CJMJ - Exercícios de Formação de Palavras 9º A e B (parte 2)

Bom dia queridos!
Seguem os exercícios para esta semana! Eles serão vistados no dia 26/09 (próxima segunda-feira).
Por favor tenham atenção ao realizá-los, pois todas as respostas devem ser justificadas!!!!
Exercícios incompletos não serão vistados!!!!
QQ dúvida estou a disposição!
Abraços!!!

PARTE I


1) Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente

caracterizado:
a) felizmente: sufixação;
b) guarda-chuva: justaposição;
c) palmeira: sufixação;
d) amanhecer: prefixação e sufixação.
e) anormal: prefixação;

2) Assinale a única opção em que ocorre variante do radical:
a) quererei, queres, queríamos;
b) dizer, dizes, dizíamos;
c) amaríamos, amarei, amou;
d) vencemos, venceste, venci.
e) faz, fazeis, façamos;

3) Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) influência: desinência de feminino.
b) jogar: radical;
c) compostas: desinência de feminino;
d) sofrerei: vogal temática;
e) anormal: prefixo;

4) Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) força;
b) facilidade;
c) alheia.
d) gerente;
e) farofa;

5) Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de vaga-lume:
a) televisão;
b) lembrança;
c) pão-de-ló.
d) encantamento;
e) vinagre;

6) Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:
a) acordou;
b) faltarás;
c) gostaria;
d) falava;
e) falasse.
7) A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma
raiz é:
a) regramento; regulamento; regra;
b) angústia; ângulo; anjo.
c) florescer, flandres, fluvial;
d) corte; percurso; correr;
e) pousada, aposentado, apostar;

8) Indique a palavra que foge ao processo de formação de tic-tac:
a) vivido.
b) reco-reco;
c) zunzum;
d) toque-toque;
e) tlim-tlim;

9) Assinale a letra em que as palavras  são formadas por derivação regressiva, derivação
parassintética e composição por aglutinação, respectivamente.
a) ajuste, petróleo, girassol;
b) planta, anoitecer, outrora;
c) amostra, alinhar, arco-íres;
d) felicidade, deslealdade, pseudônimo;
e) pesca, deslealdade, vinagre.

10) Indique a opção em que foram utilizados processos de formação de palavras
idênticos aos dos vocábulos embora / mortalidade:
a) biologia / vinagre.
b) vaivém / infelicidade;
c) surdo-mudo / girassol;
d) vaivém / automóvel;
e) aguardente / disponibilizado;

11) Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) incrível, crente, incrédulo;
b) riqueza, ricaço, enriquecer.
c) noturno, anoitecer, noitada;
d) luz, luzeiro, alumiar;
e) festança, festeiro, festejar;

12) Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) emudecer: derivação sufixal;
b) controlável: derivação sufixal;
c) canto: derivação regressiva.
d) desrespeito: derivação prefixal;
e) inaudível: derivação prefixal;

13)  Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação
numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência
numérica encontrada:
( ) outrora       (1) justaposição
( ) a caça         (2) aglutinação
( ) pontapé       (3) parassíntese
( ) pernalta       (4) derivação prefixal
( ) enriquecer   (5) derivação regressiva.

a) 2, 3, 1, 2, 3;
b) 2, 5, 1, 2, 3.
c) 1, 5, 2, 1, 4;
d) 4, 5, 2, 1, 4;
e) 1, 5, 2, 1, 3;




PARTE II


01 -Leia o texto abaixo.
Texto I
“Ele era um homem corajoso. Indômito, intrépido, impávido. Nada temia. E se tinha uma luta era uma luta aberta, valente, correta. Um dia, porém, soube que havia uma coisa chamada fobia. Falaram-lhe, no escuro, da atrofobia. Num elevador alguém lhe narrou da claustrofobia. Depois, no alto de um edifício, ouviu algo acerca da barofobia. E então começou a sentir a fobia, pavorosa fobia da fobia. (Millôr Fernandes)
a.  Ocorrem, no texto de Millôr Fernandes, três vocábulos criados a partir do radical grego fobia. Explique o significado de fobia e dos três vocábulos formados a partir deste radical.
b.    Retire do texto elementos que comprovem sua resposta anterior.
c.    Qual o processo utilizado por Millôr para formar as palavras atrofobia e claustrofobia?
d.    O termo barofobia, formado a partir de dois radicais gregos, significa “medo relacionado à variação de pressão atmosférica ou à ação da gravidade”. Qual palavra da língua portuguesa, também formada por dois radicais gregos, significa, literalmente, “medo de altura”?
  1. Leia o texto abaixo.
Texto II
GENTE SUPERFATURADA
[...] O verbo “superfaturar” [...] anda tão valorizado nos últimos anos, tão exposto na cobertura de sucessivos escândalos, que vem tentando virar aquilo que não é: um sinônimo perfeito de “exagerar” ou “superestimar”. Dificilmente atingirá seu objetivo, mesmo em sentido figurado. “Faturar” é um verbo enraizado demais no campo da economia.
 Apesar de tudo, ele faz o que pode. Dia desses, uma notícia de grande destaque na imprensa carioca informava que o governo Anthony Garotinho está sendo acusado de “superfaturar em 50%” o número de pessoas alfabetizadas no estado de 1999 a 2002. Doeu. “Superfaturar” significa “cobrar preço excessivamente alto” ou “expedir fatura de venda com preço acima do realmente cobrado”. É possível superfaturar gente, sim, mas só em regimes escravocratas.
RODRIGUES, Sérgio. Coluna Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 ago. 2002.
  1. O texto transcrito centra-se na discussão do uso do verbo superfaturar. Explique a formação dessa palavra.
  1. Qual o sentido atribuído ao prefixo super?
  1. Sérgio Rodrigues aponta, em seu texto, um uso equivocado desse verbo. Em que consiste esse equívoco, segundo o autor?
  1. Explique por que tal uso é inadequado.
  1. O que explicaria, do ponto de vista semântico, esse equívoco?
  
  1.  Leia o poema.
 A linguagem 
na ponta da língua,

tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem

na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,

e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.


Figuras de gramática, equipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,


em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada


do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
                                         CARLOS DRUMMOND ANDRADE





a. “O português são dois”. Quais são eles, segundo o poema?
b. Identifique o radical e a vogal temática de língua. Agora, transcreva o verso em que os dois foram usados no lugar de linguagem.

c. Considere o radical de estrelada e responda: o emprego desse adjetivo valoriza ou desvaloriza a “superfície de letras”? Justifique.

  1. Leia atentamente o texto a seguir e julgue os itens da questão.
                                                                                Eiros
A leitora Elza Marques Marins me escreve uma carta divertida estanhando que “brasileiro” seja o único adjetivo pátrio conhecido em “eiro” que, segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. (...)
É a diferença entre jornalista e jornaleiro ou entre músico ou musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e há o muambeiro. “Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro” – escreve Elza – “as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latifundiário, a não ser que se dê o trabalho de ser político antes”. Aliás, há políticos e politiqueiros. (...)”
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Jornal do Brasil, 7/10/95.
1. (C) (E)  Segundo a leitora, alguns morfemas funcionariam como indicadores de status.
2. (C) (E)  O jornalista apresenta argumentos que contrariam a hipótese levantada pela leitora.
3. (C) (E)  De acordo com o texto, suecos e ingleses estão para médicos e terapeutas, assim como brasileiros estão para curandeiros.
4. (C) (E)  A teoria da leitora ganharia força, caso se recorresse ao par banqueiro/bancário.
5. (C) (E)  Na opinião da leitora de Veríssimo, o ciclo da pobreza poderia ser rompido por meio da carreira política.

  1.     De que maneira um idioma pode crescer, aumentar o número de palavras que o compõe?
Cada língua tem seus mecanismos próprios de formação de novas palavras. No caso específico da Língua Portuguesa, existem alguns processos, sendo que os dois mais importantes são a Derivação e a Composição.
Numere as palavras da segunda coluna conforme os processos de formação numerados à esquerda.
1.    Composição por Justaposição      (       )    alfabetizar
2.    Composição por Aglutinação        (       )    Infelicidade 
3.    Parassíntese                                    (       )   Floripa
4.    Derivação Sufixal                            (       )    amor-perfeito
5.    Derivação Prefixal                           (       )    reco-reco
6.    Derivação Prefixal e Sufixal           (       )     bicicleta
7.    Derivação Imprópria                       (       )     dispor
8.    Redução                                           (       )     engordar
9.    Hibridismo                                       (       )     um não
10.  Onomatopeia                                   (       )     aguardente


 6. Identifique os morfemas gramaticais destacados das seguintes palavras:





  1. Perguntassem
  2. Perguntassem
  3. Perguntassem
  4. Perguntassem
  5. Perguntassem
  6. Sonolento
  7. Governos
  8. Governadora
  9. Governador
  10. Irreal
(        )  Desinência verbal número-pessoal
(        )  Desinência nominal de número plural
(        )  Sufixo
(        )  Desinência nominal de gênero    
 (        )  Tema         
(        )  Prefixo
(        )  Desinência verbal modo-temporal
(        )  Radical
(        )  Consoante de ligação
(        )  Vogal temática

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