CJMJ - Exercícios Processo de Formação de Palavras 9º A e B

Boa tarde queridos!
Eis os exercícios para amanhã (20/09), lembre-se de que eles serão vistados e corrigidos, portanto, devem ser copiados e respondidos com capricho.
QQ dúvida me avisem!
Bjus!!!

1) A uma ausência (Antônio Barbosa Bacelar)

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado 
No rigoroso fogo que me alenta
mal, que me consome, me sustenta
O bem, que me entretém, me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado; 
O que mais perto vejo, se me ausenta, 
E o que estou sem ver, mais me atormenta
Alegro-me de ver-me atormentado. 

a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto. 
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto. 
c) Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto: 
         Abrasado: 
         Atormenta: 
2) Leia este texto: 

Por que os gagos conseguem cantar normalmente? 

Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2003. P.80) 

a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo: 

Ex: memorizad   s: gênero (masculino) e número (plural) 

Gag  o:                                               Pessoa   s:                                                       Precisa va m
Outr a s:                                             Erra r

3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado: 

a) Manobr ista: sufixo 
b) Históri a: desinência nominal (gênero) 
c) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal 
d) Sufoc a m: vogal temática 
e) Tinta s: desinência verbal número-pessoal 

4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando: 

A arca desconjuntada                                                Toda querendo sair 
Parece que vai ruir                                                                    (Vinícius de Moraes) 
Entre os pulos da bicharada 

5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas. 
a) Empapelar:                                   b) Papelote:                        c) papel-jornal 

6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede: 

“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/05/2003) 

a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade? 

b) Qual o significado das siglas? 

7) Leia este poema 
Ceninha caseira 

A família reunida 
No almoço do domingo: 
- Mãe, me dá laranjada. 
- A laranja se acabou. 
- Mãe, me dá limonada. 
- O limão se acabou. 

No almoço de domingo 
Da família reunida 
Ninguém pede amorada, 
Que o amor, também se acabou. 
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986) 

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada? 
c) Qual o significado criado pelo poeta? 

8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam? 
Enquanto o peixe-martelo 
Bate: toque, toque, toque, 
Peixe-serra vai serrado: 
Roque, roque, roque, roque. 
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67) 

9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados: 

Girassol                    coaxar                        dentista 
Zé                            cabisbaixo                  supersônico 
pesca                       Embratel                     emudecer 

a) Derivação parassintética:                                                 f) derivação sufixal: 
b) Abreviação:                                                                        g) composição por aglutinação: 
c) Derivação sufixal:                                                               h) composição por justaposição: 
d) Sigla:                                                                                    i) derivação regressiva: 
e) Onomatopeia: 

10) Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997) 
Minha bicicleta 

Com minha bíci, 
Eu roubo a lua 
Pra enfeitar 
A minha rua 
Com minha bicí 
Dou nó no vento 
E até fantasma 
Eu espavento [...] 

a) Que processo de formação explica a forma bíci
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo? 
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta. 

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