Exercícios 2°A e B - Interpretação de Texto

Olá queridos, bom dia! 
Estes exercícios são para a próxima semana. Eles podem ser impressos, mas devem ser respondidos com atenção. Bjão

Exercícios conjunções subordinativas

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:
proporcionais, temporais, conformativas, causais, condicionais,concessiva,finais
a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta. 
f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.
g) A medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..
h)  Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.
i) Ele foi mal visto que esqueceu o trabalho de Português.
j) À proporção que estuda, mais aprende.
·          
2- A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?
a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
f) Nada saiu como esperávamos.

3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:
a)      Seria mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
b)      Tudo foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
c)      Dona Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
d)..............................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
e) O frio era grande, ...................aproximou-se da lareira.(causal)
f)       Nesse instante, Pedro se levantou .............. se tivesse levado uma chicotada.(comparativa)
g) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
h)..................fosse convidado ,não iria  à reunião.(concessiva)
 i)      ................................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
j)        Fiz-lhe sinal .............. se calasse.(finalidade)
k)A emoção foi .................grande ..............desmaiou.(consecutiva)

Exercícios parte 2 - Identifique a conjunção que corretamente complementa as frases abaixo.

1. Os novos candidatos seriam admitidos ( ) tivessem encaminhado, em tempo hábil, os documentos exigidos para a inscrição. 
2. O novo carro passou por todos os testes, em vários departamentos especializados, ( ) estabelecem as normas de qualidade. 
3. ( ) seja complexa e trabalhosa a pesquisa, não desanimaremos. 
4. ( ) temos tempo, façamos o bem. 
5. Não pudemos concluir nenhum acordo, ( ) os demais herdeiros pretendiam ludibriar-nos.
6. ( ) os problemas se agravaram, recorremos aos serviços de um perito que nos ajudasse. 
7. ( ) as vendas aumentavam, o otimismo tomava conta dos criadores do novo esquema de promoção.
8. ( ) ainda não se delineou nenhum plano concreto, convém aguardar por algum tempo.
9. Os acontecimentos se agravaram ( ) perdemos a perspectiva de julgá-los com segurança. 
10. ( ) a Diretoria da empresa tenha outros planos a nosso respeito, tudo leva a crer que seremos transferidos para Manaus. 
11. O cliente me pareceu convencido das qualidades do novo carro, ( ) revelasse sua predileção por um veículo mais barato. 
12. ( ) o cliente retorne, deves tentar convencê-lo de que o barato sai quase sempre mais caro.
13. ( ) o cliente retornar, será mais fácil convencê-lo de que a compra do novo carro é bom negócio.
14. Você poderá oferecer a máquina por preço inferior, ( ) a transação continue vantajosa para a firma. 
15. Eram tantos os candidatos, que as provas foram suspensas, ( ) fosse encontrado outro local mais amplo. 
16. ( )assumiu o comando do novo plano de vendas, o supervisor convocou os diretores das novas filiais. 
17. Conseguiu vencer na vida, ( ) sempre se mostrou competente em todos os negócios. 
18. ( ) era, no momento, imprescindível, não foi dispensado, ( ) fosse onerosa sua permanência.
19. O capitão só deixará o navio, ( ) todos os tripulantes estiverem em terra, salvos. 
20. Não conseguia convencer o cliente, ( ) argumentasse e acenasse com vantagens.

Exercicios parte 3

1. (CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de

a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união

2. (FCC – 2012 – TCE-AP – Técnico de Controle Externo) Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de

a) condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.

3. (FUNCAB – 2010 – SEJUS-RO – Contador) Releia-se o que escreve Beccaria:

“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, […….] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5) 
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:

a) inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.

4. (FGV – 2010 – DETRAN-RN – Assessor Técnico – Contabilidade) “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:

a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.

5. (FUMARC – 2011 – PRODEMGE – Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”.

Os termos negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de

a) adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.

6. (COPEVE-UFAL – 2010 – CASAL – Advogado) Em qual período o se é uma conjunção integrante?

a) “Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”

b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”

c) “Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”

d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração política.”

e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”

7. (CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.

8. (CONSULPLAN – 2010 – Prefeitura de Congonhas – MG – Técnico de Laboratório – Informática)

“- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:

a) Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.

9. (NCE-UFRJ – 2010 – UFRJ – Contador) “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.

10. (FUMARC – 2011 – Prefeitura de Nova Lima – MG – Procurador Municipal) No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”.
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):

a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma idéia a outra.

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