois ele é dominado por um mal que o impede de ser feliz.
c) A terceira estrofe explica que a impossibilidade de a agradável paisagem alegrar o eu lírico se deve a uma mudança que este sofreu.
d) Na quarta estrofe, o eu lírico declara sua disposição de modificar a paisagem, semeando nela o que nele está: “lembranças tristes”, que regadas de lágrimas farão nascer “saudades de meu bem” .
e) O poema, como um todo, tematiza a harmonia entre a aspereza da paisagem bucólica e a delicadeza de sentimentos do eu lírico.

19. Em linhas gerais, o que foi o Renascimento?



Texto IX
Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.

20. A quem Camões se dirige nos versos citados, que iniciam um célebre soneto do autor?

21. Como se deu a morte da pessoa aludida nos versos?



Quinhentismo

Questão 01)   
A literatura informativa, que esteve presente nos primeiros tempos da colonização brasileira, pode ser definida como:

a)    obras catequéticas dirigidas aos índios.
b)    busca de emancipação da influência portuguesa.
c)    descrição dos costumes dos povos da terra.
d)    confirmação do paganismo dos primeiros colonizadores.
e)    descrição do muito ouro e da muita prata existentes no Brasil.

Questão 02)   
Leia o texto de Gil Vicente.

DIABO — Essa dama, é ela vossa?
FRADE — Por minha a tenho eu
e sempre a tive de meu.
DIABO — Fizeste bem, que é fermosa!
E não vos punham lá grosa
nesse convento santo?
FRADE — E eles fazem outro tanto!
DIABO — Que cousa tão preciosa!

No trecho da peça de Gil Vicente, fica evidente uma

a)    visão bastante crítica dos hábitos da sociedade da época. Está clara a censura à hipocrisia do religioso, que se aparta daquilo que prega.
b)    concepção de sociedade decadente, mas que ainda guarda alguns valores essenciais, como é o caso da relação entre o frade e o catolicismo.
c)    postura de repúdio à imoralidade da mulher que se põe a tentar o frade, que a ridiculariza em função de sua fé católica inabalável.
d)    visão moralista da sociedade. Para ele, os valores deveriam ser resgatados e a presença do frade é um indicativo de apego à fé cristã.
e)    crítica ao frade religioso que optou em vida por ter uma mulher, contrariando a fé cristã, o que, como ele afirma, não acontecia com os outros frades do convento.

Questão 03)    
Sobre a literatura dos jesuítas, pode-se afirmar que:

a)    visava catequizar.
b)    é rica de informação.
c)    não tinha, propriamente, grande valor literário.
d)    seus maiores expoentes são o Padre Anchieta e o Padre Vieira.
e)    tinha intenção pedagógica e moral.
f)     a obra de Anchieta é a mais importante.
g)    Nóbrega escreveu “De Beata Virgine”.

Estão corretas somente as afirmativas:

a)    a, b, c, d, e
b)    a, b, d, e, f
c)    b, c, d, e, f
d)    a, b, c, e, f
e)    b, c, e, f, g

Questão 04)    
Caracterizam a literatura dos viajantes as afirmativas abaixo, exceto:
a)    Os escritos dos viajantes refletem a visão, os conceitos e os interesses dos europeus em relação às terras do além-mar.
b)    Observa-se a necessidade de informar a Coroa Portuguesa sobre as potencialidades econômicas da nova terra.
c)    O conjunto do registro dos viajantes tem, sobretudo, valor documental e histórico.
d)    As crônicas dos viajantes surgiram como o desdobramento de um processo de mudanças estruturais na Europa.
e)    Havia, por parte dos cronistas, uma preocupação estética, um apuro literário formal.

Questão 05)
       Leia os textos. A seguir marque V pa verdadeiro e F para falso.     
Texto 1
“Os outros dois, que o Capitão teve nas naus, a que deu o que já disse, nunca mais aqui apareceram – do que tiro ser gente bestial, de pouco saber e por isso tão esquiva. Porém e com tudo isto andam muito bem curados e muito limpos.”
Pero Vaz de Caminha. “Carta do achamento do Brasil.”

Texto 2
“Nogueira: Pois estai atento: depois que o nosso pai Adão pecou, como diz o salmista, não conhecendo a honra, que tinha, foi tornado semelhante à besta, de maneira que todos, assim portugueses, como castelhanos, como Tamoios, como Aimorés, ficamos semelhantes a bestas, por natureza corrupta, e nisto todos somos iguais [...].”
Manuel da Nóbrega. “Diálogo sobre a conversão do gentio.”

Texto 3
“Animal sem razão, bruto sem fé,
Sem mais Leis, que as do gosto, quando erra,
De Paiaiá1 virou-se em Abaeté2 .
1. Pajé.
2. Homem sábio.
Gregório de Matos. Antologia poética.

(   ) Os textos foram escritos nos séculos XVI e XVII, períodos da história em que o respeito às diferenças raciais, culturais e religiosas encontrava forte resistência.
(   ) Os textos acima apresentados tratam, por afirmação ou negação, de tema comum: a visão preconceituosa que o homem educado na Europa tinha contra o ameríndio brasileiro.
(   ) Dentre os três textos apresentados, os textos 1 e 2 são mais tolerantes às questões antropo-religiosas indígenas, pois o texto 1 aborda os bons hábitos dos indígenas e o texto 2 ressalta o estado de pecador que iguala todos os homens.
(   ) O texto 1 apresenta uma certa ambigüidade na observação da ética indígena; já no texto 3 não há ambigüidade alguma: tudo o que se refere ao indígena é pejorativo.

Questão 06)     
Nos séculos XVI e XVII, ocorreram no Brasil as chamadas “manifestações literárias”, representadas sobretudo por cartas, tratados descritivos, relatórios e textos categóricos. O conjunto dessas manifestações permite afirmar que, nessa época,
a)    já está constituído um sistema literário de alta expressão.
b)    os estilos barroco e o arcádico disputam a preferência do público leitor.
c)    a produção escrita é reveladora de nossa condição colonial.
d)    as teses do indianismo ganham força entre os escritores.
e)    os sentimentos nacionalistas representam-se em todos os gêneros literários.

Questão 07)     
Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a)     a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
b)    as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
c)     os poemas do Padre José de Anchieta.
d)    os sonetos de Gregório de Matos.
e)    conjunto de relato de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.

Questão 08)     
A Literatura de Informação se produziu no Brasil no século XVI. Com relação a essa literatura é correto afirmar que:
a)     seu alto valor literário se deve à formação clássica dos escritores, na maioria grandes latinistas.
b)    o valor histórico e social dos escritos supera o valor literário.
c)     a influência de Camões fez com que se produzissem os nossos primeiros poemas épicos quinhentistas.
d)    além de Nóbrega, outros dois jesuítas se destacaram naquele século: Anchieta e Vieira.
e)    os textos em verso (poesia) são bem mais numerosos do que os textos em prosa, se bem que estes superam aqueles em valor literário.

Questão 09)     
É exemplo de literatura de informação praticada no Brasil da era colonial o seguinte trecho:
a)     A Poesia, este aroma d’alma, deve de contínuo subir ao Senhor; som acorde da inteligência, deve santificar as virtudes e amaldiçoar os vícios.
b)    Outra casta há de mandioca a que chamam aipins, que se podem comer crus sem fazer dano, e assados sabem a castanhas de Portugal assadas.
c)     Soprava uma aragem suave e deleitosa; a noite estava clara, brilhante e fresca. A lua gostosa se namorava, mirando-se no espelho das águas.
d)    Filho de um empregado público e órfão aos dezoito anos, Seixas foi obrigado a abandonar seus estudos na Faculdade de São Paulo pela impossibilidade em que se achou sua mãe de continuar a dar-lhe a mesada.
e)    À vista daquelas terras, tremeu-me o coração, tanto me lembraram as fazendas de café onde passara minha infância, na companhia de amigos que se perderam no mundo.

Questão 10)     
Constitui característica fundamental da literatura dos viajantes:
a)     Análise crítica da política portuguesa em relação ao Brasil.
b)    Discurso laudatório sobre a política econômica do país.
c)     Discurso muito eloqüente e muito ufanista na descrição da terra brasileira.
d)    Análise profundamente psicológica do homem brasileiro.
e)    Alto valor literário nas obras eminentemente regionais.

Questão 11)     
Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, EXCETO:
a)     Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b)    Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c)     Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
d)    Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
e)    Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.

Questão 12)     
Sobre José de Anchieta é INCORRETO afirmar que:
a)     cultivou especialmente os autos, buscando, na alegoria, tornar mais acessíveis às mentes indígenas os conceitos e os dogmas do cristianismo.
b)    no teatro, o "Auto de São Lourenço" destaca-se como obra catequética de influência medieval.
c)     na poesia lírica encontram-se suas mais belas composições, expressivas de uma fé profunda.
d)    apesar de pautada na língua e na cultura do índio, sua produção literária não se caracteriza como literatura já tipicamente brasileira.
e)    sua obra teatral, marcadamente alegórica e anti-religiosa, moldou-se nos padrões renascentistas.

Questão 13)     
Sobre OS LUSÍADAS, é INCORRETO afirmar que:
a)     é dividido em cinco partes e dez cantos.
b)    o Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
c)     a pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugal.
d)    os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
e)    no Canto X, a fala do Velho de Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.

Questão 14)     
Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
Observe:

"Descoberto em 1500, no século que, em Portugal, dominava o Classicismo, o Brasil , por muitas causas, não teve condições de dar início à colonização e ao processo cultural.
Entre as raras manifestações literárias do século, destaca-se o teatro jesuítico.
A obra de colonização do Brasil, iniciada propriamente por Martim Afonso em 1530, já pelos inconvenientes do sistema, já por outros motivos fáceis de entender, mais dificultosa se tornaria, não fosse a colaboração oportuna e decisiva dos jesuítas."
 (Faraco e Moura, em LÍNGUA E LITERATURA)

A partir de então, surgem dois movimentos que ainda não podem ser considerados literatura propriamente brasileira.
(   )  O Barroco é o primeiro grande período artístico no Brasil. Nas artes plásticas há destaque para a figura do Aleijadinho; na Literatura, para o poeta Gregório de Matos Guerra.
(   )  O Neoclassicismo, movimento estético propenso a um retorno aos ideais espirituais e artísticos do Renascimento, corresponde a uma tendência contrária ao barroquismo.
(   )  No texto barroco, a linguagem é retorcida, com bastantes jogos verbais, enfatizando a prolixidade e o estilo confuso.
(   )  No texto neoclássico, a linguagem é racional, as imagens são conhecidas e repetidas (chavões, lugares-comuns).
(   )  No Barroco, tanto quanto no Neoclassicismo, os poetas abordaram aspectos como dúvida, angústia e tédio, sob a forma de um sentimentalismo lacrimoso.

Questão 15)     
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
Leia o texto.

As produções do quinhentismo brasileiro podem ser circunscritas, por convenção, entre a "Carta", de Caminha, e a publicação, em 1601, do poema épico "Prosopopéia", de Bento Teixeira, que inicia o período do Barroco colonial.
 (Abdala Júnior, Benjamin e Campedelli; Samyra Y. "Tempos da Literatura Brasileira". SP, Ática, 1985.)

As afirmações a seguir relacionam-se com a época descrita acima. Julgue-as.
(   )  Os jesuítas tiveram grande importância nessa época pois eram praticamente os únicos responsáveis pela atividade intelectual da colônia.
(   )  "Diálogo sobre a conversão do gentio", de José de Anchieta, é a principal obra literária quinhentista brasileira.
(   )  Surgiu nesse século o sentimento nativista que foi desenvolvido mais tarde pelos românticos e pelos modernistas.

Questão 16)     
A carta escrita pelo Padre Manuel da Nóbrega, notificando a chegada da primeira missão jesuítica, por ele chefiada, em 1549, inaugura que tipo de literatura no Brasil?
a)    Hábitos da cultura européia.
b)    A das relações estabelecidas entre os românticos.
c)    Informativa dos jesuítas no Brasil.
d)    A das influências que Luís de Camões exerce sobre os escritores de Língua Portuguesa.
  
Questão 17)  
        TEXTO
        A CARTA DE PÊRO VAZ  DE CAMINHA

Num dos trechos de sua carta a D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha descreve como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins, que aconteceu em 24 de abril de 1500: "O Capitão quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés de uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, muito grande, ao pescoço (...) Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro da terra. E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra, e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (...) Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço, e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera. E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de esconder suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam raspadas e feitas. O Capitão mandou pôr por de baixo de cada um seu coxim; e o da cabeleira esforçava-se por não a estragar. E deitaram um manto por cima deles; e, consentindo, aconchegaram-se e adormeceram".
 (COLEÇÃO BRASIL 500 ANOS, Fasc. I, Abril, SP, 1999.)

VOCABULÁRIO:
Alcatifa - tapete, carpete
Fanadas - murchas.
Coxim - almofada que serve de assento.
 
De acordo com o texto, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S):
(     )              Pêro de Vaz de Caminha, um dos escrivães da armada portuguesa, escreve para o Rei de Portugal, D. Manuel, relatando como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins.
(     )              Em "E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém", fica implícito que os tupiniquins desconheciam hierarquia ou categoria social lusitanas.
(     )              Nada, na embarcação portuguesa, pareceu despertar o interesse dos tupiniquins.
(     )              O trecho "... e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos", evidencia que havia problemas de comunicação entre o portugueses e tupiniquins.

Questão 18)  
       TEXTO
       Poética de Anchieta

Anchieta escrevia na areia,
E a maré levava...
Anchieta escrevia na areia,
E a maré levava...

O bom jesuíta havia assim criado
uma espécie de antecipação
do computador ...
                            Zuca Sardanga 
A primeira estrofe do poema recupera da tradição poética medieval o seguinte traço:
a)    a idealização da natureza, presente nas cantigas de amor.
b)    a progressão textual lógico-argumentativa, típica das cantigas de amigo.
c)    o vocabulário erudito das novelas de cavalaria.
d)    a ironia corrosiva das cantigas de maldizer.
e)    o ritmo cantante da métrica popular, presente nos cancioneiros.

Questão 19)  
        TEXTO
01Quando morre algum dos seus põem-lhe sobre a sepultura pratos, 02cheios de viandas, e uma rede (...) mui bem lavada. Isto, porque crêem, 03segundo dizem, que depois que morrem tornam a comer e descansar 04sobre a sepultura. Deitam-nos em covas redondas, e, se são principais, 05fazem-lhes uma choça de palma. Não têm conhecimento de glória 06nem inferno, somente dizem que depois de morrer vão descansar a 07um bom lugar. (...) Qualquer cristão, que entre em suas casas, dão-lhe 08a comer do que têm, e uma rede lavada em que durma. São castas 09as mulheres a seus maridos.
Padre Manuel da Nóbrega
        Obs: vianda - qualquer espécie de alimento, comida, quitute.

O texto, escrito no Brasil colonial,
a)    pertence a um conjunto de documentos da tradição históricoliterária brasileira, cujo objetivo principal era apresentar à metrópole as características da colônia recém-descoberta.
b)    já antecipa, pelo tom grandiloqüente de sua linguagem, a concepção idealizadora que os românticos brasileiros tiveram do indígena.
c)    é exemplo de produção tipicamente literária, em que o imaginário renascentista transfigura os dados de uma realidade objetiva.
d)    é exemplo característico do estilo árcade, na medida em que valoriza poeticamente o “bom selvagem”, motivo recorrente na literatura brasileira do século XVIII.
e)    insere-se num gênero literário específico, introduzido nas terras americanas por padres jesuítas com o objetivo de catequizar os indígenas brasileiros.

Questão 20)    
Assinale a alternativa correta a respeito do texto.
a)    A narração acerca das festividades de um grupo indígena é verossímil na medida em que nasce da observação direta do autor, isenta de outros testemunhos que poderiam pôr em dúvida a credibilidade do relato.
b)    O autor disserta sobre as superstições, a bondade e a harmoniosa relação dos cônjuges de um grupo de indígenas que vivenciam um processo de aculturação.
c)    O texto tem como foco principal narrar os rituais praticados por uma sociedade que, embora de cultura diferente, adota os princípios religiosos do cristianismo.
d)    Ao escolher determinados aspectos do comportamento dos indígenas, como a hospitalidade, por exemplo, o jesuíta revela que a comunidade, embora não catequizada, lhe é simpática.
e)    No relatório sobre os índios brasileiros, o ritual funerário ao qual o jesuíta se refere reflete o tratamento igualitário que essa sociedade dispensa a seus membros. 

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