Normas para apresentação de trabalho Literatura - Ensino Médio


Boa noite queridos!
Conforme o pedido, seguem as orientações para a realização do trabalho de Leitura (Ensino Médio).
Vamos lá:

Sobre a ordem do trabalho

O trabalho será separado em Capítulos e Subcapítulos, sendo organizados da seguinte forma:

1 - INTRODUÇÃO
2 - DESENVOLVIMENTO
          2.1 Autor
                    2.1.1 Biografia
                    2.1.2 Bibliografia
          2.2 Enredo
          2.3 Personagens
          2.4 Tempo
          2.5 Espaço
          2.6 Foco Narrativo
          2.7 Estilo
          2.8 Verossimilhança
          2.9 Movimento Literário
          2.10 Resenha
3 - CONCLUSÃO
4 - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sobre os tópicos

* O Autor Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas produções mais importantes e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.

* Resumo do enredo  Sintetizar os principais acontecimentos da obra. 

* Personagens Verificar se as personagens sofrem mudanças e são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas); ou se são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou, ainda, se nelas são destacados apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (tipo).

* Tempo Observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.

* Espaço Deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens. 

* Foco narrativo Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.

* Estilo Buscar na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais; uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc.

* Verossimilhança Averiguar o grau de coerência interna da obra e se ele garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o Realismo procura atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar a dimensão real do tempo vivido pelas personagens.

* Movimento literário Os vários aspectos anteriormente observados deverão ser considerados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado movimento literário. Deve-se verificar o grau de correspondência ou de afastamento da obra em estudo em relação aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que, cronologicamente, ela está vinculada. 


* Resenhas Avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Levar em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque do autor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.

Observações:

A formatação do trabalho deve seguir o seguinte modelo.






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