Bom dia!
Seguem os exercícios sobre o Classicismo português. Lembrem-se de respondê-los com justificativa.
Qualquer dúvida me avisem!
Seguem os exercícios sobre o Classicismo português. Lembrem-se de respondê-los com justificativa.
Qualquer dúvida me avisem!
01. Os Lusíadas – Luís de
Camões – Justifique a afirmação: O discurso do “Velho Restelo” está em oposição
a certas concepções dominantes na sociedade portuguesa da época dos grandes
descobrimentos, expressas pelo discurso que exalta a empresa navegadora posta
em marcha pela Coroa Lusitana.
02. Identifique a
alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a)
Universalismo e racionalismo.
b) Formalismo e perfeccionismo.
c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
b) Formalismo e perfeccionismo.
c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
03. O culto aos valores
universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a
forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literárias posteriores. Aponte
a alternativa que identifica essas escolas:
a) Barroco e
Simbolismo;
b) Arcadismo e Parnasianismo;
c) Romantismo e Modernismo;
d) Trovadorismo e Humanismo;
e) Realismo e Naturalismo.
b) Arcadismo e Parnasianismo;
c) Romantismo e Modernismo;
d) Trovadorismo e Humanismo;
e) Realismo e Naturalismo.
04. Não se relaciona à
medida nova:
a) versos
decassílabos;
b) influência italiana;
c) predileção por formas fixas;
d) sonetos, tercetos, oitavas e odes;
e) cultura popular, tradicional.
b) influência italiana;
c) predileção por formas fixas;
d) sonetos, tercetos, oitavas e odes;
e) cultura popular, tradicional.
05. O Classicismo
propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1500 e 1601.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.
06. Assinale a incorreta
sobre Camões:
a) Sua obra
compreende os gêneros épico, lírico e dramático.
b) A lírica de Camões permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada de 1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por Fernão Rodrigues Lobo Soropita.
c) Sua lírica compõe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos.
d) Apesar de localizada no período clássico-renascentista, a obra de citações barrocas.
e) Representa a amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação de sua excelência literária.
b) A lírica de Camões permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada de 1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por Fernão Rodrigues Lobo Soropita.
c) Sua lírica compõe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos.
d) Apesar de localizada no período clássico-renascentista, a obra de citações barrocas.
e) Representa a amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação de sua excelência literária.
07. Ainda sobre Camões,
assinale a incorreta:
a) Não há um
texto definitivo de lírica camoniana. Atribuem-se-lhe cerca de 380 composições
líricas,
destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa.
destacando-se os cerca de 200 sonetos, alguns de autoria controversa.
b) Camões teria reunido sua lírica sob o titulo de O Parnaso
Lusitano, que se perdeu, e do qual há algumas referências nas cartas do poetas.
c) As
redondilhas de Camões seguem os moldes da poesia palaciana do Cancioneiro Geral de
Garcia de Resende e , mesmo na medida velha, o poeta superou seus
contemporâneos e antecessores.
d) A lírica na medida velha, tradicional, medieval, vale-se dos
motes glosados, das redondilhas e são de cunho galante, alegre madrigalesco.
e) A principal diferença entre a poesia lírica e a poesia épica é formal e
manifesta-se da utilização de versos de diferentes metros.
08. Não são modalidade
da medida nova:
a) canção e
elegia;
b) soneto e ode;
c) terceto e oitava;
d) écloga e sextina;
e) trova e vilancete.
b) soneto e ode;
c) terceto e oitava;
d) écloga e sextina;
e) trova e vilancete.
09. (FUVEST-SP) Na
Lírica de Camões:
a) o verso
usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior;
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos;
c) cantar a pátria é o centro das preocupações;
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX;
e) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos;
c) cantar a pátria é o centro das preocupações;
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX;
e) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.
10. (MACKENZIE-SP) Sobre
o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:
a) quando a
ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano
Índico,
portanto no meio da viagem;
b) na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
c) Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhe
descenda a “máquina do mundo”;
d) Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
e) É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
portanto no meio da viagem;
b) na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
c) Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhe
descenda a “máquina do mundo”;
d) Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
e) É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
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