CJMJ - Exercícios análise sintática 9 A e B

Queridos, bom dia!
Seguem os exercícios sobre análise sintática para a próxima aula.
Lembrem-se de que eles devem ser copiados e respondidos no caderno pois serão vistados e corrigidos em sala de aula. Qualquer dúvida me avisem!

01 - Identifique e classifique o sujeito e o pedicado das frases abaixo:
a. Haverá reunião todos os sábados.
b. Além do frio ventava demais.
c. São Paulo está ensolarado.
d. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
e. Prenderam o ladrão.
f. Faz muito calor em minha cidade.
g. Vive-se bem no campo.
h. Perdi minha caneta.
i. Não é habitada a Lua.
j. De vez em quando Teresinha vira onça.
k. Bateram à porta.
l. A temperatura aumentou na região sul.
m. O álbum e as figurinhas estão aqui.
n. Come-se com fartura em sua casa.
o. As chuvas transformaram o deserto.
p. Eram doze horas.
q. Existirão seres vivos em outros mundos?
r. Anoiteceu.
s. Chegaram os filhos da vizinha.
t. Crê-se em Deus.
u. Todos ficaram quietos.
v. Apareceu um mágico por lá.
w. Da cartola do mágico saem pombos e vários objetos.
x. Um dia lhe telefonarei.
y. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
z. Choveu garrafa vazia lá de cima.


02 - Classifique os adjuntos adverbiais destacados 
a. Naquele ano, trabalhei doze horas por dia
b. Adoro ir ao teatro
c. Falou com entusiasmo sobre o livro.
d. Sim, ele virá com certeza. 
e. Não aceitarei a proposta em hipótese alguma
f. Talvez eu seja perdoado por ele.
g. Falou muito pouco
h. Podavam-se as plantas com uma grande tesoura
i. Eu ia ao cinema com meu irmão. 
j. Com a seca, meu jardim acabou. 
k. Viajo sempre a negócio.
l. Aqui se fala muito sobre política.

03 - Identifique e classifique os objetos (diretos e indiretos) nas frases abaixo:
a. A moça não resistiu ao beijo do namorado.
b. Sem dúvida, este jovem gosta de música.
c. Desejo-[te] boa viagem.
d. A Leitura amplia nossos conhecimentos.
e. Que [lhe] importa o meu ar.
f. Não duvides das verdades divinas.
g. Ela [os] ensina a fazer ninhos nas árvores.
h. Daremos ao rapaz o apoio necessário.
i. Esse garoto desconfia das pessoas.
j. Os ricos, não [os] invejo.
k. Eles encontraram o documento.
l. Estimo [aos] meus colegas.
m. Escrevi uma carta à minha tia.
n. Pediram-[lhe] explicações.
o. A vitória, conquistei-[a] após anos de luta.
p. O vento da manhã refrescou-[a].
q. O trabalho produz a riqueza e a felicidade.
r. O Dourado se alimenta de outros peixes.
s. O dinheiro, ninguém o viu (OD Pleon.).
t. Carlos deseja felicidade a Renata.
u. Entregou o comparsa ao delegado.
v. Os policiais [nos] seguiram.
w. Estas palavras, quem [as] disse foi Cristo.
x. O agricultor deve ao Banco.
y. O agrotóxico prejudica o meio ambiente.
z. Carlos gosta de Luciana.

04 - Identifique o aposto e o vocativo nas frases abaixo:
a. Chegou a hora da verdade, amigos.
b. Cuidado com o carro, seus loucos!
c. O senador foi à festa com a namoradaMarcia.
d. Acorda, São Paulo.
e. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
f. A ordem, meus amigos, é a base do Exército.
g. Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.
h. Obrigado, doutor.
i. Deus, tenha piedade de nós!
j. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou.
k. Médico pobre, o Dr. Bento andava sempre a cavalo.
l. Correi, correi, ó lágrimas saudosas! (F. Varela)
m. Olá, meu rapaz, isto não é vida! (M. Assis)
n. Pedro, meu irmão, foi eleito deputado.
o. Fiquemos no assunto, minha gente.
p. Helenaa menina que encontramosestava triste.
q. Ontemsegunda-feirapassei o dia com dor de cabeça.
r. Ó céus, ouvi a minha prece.
s. Libertai-me, Senhor, de todos os males!
t. A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso.
u. A pesquisa analisou dois grupos: crianças e adolescentes.
v. Malandro, pare com isso!
w. A melhor praia de Salvador é a de São Tomé.
x. A cidade de São Paulo é muito famosa.
y. Vocês por aqui, meninos?!
z. Desejo uma única coisa: que plantem novas árvores.

Comentários