PROJETO REDAÇÃO NOTA1000 - TEMA 03 / 2018

Boa tarde!
Segue o 3º  tema de redação de 2018.
Por favor leiam os textos com atenção e entreguem (em folha própria) até o dia 29/03.

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O papel do esporte na construção social brasileira,  apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1
 QUAL É O PAPEL DO ESPORTE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL? (Caroline Gomes)
 A relevância do futebol na formação da cultura brasileira torna o assunto obrigatório também no meio científico. Em tempos de Copa do Mundo, os brasileiros param suas atividades, deixam de lado seus compromissos para assistirem aos jogos. No Brasil, a mobilização motivada pelo futebol estabelece relações sociais democratizantes na medida em que reúnem pessoas de diversas partes do mundo, de diferentes crenças, diferentes origens em torno de um assunto sobre o qual todos têm uma opinião formada. O futebol se torna então, um aspecto imprescindível para começar a entender como funciona a sociedade brasileira.
A antropóloga Simoni Lahud, da Universidade Federal Fluminense, é especialista no tema e autora de dois livros: O Brasil no campo de futebol e Nações em campo, este produzido com a ajuda do autor Edison Gastaldo. Abordarei a ideia central de Simoni, que parte do princípio que podemos aprender muito sobre os processos sociais analisando o futebol.
Outra área de destaque a ser explorada é a rivalidade TV x Rádio. Pela televisão é possível analisar imagens e adquirir dados que talvez pelo rádio não fosse possível. E como explicar a ação da maioria dos torcedores que mesmo indo ao estádio para ver o jogo, carregam o tal “radinho de pilha”? A narração do rádio cativa o espectador a ponto de garantir sua preferência? Existe uma diferença entre esses espectadores? O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra escreveu um livro que abrange esse assunto, respondendo a questões unânimes dos brasileiros.
O brasileiro em si é extremamente ligado ao futebol, e este se torna um fator a mais para a construção da sua identidade. E essa ligação seria apenas por parte de torcedores? E os próprios jogadores? O jornalista Filipe Mostaro, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do esporte, escreveu o livro Garrincha x Pelé, a influência da mídia na carreira de um jogador, relacionando exatamente esse ponto quanto a influência do futebol na vida de um jogador.
Texto 2
esporte
Texto 3
esporte 2

Texto 4
esporte 3

Comentários