CJMJ - Exercícios sobre Figuras de Linguagem - 9 ano A e B

Boa tarde pessoas!
Seguem os exercícios sobre Figuras de Linguagem, lembrem-se de que eles devem ser, OBRIGATORIAMENTE, copiados e respondidos no caderno, pois serão vistados e corrigidos em sala. Qualquer dúvida me avisem!

01 - Explique a relação de semelhança sobre a qual se construíram as metáforas:
a) Os catadores de papel são triste paisagem.
b) Teu sorriso é  uma aurora.
c) O hipopótamo é um bruto sapatão afogado.
d) Esse vendedor de carros é uma raposa.
e) Seu mau-humor é chuva de verã0.
f) Meu novo apartamento é uma caixa de fósforos.
g) Nosso relacionamento é um mar de rosas.

02 - Identifique as figuras usadas nas frases abaixo:
a) O bonde passa cheio de pernas.
b) O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.
c) Não fique pensando que o povo é nada.
d) Uma coisa triste no fundo da sala./ me disseram que era Chopin.
e) Coitado do Durval: não foi feliz na prova.
f) Gastei  rios de dinheiro no meu curso de computação.
g) Os carros não andam, voam.
h) O vento beija meus cabelos,      as ondas lambem minhas pernas,      o sol abraça o meu corpo,       o meu destino é ser star.
i) O noivo da minha irmã pediu a mão dela em casamento.
j) As pessoas vão e vêm, entram e saem.
k) Quando a indesejada das gentes chegar, encontrará o campo livre.
l) A mim, não me convidaram para o torneio de vôlei.
m) Há males que vêm para o bem.
n) Há males que faz tempo estão grisalhos.
o) O rapaz saltou da ponte da vida.
p) Essas vãs promessas, já as conheço de sobra.
q) Meu verso é sangue ... Volúpia ardente.
r) Estou esperando você há séculos!
s) As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras.
t) A vida é um incêndio.
u) A mão toca o violão/ se for preciso vai à guerra.
v) Cantava muito Chico Buarque.
w) O rei do futebol esteve presente na homenagem.
x) Era uma pessoa que não raramente faltava com a verdade.
y) Pra se viver, há de se sentir a morte.
z) Meus olhos desmaiaram de emoção ao vê-la.

03 - Reconheça as figuras nas frases abaixo:
a) O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada.
b) Meus pobres sonhos que sonhei, já tão sonhados.
c)Minhas mãos estão molhadas do azul das ondas entreabertas.
d) A cidade maravilhosa ostenta beleza e muita miséria.
e) No fim do túnel, o princípio de tudo.
f) O plim-plim da televisão dominava a todos.
g) Nesses lábios ri  risadas de expressão violenta.
h) Os teus olhos são negros e macios.
i) Na imensa descida a catarata se suicida.
j) As velas do barco vão sair para pescar.
k) Choramos um choro sentido.
l) O miado desapareceu quando as crianças puseram a gravação do au-au.
m) Não sabem governar sua cozinha e querem governar o mundo.
n) Tremem de medo os lampiões sombrios.
o) Meus olhos desmaiaram de emoção quando ouvi a sua voz.
p) Ele devolveu o excesso de comida que engoliu sem mastigar.
q) Entra pela janela a preguiçosa brisa.
r) Quando o pé-de-vento chegou, as crianças já estavam na escola.
s) Ninguém pode negar que as mãos dos trombadinhas eram ágeis.
t) O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão.
u) O rei do baião é famoso internacionalmente.
v) No velório, as palavras davam a dimensão do sofrimento.
w) O sorriso navega no pranto estrelado dos teus olhos.
x) A deusa da beleza representa a perfeição.
y) Pois vejo a minha vida anoitecer.
z) Que careta mais bonita!

04 - Classifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo:
a) Ele possuía um mar de sonhos e aspirações.
b) Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro.
c) Tristeza não tem fim, felicidade sim...
d) Tinhas a alma de sonhos povoada.
f) Ouvi mozart com emoção.
g) As indústrias despejam a morte nos rios.
h) Tinha as maçãs do rosto sempre vermelhas.
i) O médico comunicou à família que ela estava com uma doença ruim.
j) Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam.
k) Morro de medo dos fogos de artifício.
l) Portadores do mal-de-lázaro são discriminados na sociedade.
m) O amor pulou o muro e subiu na árvore.
n) Foi inaugurada uma escola para deficientes visuais.
o) Ela é linda: espanta até os postes.
p) Se eu pudesse contar as lágrimas, daria mais que as vertidas desde Adão e Eva.
q) Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e da vida.
r) Ele viveu uma vida solitária e difícil.
s) Essas dificuldades, nós as temos.
t) Chovia uma triste chuva de resignação.
u) A pobreza do eu, a opulência do mundo.
v) Rios de pranto e de sangue derramei.
w) Moça linda, bem tratada/ três séculos de família/ burra como uma porta: um amor!
x) Repousa lá no céu eternamente.
y) As árvores pedem socorro.
z) Alcance-me um dente de alho e uma cabeça  de cebola.

Comentários