CJMJ - Exercícios extras para o 3 ano (Vanguardas Europeias)

Boa noite queridos!
Conforme o prometido, eis o exercício para fixação... Vanguardas Europeias.... 
O gabarito está logo abaixo.
Boa Sorte!

1. (ESPM-SP) Verifique o texto:

“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”

Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:

a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.

2. A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é defendida  na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda

a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo

3. Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente

a) Cubismo e Expressionismo
b) Expressionismo e Dadaísmo
c) Surrealismo e Dadaísmo
d) Expressionismo e Futurismo


4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois

a. (   ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. (    ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. (    ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. (   ) O Cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.

a) V – V – V – V
b) V – V – V –F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F
5. (Unesp) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/static.desenrolado.com/pc44bd60c2fdbf315212fb28ff194b7c0c6.jpg
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.


6. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.

1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo

(   ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
(   ) Irracionalismo interpretativo
(   ) “Arte do sonho”
(   ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
(   ) Representação incoerente
(   ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
(   ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
(   ) Destruição do passado

A sequência que preenche as lacunas corretamente é, respectivamente:

a) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
e) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3


7. Analise a imagem a seguir e, em seguida, preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.

http://www.ceaf.g12.br/fk_imagens/image/sim3.jpg
“Jaqueline com mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.

A reprodução do quadro, de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada Cubismo porque

a) apresenta a quem vê a imagem os vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços fisionômicos da figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia à modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher o ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno e caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.



Gabarito: 1 – e, 2 – b, 3 – c, 4 – b, 5 – a, 6 – a, 7 – a. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  2. Qual é a justificativa para a resposta da 7? E porque não poderia vir a ser a B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justificativa da Letra A:
      O Cubismo retrata a falta de perspectiva, ou seja, não tem profundidade nas formas.
      O Cubismo é conhecido por suas obras terem vários pontos de vista e todos eles poderem ser percebidos ao mesmo tempo.

      Excluir
    2. Não poderia vir a ser a B porque os traços fisionômicos não são necessariamente desfigurados, só são postos em outra perspectiva.

      Excluir
  3. Qual a justificativa para a reposta da 7? E porque não poderia ser às outras opções?

    ResponderExcluir
  4. Qual a justificativa para a questão 4?

    ResponderExcluir

Postar um comentário