Boa noite queridos!
Conforme havia prometido, eis algumas orientações extras para a realização do trabalho de leitura. Caso tenham mais alguma dúvida me procurem.
Bjos!
Roteiro de leitura:
1. O Autor Situar o autor no tempo, dar um rápido
painel de suas produções mais importantes e, se for possível, estabelecer
eventuais nexos entre vida e obra.
2. Resumo do
enredo Sintetizar os principais
acontecimentos da obra.
3. Personagens Verificar se as personagens sofrem
mudanças e são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas); ou se são
imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou,
ainda, se nelas são destacados apenas traços gerais e comuns ao grupo a que
pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (tipo).
4. Tempo Observar a presença dos tempos cronológico
(do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência) e a importância
deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.
5. Espaço Deve ser observado na perspectiva de sua
relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra.
Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o
espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço
influencia ou condiciona a ação das personagens.
6. Foco narrativo Verificar se o ponto de vista do
narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos
propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na
narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância
dessas atitudes no significado geral da obra.
7. Estilo Buscar na obra traços que caracterizam o
estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais; uso
frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição;
comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou
não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas
frases curtas ou por períodos longos; etc.
8. Verossimilhança Averiguar o grau de coerência
interna da obra e se ele garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança
com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da
obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente
apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o Realismo procura
atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar
a dimensão real do tempo vivido pelas personagens.
9. Movimento
literário Os vários aspectos anteriormente observados deverão ser considerados
em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas
obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a
linguagem de determinado movimento literário. Deve-se verificar o grau de
correspondência ou de afastamento da obra em estudo em relação aos padrões
estabelecidos pelo movimento literário a que, cronologicamente, ela está
vinculada.
10. Resenhas Avaliar a importância e a contribuição
da obra e do autor estudados à nossa literatura. Levar em conta aspectos como:
o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que
tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa
tradição; qual o destaque do autor ou de sua obra no movimento literário a que
pertence.
Comentários
Postar um comentário