Exercícios Orações Subordinadas Substantivas - 9ºB

Queridos! Conforme havia lhes avisado, seguem os exercícios de Gramática para o 9ºB.
Eles devem ser copiados e respondidos em seu caderno e serão vistados e corrigidos na próxima segunda-feira (22/05).
Qualquer dúvida me avisem!
Bjus

01 - Identifique e classifique as Orações Subordinadas Substantivas dos períodos abaixo:
a- Eu sei que vou te amar.
b- Lembrei-me de que hoje sairemos juntos.
c- É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas.
d- O problema é que não sei inglês.
e- É obvio que eu estudei para o exame.
f- Não sabia que você morava tão longe.
g- É necessário que você estude.
h- Era esperado que todos se reabilitassem.
i- O importante é que todos se inscrevam ainda hoje.
j- Todos desejam que haja paz no mundo.
k- O orgulho o impedia de que reconhecesse o erro.
l- O grande mal é que muitas pessoas não se cuidam.
m- Temos necessidade de que algumas leis sejam alteradas.
n- Ninguém percebeu que o cantor desafina.
o- Opinei favoravelmente a que o escolhessem.
p- O réu declarou apenas isto: que agira em legítima defesa.
q- Ele disse que ia tomar alguma providência?
r- É certo que ele terá os refrigerantes para o almoço.
s- Espero que você se divirta bastante nas férias.
t- Lembrou-se de que ainda não entregara a pesquisa ao professor.
u- O problema é que ele não entregou nenhuma documentação no prazo exigido.
v- Estou convencida de que ele é seu namorado.
w- Eu lhe disse apenas isto: que não se aborrecesse com ela.
x- A tendência é que você brilhe ainda mais.
y- Vi quando ele chegou.
z- Nesta empresa, é necessário que se estabeleça regras.

02 - Faça como no exercício anterior:
a- Minha vontade é que alegre o ambiente.
b- José reconhece que errou nos últimos dias.
c- Lembrei-me do quanto você me amava.

d- Todos querem isso: que a paz mundial impere.

Comentários