Queridos, boa tarde!!!
Eis os exercícios de Literatura para a próxima semana... eles podem ser impressos, mas devem ser justificados. Qualquer dúvida me avisem!
Bjao!!
Eis os exercícios de Literatura para a próxima semana... eles podem ser impressos, mas devem ser justificados. Qualquer dúvida me avisem!
Bjao!!
1 (UFP)
Em linhas gerais, o romance A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, é:
a) o relato de uma história de fidelidade ao amor de infância, na sociedade
brasileira do século passado.
b) a crônica de um caso amoroso ocorrido em fins do século XVII nas
imediações do Rio de Janeiro.
c) uma história baseada no problema da escravidão, na sociedade brasileira
do Segundo Império.
d) a história dramática de uma heroína às voltas com um amor impossível.
e) uma história que mostra a oposição Roça/Corte no século passado,
através de um episódio amoroso.
2 (UFP) Entre os períodos da História da Literatura Brasileira, aponte aquele que conteve, em germe, as propostas nacionalistas, quanto à temática e à língua, do Movimento Modernista de 1922:
a) Romantismo.
b) Parnasianismo.
c) Simbolismo.
d) Naturalismo.
e) Neo-Parnasianismo.
3 (FUVEST-SP) “Sua ambição literária era, contudo, imensa e pode ser aferida, não só por sua produção romanesca, como pelo projeto gigantesco que delineara de maneira bem significativa, na sua discutidíssima introdução ao romanceSonhos d’ouro. Está fora de dúvida que (o romancista) considerava sua obra como fator primacial da criação realmente orgânica de nossa literatura.” (Eugênio Gomes)
O romancista a que se refere o crítico é:
a) João Guimarães Rosa.
b) Machado de Assis.
c) Coelho Neto.
d) José de Alencar.
e) Jorge Amado.
4 (UF-MS) Avaliando-se a contribuição de José de Alencar para a literatura brasileira, pode-se afirmar que é extremamente significativa, porque o autor:
a) empenhou-se no projeto nacionalista de expressar esteticamente tempos
e espaços distintos da realidade.
b) foi quem primeiro utilizou a figura do índio em nossas letras.
c) se concentrou inteiramente na expressão da sociedade rural, analisando
com finura os hábitos burgueses.
d) se concentrou na produção de uma literatura dramática em que era
proeminente a figura do escravo.
e) superou o Romantismo de seus contemporâneos, lançando entre
nós um romance realista de universal.
5 (UF-RO) A obra de José Alencar expressa a tentativa romântica de proporcionar
um painel do Brasil do século XIX. Didaticamente, ela costuma ser dividida em quatro modalidades. Assinale a alternativa que expressa essas tendências básicas da prosa alencarina.
a) Romance urbano, romance histórico, romance regional e romance
indianista.
b) Romance engajado, romance político, romance rural e romance
histórico.
c) Romance histórico, romance urbano, romance engajado e romance
picaresco.
d) Romance picaresco, romance urbano, romance de costumes e romance
rural.
e) Romance rural, romance urbano, romance picaresco e romance
político.
6 CESCEM-SP) “A sua ficção abrange tanto,as regiões urbanas quanto as rurais; sem limitar-se à sua época, deu uma visão histórica, e às vezes mítica, de nossa formação como povo”.
Esse trecho descreve a obra de:
a) Graciliano Ramos.
b) José de Alencar.
c) Manuel Antonio de Almeida.
d) Guimarães Rosa.
e) Lima Barreto.
7 (UFRN) O Guarani e Iracema destacam-se dos romances românticos brasileiros porque José de Alencar, na tentativa de retomar ao passado, procura:
a) criar um ambiente medieval, cheio de mistérios.
b) na cidade, o lugar de refrigério, de tranqüilidade, onde o seu espírito
pode encontrar a paz.
c) novas situações que o conduzem às terras distantes, às paisagens
exóticas orientais.
d) mostrar o sofrimento do homem escravizado, nas terras baianas dos
senhores do cacau.
e) identificar-se com as origens da nacionalidade brasileira exaltando o
índio.
8 (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das
influências sociais.
b) é um composto resultante de formas originais do conto.
c) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
d) representa contestação política ao domínio português.
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
9 (UF-MG) Leia a afirmativa a seguir, em que José de Alencar critica a visão dos cronistas europeus sobre os indígenas. Os historiadores, cronistas e viajantes da primeira época, se não de todo o período colonial, devem ser lidos à luz de uma crítica severa. (...) Homens cultos, filhos de uma sociedade velha e curtida por longo trato de
séculos, queriam esses forasteiros achar nos indígenas de um mundo novo e segregado da civilização universal uma perfeita conformidade de idéias e costumes. Apesar de sua visão crItica, Alencar, em Iracema, adota a mesma atitude, quando
a) apresenta metaforicamente o índio como representante do homem
brasileiro.
b) atribui às personagens indígenas um comportamento baseado em
códigos europeus.
c) recupera, para a literatura, a memória da fauna, da flora e da toponímia
indígenas.
d) tenta ser fiel ao espírito da Iíngua índígena na composição das
imagens.
10 (CESCEM) Em uma de suas obras mais importantes, José de Alencar apresenta uma visão Iírica da miscigenação no Brasil. A propósito desse romance, o Autor afirma: “Quem não pode ilustrar a terra natal, canta as suas lendas, sem metro, na rude toada de seus antigos filhos.” A obra em questão é:
a) Diva.
b) Senhora.
c) O Gaúcho.
d) Cinco Minutos.
e) Iracema.
11 (UF-SC) Marque a(s) proposição(ões) que se refere(m) à obra Iracema de José de Alencar.
01. O sentimento que Peri nutre por Cecília é sempre mostrado como
adoração.
02. A fala de Seixas é totalmente baseada em leis, lucros, dever e haver,
desenvolvendo o tema deixado por Aurélia da primeira vez, quando
o acusou de ser um homem vendido.
04. O romance desenvolve a lenda da fundação do Ceará, a história
dos amores de uma índia com um branco, e do ódio entre as tribos
tabajara e potiguara.
08. A personagem principal é claramente identificada com a natureza
local: “virgem dos lábios de mel”; “cabelos mais negros que a asa
da graúna e mais longos que o talhe da palmeira”; “mais rápida que
a ema selvagem”.
16. A poesia indianista é como antevisão Iírica e épica das nossas origens,
revigorando as intenções nacionalistas do Romantismo.
Soma
12 (FUVEST-SP) “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a pré-destinação de uma raça?”
Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ............., faz a
si mesmo – com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar
como pessoais –, ao finalizar o romance .......... .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
a) José Lins do Rego – Menino de Engenho.
b) José de Alencar – Iracema.
c) Graciliano Ramos – São Bernardo.
d) Aluísio Azevedo – O Mulato.
e) Graciliano Ramos – Vidas Secas.
13 (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa que não se aplica ao romance Iracema, de José de Alencar.
a) Iracema, virgem tabajara, apaixona-se por Martim, jovem cavaleiro
português.
b) Do amor da índia com Martim, nasce Moacir, o primeiro cearense.
c) O livro tem correspondentes históricos, pois é inspirado na história
dos primeiros colonizadores portugueses.
d) A jovem heroína é defendida por Peri, um índio goitacá.
e) Iracema morre, segundo os preceitos anunciados pelas divindades
indígenas.
14 (UF-PI) Em O Guarani, de José de Alencar, a ação ocorre no período da
a) transferência da família real para o Brasil.
b) dominação do Brasil pela Espanha.
c) invasão do Brasil pelos franceses.
d) divisão do Brasil em capitanias hereditárias.
e) Inconfidência Mineira.
15 (UFG)
“... um índio na flor da idade. Uma simples túnica de algodão, a que os indígenas chamavam aimará, apertada à cintura por uma faixa de penas escarlates, caía-lhe dos ombros até o meio da perna, e desenhava o talhe delgado e esbelto como um junco selvagem. Sobre a alvura diáfana do algodão, a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte; a pupila negra, móbil, cintilante; a boca forte, mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, dava ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência.”
(José de Alencar, O Guarani)
Esse trecho pertence a um dos mais conhecidos romances brasileiros
da época do Romantismo. Pode-se afirmar que:
01 – O Guarani está de acordo com a doutrina, então corrente, do “bom
selvagem”, proposta por Rousseau, que dizia ser o homem primitivo
essencialmente bom. Sua corrupção, quando ocorria, devia-se
à sociedade.
02 – Na descrição acima, o autor retrata o índio Ubirajara, protagonista
do romance.
04 – A escolha do vocabulário, em especial dos adjetivos, assim como
as metáforas utilizadas, denunciam claramente o objetivo de
idealização do índio por parte do autor.
08 – Percebe-se uma afinidade muito grande entre Alencar e Gonçalves
Dias na forma como abordaram a questão do índio brasileiro em
seus textos literários. Um confronto entre O Guarani e I-Juca Pirama
comprova isso.
16 – Alencar não se restringiu a escrever romances indianistas, tendo
produzido também textos com temática urbana, regionalista e histórica.
Soma
16 (OSEC) Quais destes romances de Alencar são urbanos:
a) Til e O Sertanejo.
b) Senhora e Diva.
c) Senhora e Iracema.
d) Iracema e Lucíola.
17 (FUVEST) Texto para as questões A e B.
“Era o cavaleiro moço de vinte e dois anos quando muito, alto, de talhe delgado, mas robusto. Tinha a face tostada pelo sol e sombreada por um buço negro e já espesso. Cobria-lhe a fronte larga um chapéu desabado de baeta preta. O rosto comprido, o nariz adunco, os olhos vivos e cintilantes davam à sua fisionomia a expressão brusca e alerta das aves de altaneria. Essa alma devia ter o arrojo e a velocidade do vôo do gavião.” (José de Alencar, O Gaúcho)
A. 1) A que grupo das obras de Alencar pertence O Gaúcho?
2) Cite dois outros grupos de romances do mesmo autor.
B. 1) Quanto ao tipo de composição, como se pode classificar o texto
transcrito?
2) Que recurso lingüístico mais caracteriza esse tipo de composição?
18 (Santa Casa-SP) Analisando as várias linhas de seu projeto de escritor, José de Alencar vincula-se às grandes fases da vida brasileira. Assim, sua ficção abrange:
I – as lendas e mitos da terra selvagem e conquistada.
II – o romance histórico, ambientado no período colonial.
III – uma literatura de cor local, regionalista, capaz de apanhar “tradições,
costumes e linguagens” do nosso povo.
Prendem-se a essas três linhas, respectivamente, seus romances:
a) As Minas de Prata, Senhora e Iracema.
b) Senhora, O Gaúcho e A Viuvinha.
c) Iracema, O Guarani e O Gaúcho.
d) O Guarani, Iracema e Senhora.
e) A Viuvinha, O Gaúcho e As Minas de Prata.
19 (UF-SE)
A imagem da mulher triparte-se na mulher-pureza, que enobrece com o seu amor sincero; na mulher-sedução, que se torna corruptora; e naquela que, envilecida, pode ser redimida pelo amor. Esse tratamento dado à figura feminina pode ser encontrado em
a) O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
b) romances de José de Alencar.
c) Dom Casmurro, de Machado de Assis.
d) romances de Lima Barreto.
e) O Ateneu, de Raul Pompéia.
20 (CESCEM) Obedecendo embora a uma visão do mundo e a uma estrutura romântica, certo romance de José de Alencar releva, no tratamento do tema, inquietações de caráter sociológico, que, mais tarde, figurariam entre as preocupações realistas: é o problema da degenerescência emocional em face do lucro. A obra em questão é:
a) Diva.
b) Senhora.
c) Cinco Minutos.
d) A Viuvinha.
e) Iracema.
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