Queridos, boa noite!
Seguem os exercícios sobre a Literatura quinhentista no Brasil... Qualquer dúvida mee avisem!
Abraços!
Seguem os exercícios sobre a Literatura quinhentista no Brasil... Qualquer dúvida mee avisem!
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01. As
primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira
referem-se a:
a)
Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática,
catequética (obra dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.
02. A
literatura de informação corresponde às obras:
a)
barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
e) n.d.a.
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
e) n.d.a.
03. Qual
das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)
Observação do índio como um ser disposto à catequização.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Composição sob forma de diário de bordo.
e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Composição sob forma de diário de bordo.
e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
04. (UNISA)
A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)
tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.
05. A
importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e
XVII é:
a)
determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.
06. Anchieta
só não escreveu:
a)
um dicionário ou gramática da língua tupi;
b) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
d) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
e) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.
b) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
d) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
e) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.
07. São
características da poesia do Padre José de Anchieta:
a)
a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil;
b) linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI;
c) temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;
d) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
e) n.d.a.
b) linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI;
c) temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;
d) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
e) n.d.a.
08. (UNIV.
FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida
colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)
É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à
catequese.
b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela
literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e
pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as
condições encontradas no Novo Mundo.
09. (UFV)
Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos
vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA,
José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de
Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
10. Assinale
a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos
meninos índios em procissão:
a)
Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais
visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com
igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b)
A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo
que se convencionou chamar de literatura informativa.
c)
Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao
mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d)
Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende
a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e)
Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida
pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
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