Exercícios Orações Subordinadas Adverbiais - 9º anos A e B

Boa tarde queridos!
Estes exercícios serão vistados na próxima aula de gramática... por favor façam com atenção.
Eles devem ser copiados e respondidos (resposta completa).
QQ dúvida me avisem!!!

1. (MACK) "Na ‘Partida Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de uma cena como ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela devia ter sido na realidade" é:
a) adverbial conformativa
b) adverbial proporcional
c) adjetiva
d) adverbial causal
e) adverbial consecutiva

2. (FUVEST) No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal
b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva

3. (PUC) Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza idéia de consequência, comparação, concessão e causa:
a. Porquanto, não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
    
4. (FUVEST) Na frase "Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração subordinada indica idéia de: 
a) concessão
b) lugar
c) oposição
d) consequência
e) condição

5. (EFOA-MG) "Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no pescoço ..." O período que apresenta uma oração com a mesma classificação da destacada na citação acima é:
a) "Mal o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
b) "Caso o encontre, dê-lhe o recado."
c) "Dado que a polícia venha, prenderemos o assassino."
d) "Uma vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
e) "Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."

6. (UFE-PA) No trecho "Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que a olhava com uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
a) causa
b) lugar
c) oposição
d) explicação
e) condição

7. (UF SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:
Caso haja justiça social, haverá paz.
Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:
a) tempo, concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição, consequência, comparação
d) condição, concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade

8. (UNIMEP) I - Mário estudou muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi aprovado. Em I e II, a conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
a) aditivo e conclusivo                        d) adversativo e conclusivo
b) adversativo e aditivo                       e) concessivo e causal
c) aditivo e aditivo
     
 9. (UC-MG) A classificação da oração grifada está correta em todas as opções, exceto em:
a. Ela sabia que ele estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a primeira vez que ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva subjetiva
c. Mas não estava neles modificar um namoro que nascera difícilcercadotravado - subordinada adjetiva
d. O momento foi tão intenso que ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta, que você está me machucando - coordenada sindética explicativa
    
10. (FUVEST) No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a oração destacada encerra idéia de:
a) causa        b) condição       c ) concessão       d) proporção       e) fim
    
11. (PUC) No período: "Apesar disso a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante clara", a palavra grifada veicula uma idéia de: 
a) concessão        b) condição        c) comparação      d) modo     e) consequência

12. (CESGRANRIO) Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em: "A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica."
a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido.              
b) Quanto mais estuda, menos aprende.
c) Tenho tudo quanto quero.                                                                  
d) Sabia a lição tão bem como eu.
e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

13. (UMC-SP) Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se que você não estuda.                       d ) Comeu que ficou doente.
b) Falam que você não estuda.                       e) Quando saíres, irei contigo.
c) Fala-se tanto que você não estuda.
     
14. (UM-SP) "Enquanto a universidade não se refizer da reforma universitária, que deixou de lado a formação humanística, haverá espaço para este tipo de curso que vê na completa diversidade do público uma prova de que não só a falência da universidade empurra multidões para as novas salas de aula?"
      O período acima, composto por subordinação, constitui-se de:
a. cinco orações: duas adjetivas, duas substantivas e uma principal
b. quatro orações: duas substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco orações: uma adverbial, duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas orações: uma adjetiva e uma principal
e. cinco orações: uma adverbial, duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
     
15. (UM-SP) Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
     
16. (UM-SP) Assinale a alternativa em que as orações destacadas no texto "Vou agradecer-lhe a esmola que me fez, logo que possa sair" estão classificadas corretamente:
 a) subordinada substantiva objetiva direta, subordinada adjetiva
 b) subordinada adverbial concessiva, subordinada adverbial temporal
 c) subordinada adverbial consecutiva, subordinada adverbial concessiva
 d) subordinada adjetiva, subordinada adverbial concessiva
 e) subordinada adjetiva, subordinada adverbial temporal
   
17. (UM-SP) "... e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda." A oração em destaque no período acima classifica-se como:
a) subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada adverbial causal
c) subordinada adverbial comparativa
d) subordinada adverbial conformativa
e) coordenada sindética explicativa

 18. (UNIMEP) Assinale a alternativa que, embora tenha valor de causa-conseqüência, não contém oração adverbial causal:
a) Cheguei tarde, porque choveu muito.
b) Como estava doente, não fui à escola.
c) Estava tanto frio, que não saí de casa.
d) Fiquei chateado, pois fui despedido.
e) Devo ir mal na prova, já que não estudei.

 19. (FCMPA-MG) Nos períodos seguintes aparece, entre as orações, uma relação de concessão. Assinale a letra correspondente ao período em que a relação é outra:
a) Embora estivesse doente, fiz tudo o que me era possível.
b) Fiz tudo o que me era possível, apesar de estar doente.
c) Mesmo estando doente, fiz tudo o que me era possível.
d) Fiz tudo o que me era possível, conquanto estivesse doente.
e) Fiz tudo o que me era possível, mas estava doente.

20. (FUVEST) "Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero luz." Os dois pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?

a) temporal         b) concessiva         c) final        d) conclusiva         e) causal

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