CJMJ - Exercícios classificação dos versos 9º A e B

Boa noite queridos!
Esses exercícios devem ser entregues na segunda-feira (dia 22/08), como de costume eles serão vistados e corrigidos em sala (não se esqueçam de copiar e responder).
Qualquer dúvida estou a disposição!
Bjos!

Exercícios sobre poemasTexto I

Mãe (Sérgio Capparelli)

De patins, de bicicleta,
de carro, de avião,
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião;
de barco, de velocípedes,
a cavalo num trovão,
nas cores do arco-íris,
no rugido de um leão;
na graça de um golfinho
e no germinar do grão.
Teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.

1) Sobre o poema MÃE, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (       ) Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.
b) (       ) Ele é composto de 1 estrofe e 12 versos.
c) (       ) Fala sobre o amor da mãe para o filho.
d) (       ) Fala sobre o amor do filho para a mãe.

2) Que palavras conferem rima ao poema?


Texto II

Poesia (Carlos Drummond de Andrade)

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.


3) Leia estes versos - “Gastei uma hora pensando um verso/que a pena não quer escrever” – e faça o que se pede:

I) A palavra PENA significa:  a) Papel           b) Caneta         c) Pincel           d) Borracha

II) Se ele pensou e não escreveu, o que ele criou foi:  a) poema          b) poesia          c) rima              d) estrofe

4) Que lugar o poeta determina quando escreve “No entanto ele está cá dentro”?

Texto III

Ingenuidade (Elias José)

Na boca da caverna
gritei vibrando:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E o eco respondeu
lá de  dentro da caverna:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E eu, ingênuo acreditei...



Texto IV
5) Sobre o poema Ingenuidade, determine:

a)       O número de versos -                          
b)      O número de estrofes -                       

6) Em que o eu lírico, ingenuamente, acreditou

7) Reescreva o primeiro verso do poema, substituindo a palavra BOCA por outra, sem que haja perda do sentido original do verso:

Matinê (Neusa Sorrenti)

Ah, minha bela menina!
Quando te vejo
É tão bom!

Você é muito mais bela
Que flor
De papel crepon.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É bacana!

Você é muito mais doce
Do que melado
De cana.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É um problema.

Você é bem mais difícil
Que o dinheiro
Pro cinema.


8) Com que o eu lírico compara a menina do poema?

9) No início das estrofes, o eu lírico atribui à menina algumas características. Que características são essas?

10) Que palavras compõem as rimas do poema Matinê?

11 - Faça a escansão dos versos e diga a classificação dos mesmos:
a) “Estou deitado sobre  minha mala”
b) “Ah! Quem há de exprimir, alma imponente e escrava” (Olavo Bilac)
c) “A nuvem guarda o pranto” (Alphonsus de Guimaraens)
d) “Tu choraste em presença da morte” (G. Dias)
e) “Vagueio campos noturnos” (Ferreira Gullar)   
f)  “Não sei quem seja o autor” (B. Tigre)
g) “e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.”  (Manuel de Fonseca)
h)  Quero a alegria de um barco voltando.
i)   “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”  (V. Moraes)
j)  “Brilhava o sol, quente e a ma”
k) “Amou daquela vez como se fosse a última” (Chico Buarque)


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