Bom dia queridos!
Eis o exercício a ser entregue na segunda-feira, dia 05/09 (lembre-se que eles serão vistados e corrigidos nesta data, portanto devem ser copiados e respondidos com capricho!!!).
Qualquer dúvida estou a disposição!!
Bjoks!
1) ASSOCIE AS ORAÇÕES DE ACORDO COM A CIRCUNSTÂNCIA QUE EXPRESSAM. EM SEGUIDA, CLASSIFIQUE-AS:
Oração Principal
a) O verde e o amarelo foram introduzidos em nossa bandeira
b) A bandeira brasileira ganhará uma nova estrela
c) As primeiras bandeiras brasileiras eram as mesmas de Portugal
d) A bandeira tem uma relação tão forte com a nação
Oração Subordinada Adverbial
( ) se um novo estado for criado. _________________________________________
( ) que mudanças políticas costumam resultar em mudanças na bandeira. ________________
( )depois que o Brasil se tornou independente._______________________________
( ) porque o Brasil era uma colônia portuguesas. _____________________________
2) Leia a letra da canção “Se ela quisesse”.
Se ela tivesse
A coragem de morrer de amor
Se não soubesse
Que a paixão traz sempre muita dor
Se ela me desse
Toda devoção da vida
Num só instante
Sem momento de partida
O que eu preciso ouvir
Pudesse ela me dizer
Como é lindo se morrer de amor
Que o tempo insiste
Porque existe um tempo que há de vir
Se ela quisesse, se tivesse essa certeza
De repente, que beleza
Ter a vida assim ao seu dispor
Ela veria, saberia que doçura
Que delícia, que loucura
a) Quem é ela, nessa letra de canção?
b) Releia os dois versos iniciais e os três últimos. O que aconteceria se a amada do eu lírico tivesse a coragem de morrer de amor?
c) Explique a expressão “morrer de amor”.
d) Na letra da canção, há um verso que se repete várias vezes. Esse verso e uma oração subordinada adverbial ________________________.
3) Leia um trecho de uma reportagem sobre voluntários que ajudam atletas com deficiências.
Eles formam uma parceria especial. No esporte paraolímpico, algumas modalidades exigem que o atleta seja acompanhado por um guia, ou que tenha auxílio no treino. Isso ocorre, por exemplo, na corrida de deficientes visuais, que necessitam de guias tão rápidos quanto eles próprios, ou até mais [...]
O atleta Emerson Germano de Oliveira, 35 anos, deficiente visual que corre as provas de 400 e 800 metros, treina há três anos em Santo André com o guia voluntário Felipe Alexandre Correia Cabral [...] “Para mim, o Emerson é como um pai.
Tudo o que tenho hoje é graças a ele, pude viajar e ter experiências”, emociona-se Felipe, que pretende especializar-se em esporte adaptado. “Passei a ser uma pessoa melhor depois que comecei esse trabalho. Hoje, quando vejo alguém na rua precisando de ajuda, logo me prontifico.” [...]
Fabiana Caso. Suplemento Feminino do jornal O Estado de S. Paulo, 18 de nov. 2007. P.13.
a) Classifique a oração subordinada adverbial destacada no texto.
b) Fazendo as devidas alterações, reescreva a oração destacada no texto, transformando-a em:
- uma oração subordinada adverbial causal:
- uma oração subordinada final:
4) Leia o início de um artigo de divulgação científica.
E se... não usássemos roupas?
Das peles de animais ou das folhas de parreira até a poderosa indústria da moda, as roupas contam uma história tão antiga que remonta ao início da espécie humana. Vestir roupas nos define como espécie, tanto quanto a capacidade de usar ferramentas, de andar eretos ou de programar o videocassete.
A primeira explicação para o homem usar roupas parece óbvia: proteger-se do frio. Ao migrarem para regiões mais frias e busca de alimento, há cerca de 100 mil anos, grupos humanos passaram a enfrentar temperaturas mais baixas.
A ocupação dessas regiões permitiu a expansão da espécie humana, sua multiplicação e diversificação.
Se não descobríssemos as roupas, estaríamos até hoje concentrados em regiões quentes, próximas aos trópicos. Seríamos mais parecidos uns com os outros, já que toda a diversidade aparente da espécie humana – cor da pele, dos olhos ou dos cabelos – são meras adaptações ao clima. [...]
Celso Miranda e Adriano Sambugaro. Revista Superinteressante, São Paulo, Abril, out. 2002.
a) Classifique as orações subordinadas adverbiais destacadas no texto.
5 ) Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:
a) Embora ainda não tenha visto seu time fazer gols, o treinador evita culpar os atacantes.
b) Tomei providências, a fim de que vocês obtivessem seus direitos.
c) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
d) Sua inteligência é tão grande quanto seu talento para arrumar encrenca.
e) Na dança moderna, as qualidades pessoais mais intensas de cada artista são mais evidentes do que na dança acadêmica.
f) E finalmente, como fisse o presidente, nós todos nos achamos no dever de zelar pelo meio ambiente.
g) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
h) Segundo as autoridades afirmam, deve haver aumento de impostos.
i) Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa trata-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele.
j) Ainda que seja inteligente, não será eleita representante dos alunos.
k) Quando um não quer, dois não brigam.
l) A bandeira subiu enquanto as crianças cantavam.
m) As crianças cantariam, contanto que alguém ensinasse.
n) Já que a professora ensinou, as crianças cantaram.
o) A bandeira demorou tanto a subir, que as crianças cansaram.
p) Não vou porque não quero.
q) Ele continuará no fundo, desde que tenha bastante ar.
r) Se precisar, chame o monitor.
6) Leia este trecho de uma matéria de revista.
____________se compreenda o quadro dos transportes no Brasil, faremos uma retrospectiva. As redes viárias foram sendo construídas _____________ o país se desenvolvia economicamente. Em alguns momentos, isso atendeu aos interesses de alguns grupos, ______________ se percebe por algumas escolhas imprudentes que persistem até hoje. Um exemplo é o predomínio do sistema rodoviário. Ele é _________ caro __________ o ferroviário e o hidroviário.
Revista Discutindo Geografia. São Paulo, Escala Educacional, ano 3, n. 16, 2008.
a) Complete o trecho, usando as conjunções abaixo. Atenção para o sentido do texto.
Como mais / que à medida que para que
7) “Na corrida de deficientes visuais, cada atleta precisa de um guia que corra a seu lado. Por meio de uma corda curta que ambos seguram, o atleta não perde a direção enquanto o guia corre. O guia precisa ser _______________________________________________________________
a) Acrescente à última frase uma oração subordinada adverbial comparativa que contenha a ideia de que o guia deve ter a mesma rapidez que o atleta.
b) Reescreva a frase novamente, inclusive a parte da oração adverbial comparativa que você completou, acrescentando mais uma oração subordinada adverbial, desta vez, final, que contenha a ideia de que o objetivo da rapidez do guia é não atrapalhar o atleta.
8) Como nasce a moral
Segundo novos estudos, o senso de justiça e a compaixão não vêm da educação ou da religião, mas podem ser fruto da seleção natural e da evolução humana.
Revista Galileu, São Paulo, Globo, fev. 2008.
a) Classifique a oração destacada no texto.
9) Leia este trecho de uma entrevista com a jornalista e comentarista esportiva Soninha Francine, em que ela fala de futebol.
Você acha bom o comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por Ricardo Teixeira?
Soninha: Não, eu acho péssimo o comando do Ricardo Teixeira na CBF! O futebol brasileiro tem muitos problemas de desonestidade e desorganização (nessa ordem!). Tinha de ser o melhor futebol do mundo. [...] Um lugar onde todo mundo gostaria de jogar e que fosse visto no mundo inteiro, mas não é. Joga-se em campos horríveis, com calendário péssimo – se bem que pelo menos isso está melhorando. Mas as regras, os regulamentos, as tabelas mudam todo ano.
a) A opinião da entrevistada sobre o comando da CBF por Ricardo Teixeira é bem clara. Que razões ela dá para justificar essa opinião?
b) Em resposta, Soninha faz apenas uma concessão ao futebol brasileiro. Identifique a oração em que Soninha faz essa concessão e classifique-a.
10) Se expressar artisticamente é fundamental para o jovem
JT: Alguma novidade em relação à Virada Cultural [maratona cultural com atrações durante 24 horas]?
João Sayad: A expansão do número de cidades. Foram dez no ano passado, esse ano serão vinte. Na Virada Cultural, os eventos ficam cheios até com chuva. Temos que conquistar as ruas e as praças para a cultura.
JT: As praças não poderiam ser mais utilizadas pela cultura?
João Sayad: Em algumas cidades, nós sempre usamos as praças. Mas não temos eventos todas as semanas, embora seja uma boa ideia. Precisamos acertar isso com as prefeituras. Eu não posso, simplesmente, tomar uma praça.
Jornal da Tarde, 11 de fev. 2008.
a) O secretário admite que, em algumas cidades, a Secretaria de Cultura usa as praças, mas não toda semana. Em seguida a essa negativa, ele concorda com a opinião que supõe ser a do repórter, por meio de uma oração subordinada adverbial concessiva.
- Qual é essa opinião?
- Qual é a oração subordinada adverbial concessiva?
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