Tema 19/2020 - Organismos transgênicos


Retirado de Inagine.com

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Organismos transgênicos em questão no Brasil Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Produtos transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados (OGM) são, segundo definição do Ministério da Agricultura, todo e qualquer organismo que teve seu material genético (DNA) modificado por meio de técnicas aplicadas pela engenharia genética, em laboratórios. Dentre os OGM, encontramos aqueles que receberam genes selecionados de outro ser vivo, podendo até mesmo ter origem em outra espécie.
O QUE DIZEM OS CRÍTICOS E OS DEFENSORES DOS OGM?
Os defensores dos OGM, como a empresa Monsanto, afirmam que a produção de alimentos mais resistentes e nutritivos é um diferencial para combater o problema da fome, principalmente em um contexto de crescimento populacional e, nesse caso, o Brasil torna-se objeto de muita atenção, uma vez que é uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo.
Já os críticos dos transgênicos, como o Greenpeace e o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), que promovem movimentos contrários ao uso dos OGM, relatam que os mesmos podem trazer consequências ainda desconhecidas à saúde humana, tais como possíveis alergias e resistência a antibióticos. No caso do meio ambiente, as consequências podem ser ainda mais sérias, gerando perda de biodiversidade, empobrecimento dos solos e estimulando o aparecimento de superpragas.
Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2384-organismos-transgenicos-o-que-sao-dna-geneticamente-modificados-ogm-milho-soja-algodao-biosseguranca-monsanto-greepeace-idec-consequencias-saudeo-humana-alergia-cancer-biodiversidade-superpragas-trangenia-agrossistemas-como-evitar-alternativas-organicos.html Acesso em: 24 jun. 2015

TEXTO II

Disponível em: http://www.consciencia.net/img/restaurante-transgenico.gif Acesso em 24 jun.2015
TEXTO III
Atualmente, o Brasil tem a segunda maior produção de transgênicos do mundo. Em 2012, cerca de 89% da soja, 76% do milho e 50% do algodão plantados no nosso país eram geneticamente modificados. As informações são do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que avaliou se rótulos de alimentos à base de milho informam corretamente os consumidores quanto à presença de ingredientes transgênicos – por decreto federal, é obrigatório usar o símbolo “T” dentro de um triângulo amarelo e fazer a descrição da espécie doadora dos genes na lista de ingredientes quando o produto tem mais de 1% de composição dessa natureza.
Disponível em: http://super.abril.com.br/busca?qu=transg%C3%AAnicos Acesso em 24 jun. 2015

Comentários