Exercícios de revisão - Figuras de Linguagem - 9º anos A e B

Boa tarde queridos!
Seguem alguns exercícios de revisão para a prova. Eles não são obrigórios e são apenas para estudo complementar. Qualquer dúvida me avisem.

A- Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.

O – onomatopeia; S- sinestesia; A- antítese; C- comparação; CC – catacrese; E- eufemismo; M- metáfora; H- hipérbole; PP- prosopopéia; I- ironia; P- pleonasmo

1- O gato é preguiçoso como uma segunda-feira. ( )
2- Coitado do Durval: não foi feliz na prova. ( )
3- Gastei rios de dinheiro no meu curso de computação. ( )
4- Os carros não andam, voam. ( )
5- O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. ( 
6- As pessoas vão e vêm, entram e saem. ( )
7- Há males que vêm para o bem. ( )
8- O rapaz saltou da ponte da vida. ( )
9- Meu verso é sangue ... Volúpia ardente. ( )
10- Estou esperando você há séculos! ( )
11- As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras. ( )
12- A vida é um incêndio. ( )
13- Era uma pessoa que não raramente faltava com a verdade. ( )
14- Pra se viver, há de se sentir a morte. ( )
15- Meus olhos desmaiaram de emoção ao vê-la. ( )
16- O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada. ( )
17- Meus pobres sonhos que sonhei, já tão sonhados. ( )
18- No fim do túnel, o princípio de tudo. ( )
19- O plim-plim da televisão dominava a todos. ( )
20- Nesses lábios ri risadas de expressão violenta. ( )
21- Os teus olhos são negros e macios. ( )
22- Na imensa descida, a catarata se suicida. ( )
23- As velas do barco vão sair para pescar. ( )
24- Choramos um choro sentido. ( )
25- Tremem de medo os lampiões sombrios. ( )
26- O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão. ( )
27- O sorriso navega no pranto estrelado dos teus olhos. ( )
28- Que careta mais bonita! ( )
29- Ele possuía um mar de sonhos e aspirações. ( )
30- Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro. ( )


B- Identifique as figuras de linguagem marcando:

(1) Metáfora
(2) Metonímia
(3) Catacrese
(4) Comparação
(5) Prosopopeia

a. ( ) Gosto de ouvir Titãs.
b. ( )A doçura do teu olhar é minha vida.
c. ( ) O rio engasgou num barraco.
d. ( ) Usarei no tempero um dente de alho.
e. ( ) Você é venenosa como uma cobra.

C- Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
a) pleonasmo
b) comparação
c) eufemismo 
d) hipérbole
e) anáfora


D- Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.


E- Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)
e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)


F- "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:
a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

Comentários

Postar um comentário