Tema 21/2020

Retirado de Imagine.com 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: "A ascensão da energia eólica no Brasil”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Texto I

Embora os seres humanos utilizem a energia eólica desde a Antiguidade, seja para girar as pás dos moinhos ou para mover os barcos a vela, a inserção significativa dessa energia na matriz brasileira é recente. A primeira turbina foi instalada no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), em junho de 1992, a partir de um projeto feito pelo Grupo de Energia Eólica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dez anos depois, a Lei nº 10.438/2002 criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas - entre elas, a eólica.

http://www.comunica.ufu.br/noticia/2018/07/engenheiros-da-ufu-criam-dispositivo-para-facilitar-insercao-de-parques-eolicos-no

 

Texto II

Uma revolução energética está em curso. Em 2015, pela primeira vez, mais da metade da capacidade de energia gerada em todo mundo foi originada de usinas eólicas e solares, superando a produzida por combustíveis fósseis, hidrelétricas e usinas nucleares. (...). As usinas solares e eólicas estão competindo com vantagens com as hidrelétricas, por necessitarem de menos investimento, serem construídas muito mais rapidamente do que as grandes barragens e serem muito menos agressivas ao meio ambiente. As usinas hidrelétricas que geram energia renovável predominam no Brasil como fontes geradoras de eletricidade, fato bastante positivo do ponto de vista do aquecimento global mas que, por outro lado, geram significativos impactos negativos ao meio ambiente onde são construídas as barragens, afetando não somente os ecossistemas, a sua fauna e flora, como expulsam indígenas de suas terras ancestrais.

http://www.pensamentoverde.com.br/colunistas/sustentabilidade-da-geracao-energetica/ 

 

Texto III


(1) Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e Central Geradora Hidráulica (CGH)

Fonte: AEEólica

Por MARCELO MOURA, 12 JUL 2019, in https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/ate-2030-fontes-de-energia-limpa-devem-substituir-fosseis.html

 

Texto IV

Futuro da energia eólica no país e no mundo

De acordo com o Global Wind Energy Outlook, podemos prever um futuro no qual a energia produzida a partir dos ventos forneça 20% da eletricidade de todo o mundo até 2030. Até lá, esta indústria poderá gerar mais de 2 GW e 2,4 milhões de empregos, além de reduzir as emissões de carbono em cerca de 3,3 bilhões de toneladas por ano. “O Acordo de Paris significa que precisamos produzir uma eletricidade descarbonizada até bem antes de 2050 e a energia eólica será protagonista dessa mudança”, afirmou em comunicado Steve Sawyer, secretário geral do Gwec.

https://bluevisionbraskem.com/inovacao/energia-eolica-sera-a-segunda-maior-fonte-energetica-do-brasil-em-2019/

 

Texto V

(...) a principal desvantagem hoje, segundo a executiva, não tem a ver com a direção dos ventos, mas, sim, com o humor dos investidores. “O problema hoje está na macroeconomia, no crescimento econômico. Os investidores todos querem investir no Brasil, mas a economia não está crescendo e não há demanda suficiente na contratação de energia. Os investimentos só voltarão quando a economia se recuperar”, alerta Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica. A baixa expectativa de crescimento do país atrapalha, mas o câmbio desfavorável ao real não tem afetado a indústria eólica. Isso porque nos últimos seis anos a produção nacional de equipamentos tem crescido exponencialmente, reduzindo a exposição à moeda americana.

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2016/03/86_IARA_artigo_revisado 

 


Comentários