Exercícios - Objeto direto e indireto - CJMJ

Queridos, bom dia!
Seguem os exercícios a ser realizados na semana.
Lembrem-se de que eles devem ser copados e respondidos no caderno (resposta completa), pois serão vistados e corrigidos em sala. Quaisquer dúvidas me avisem, pois estou a disposição.
Abraços!


01 – Identifique e classifique os objetos das frases abaixo:
a. A moça não resistiu ao beijo do namorado.
b. Sem dúvida, este jovem gosta de música.
c. Desejo-[te] boa viagem.
d. A Leitura amplia nossos conhecimentos.
e. Que [lhe] importa o meu ar.
f. Não duvides das verdades divinas.
g. Ela [os] ensina a fazer ninhos nas árvores.
h. Daremos ao rapaz o apoio necessário.
i. Esse garoto desconfia das pessoas.
j. Os ricos, não [os] invejo.
k. Eles encontraram o documento.
l. Estimo [aos] meus colegas.
m. Escrevi uma carta à minha tia.
n. Pediram-[lhe] explicações.
o. A vitória, conquistei-[a] após anos de luta.
p. O vento da manhã refrescou-[a].
q. O trabalho produz a riqueza e a felicidade.
r. O Dourado se alimenta de outros peixes.
s. O dinheiro, ninguém o viu (OD Pleon.).
t. Carlos deseja felicidade a Renata.
u. Entregou o comparsa ao delegado.
v. Os policiais [nos] seguiram.
w. Estas palavras, quem [as] disse foi Cristo.
x. O agricultor deve ao Banco.
y. O agrotóxico prejudica o meio ambiente.
z. Carlos gosta de Luciana.

02 – Identifique e classifique os objetos das frases abaixo:
a. Nós [te] convidamos para a festa.
b. Não vejo ninguém.
c. As abelhas machucaram-[no]?
d. Ninguém temia o tirano.
e. A indústria de lã optou por fibra sintética.
f. Respeito-[vos].
g. Os homens aspiram à paz.
h. Mandara-[nos] as cópias.
i. Estes alunos, já [os] conheço.
j. Escrevi uma carta ao presidente.
k. Paguei um guaraná a Nancy.
l. Aquela notícia interessa a todos.
m. Sua opinião não [me] importa.
n. Aquele livro [te] pertence.
o. Duvido muito destas verdades.
p. Os Romanos adoravam a Júpiter.
q. Beberam do vinho.
r. Cumpri com minha palavra.
s. Não gostei do porém.
t. Contemplei a esplêndida paisagem.
u. A professora não confia em seus alunos.
v. Compreende isso?
w. Transmita meus cumprimentos a seu irmão.
x. Cantou suas mágoas a todos que o ouviam.

03 - Classifique os verbos em destaque quanto à transitividade:
a. Diante do espelho, o ator ensaiou vários gritos e poses assustadoras.
b. As plantas carnívoras comem insetos.
c. Depois de 5 dias fora de casa, o menino voltou.
d. Os formandos receberam um livro de seu paraninfo.
e. As crianças acreditam em Papai Noel.
f. As manifestações pararam o país.
g. Pacientemente, Marcos explicou o exercício ao colega.
h. Os estudantes gritaram bastante nas ruas.

Comentários