Olá queridos, boa tarde!
Conforme o combinado, segue uma listinha básica de exercícios sobre Linguagem Literária e Não Literária.
Observações:
- Todos os exercícios serão conferidos, vistados e corrigidos na próxima aula.
- As questões que são de múltipla escolha devem ter sua resposta justificada (com teoria e exemplos).
- Data do visto: 22/02
Qualquer dúvida me avisem!
01 - Com base no conceito de literatura como
arte poética e ficcional, alguns textos são literários, outros, não.Observe as
declarações que se fazem sobre eles.
I. A linguagem utilizada pelos autores de textos não
literários é a denotativa.
II. A função principal dos textos não literários é
informar, esclarecer, convencer.
III. O
texto literário tem uma função estética, enquanto o não literário tem função
literária.
IV. A função principal dos textos literários é
comover, despertar sentimentos, provocar a reflexão.
V. O autor, no texto literário, procura recriar
a realidade, utilizando, principalmente, a linguagem conotativa.
Assinale
a alternativa mais adequada a respeito das declarações anteriores.
a) São
todas falsas.
b) São
todas verdadeiras.
c) São
verdadeiras apenas a II e a IV.
d) São
falsas a I e a II.
e) São
falsas a IV e a V.
02 –
Faça ao que se pede:
Texto
I
Principiei
a leitura de má vontade.e logo emperrei na história de um menino vadio que,
dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia
deles opiniões sisudas e bons conselhos.Em seguida vinham outros irracionais,
igualmente bem-intencionados e bem falantes.Havia a moscazinha, que morava na
parede de uma chaminé e voava à toa, desobedecendo às ordens maternas: tanto
voou que, afinal, caiu no fogo.esses contos me intrigaram com o (livro) Barão
de Macaúbas.Infelizmente um doutor, utilizando bichinhos, impunha-nos a
linguagem dos doutores. – Queres tu brincar comigo?
O
passarinho, no galho, usava adjetivos colhidos no dicionário.a figura do barão
manchava o frontispício do livro, e a gente percebia que era dele o pedantismo
atribuído à mosca e ao passarinho.Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor
e barão, pipilar conselhos, zumbir admoestações.
Adaptado de :Ramos, Graciliano,
Infância.
Texto
II
Dado
que a literatura ensina na medida em que atua com toda a sua gama, é artificial
querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta.E a sociedade
não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus
fins, enfrentando ainda assim os mais curiosos paradoxos, pois, mesmo as obras
consideradas indispensáveis para a formação do moço, trazem frequentemente o
que as convenções desejariam banir.Aliás, essa espécie de inevitável
contrabando é um dos meios por que o jovem em contato com realidades que se
tenciona escamotear-lhe.
Adaptado de: Candido, Antônio. A literatura e a formação do homem.
Os
dois textos, com enfoque diferentes, abordam um mesmo problema, que se refere,
simultaneamente, ao campo literário e ao social.Considerando-se a relação entre
os dois textos, verifica-se que eles têm em comum o fato de que:
a)
Tratam do mesmo tema, embora com opiniões divergentes, expressas no primeiro
texto por meio da ficção e, no segundo, por meio de uma análise sociológica.
b) Foi
usada, em ambos, linguagem de caráter moralista em defesa de uma mesma tese: a
literatura, muitas vezes, é nociva à formação do jovem estudante.
c) São
utilizadas linguagens diferentes nos dois textos, que apresentam um mesmo ponto
de vista: a literatura deixa ver o que se pretende esconder.
d) A
linguagem figurada é predominante em ambos, embora o primeiro seja uma fábula e
o segundo um texto científico.
e) O
tom humorístico caracteriza a linguagem de ambos os textos, em que se defende o
caráter pedagógico da literatura.
03 – Leia o texto abaixo e responda:
É água
que não acaba mais
Dados
preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará
(UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável
do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a
reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá.
Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população mundial
durante 500 anos, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos,
Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45
000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do
mundo, distribuída por Brasa, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Época.
Nº623. 26 abr. 2010.
Essa
notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de
uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa
situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem
predomina, porque o autor do texto prioriza
a) as
suas opiniões, baseadas em fatos.
b) os
aspectos objetivos e precisos.
c) os
elementos de persuasão do leitor.
d) os
elementos estéticos na construção do texto.
e) os
aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
04 - Sobre
as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas:
I.
Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação
com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários
apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua
principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar.
II.
Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a
multissignificação e a liberdade de criação.
III.
A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não
meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com
nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o
emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de
construção, além da subversão à gramática normativa.
IV. Na
linguagem não literária, a informação será repassada de maneira a evitar
possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário,
as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.
V. A
linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção,
na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos
poemas.
a) I e
IV.
b) II,
III e V.
c) I,
III e IV.
d) I e
V.
e)
Todas as alternativas estão corretas.
Olá professora, eu sou uma vestibulanda e estou estudandopor conta, achei bem interresantes as listas que você produziu no ano de 2016 e queria saber se você poderia fazer a gentileza de colocar os gabaritos delas por aqui também?
ResponderExcluirEu ficaria muito grata!