Boa noite queridos!
Conforme o prometido, eis o exercício para fixação... Vanguardas Europeias....
O gabarito está logo abaixo.
Boa Sorte!
1. (ESPM-SP) Verifique o texto:
“Beiramarávamos
em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos
tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
Esse fragmento da obra Memórias
Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma
corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:
a) Futurismo, pela exaltação à
velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens
insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente
do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos
objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização,
pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto
é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.
2. A exaltação da máquina e da
"beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência,
tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é
defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de
vanguarda
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo
3. Um caracteriza-se pela valorização do
inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela
destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado
de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os
movimentos em questão são respectivamente
a) Cubismo e Expressionismo
b) Expressionismo e Dadaísmo
c) Surrealismo e Dadaísmo
d) Expressionismo e Futurismo
4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais
do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as
mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção
capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o
modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. ( ) o
surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do
espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. ( ) com obras
que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que
adotavam regras e limites para o artista.
d. ( ) O Cubismo foi o movimento que mais explorou
o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.
a) V – V – V – V
b) V – V – V –F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F
5. (Unesp) A
peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em
Nova Iorque em 1917.
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras
coisas,
a) a
alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas
então vigentes.
b) a crítica
à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do
século XIX.
c) o esforço
de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia
existir na intimidade.
d) a vontade
de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações
constrangedoras.
e) o fim da
verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção
artística.
6.
Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início
do século passado com suas principais características.
1.
Surrealismo
2.
Futurismo
3.
Dadaísmo
(
) A arte representa o movimento
incansável da vida urbana.
(
) Irracionalismo interpretativo
( )
“Arte do sonho”
( ) Quebra dos valores artísticos ligados ao
belo e à ideologia norteadora
(
) Representação incoerente
(
) Culto ao mundo moderno e suas
representações: a máquina, a indústria, etc.
(
) Associações alucinatórias e ligação
com o mundo psíquico
( )
Destruição do passado
A
sequência que preenche as lacunas corretamente é, respectivamente:
a)
2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
b)
2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c)
2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d)
2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
e)
3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3
7.
Analise a imagem a seguir e, em seguida,
preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.
“Jaqueline com
mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.
A reprodução do quadro, de autoria do
pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada
Cubismo porque
a) apresenta a quem vê a imagem os
vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços fisionômicos da
figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia à
modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher o
ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno e
caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.
Gabarito: 1 – e, 2 – b,
3 – c, 4 – b, 5 – a, 6 – a, 7 – a.
Este comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirQual é a justificativa para a resposta da 7? E porque não poderia vir a ser a B.
Resposta:Letra A
ExcluirJustificativa da Letra A:
ExcluirO Cubismo retrata a falta de perspectiva, ou seja, não tem profundidade nas formas.
O Cubismo é conhecido por suas obras terem vários pontos de vista e todos eles poderem ser percebidos ao mesmo tempo.
Não poderia vir a ser a B porque os traços fisionômicos não são necessariamente desfigurados, só são postos em outra perspectiva.
ExcluirPARABÉNS PROFESSORA!
ResponderExcluirA número 6 ,está correta?
ResponderExcluirProf Cláudia
ResponderExcluirQual a justificativa para a reposta da 7? E porque não poderia ser às outras opções?
ResponderExcluirQual a justificativa para a questão 4?
ResponderExcluirQuero a resporta
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