Bom dia queridos... seguem os exercícios para as aulas de hoje. Façam com atenção pois eles serão vistados e corrigidos na próxima aula.
Qualquer dúvida me avisem.
Bjus
1) Nos parágrafos
abaixo, sublinhe a tese e coloque os argumentos entre parênteses.
a) As leis já existentes que limitam o direito de porte de
arma e punem sua posse ilegal são os instrumentos que efetivamente concorrem
para o desarmamento, e foram as responsáveis pelo grande número de armas
devolvidas por todos os cidadãos responsáveis e cumpridores da lei,
independentemente de sua opinião a favor ou contra o ambíguo e obscuro
movimento denominado desarmamento. Os cidadãos de bem obedecem às leis
independentemente de resultados de plebiscito, enquanto os desonestos e
irresponsáveis só agem de acordo com seus interesses desobedecendo a todos os
princípios legais e sociais, e somente podem ser contidos através da repressão.
(Opinião, site o Globo. In: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/04/12/a-quem-interessa-um-plebiscito-sobre-desarmamento-924221689.asp)
b) As ditaduras militares foram uma infeliz realidade na
América do Sul dos anos 1960 e 1970. Em todas elas houve drástica repressão às
oposições e dissidências, com a adoção da tortura e da perseguição como
política de governo. Ao fim desses regimes autoritários adotaram-se formas
semelhantes de transição com a aprovação das chamadas leis de impunidade, as
quais incluem as anistias a agentes públicos. (Eugênia Augusta Gonzaga e
Marlon Alberto Weichert, Carta
capital. In: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-brasil-promovera-justica)
c) Todos os palestrantes concordaram que a participação da
sociedade civil é fundamental para que qualquer debate sobre a comunicação
avance no Congresso. “Se dependermos apenas do conservadorismo da Câmara e do
Senado, será muito difícil avançar”, discursou o deputado Ivan Valente. Ele
destacou o fato de que existem parlamentares no Congresso que tem fortes
vínculos ou até mesmo são proprietários de meios de comunicação. “Até os
Estados Unidos, o país mais liberal do mundo, estabelece limites para evitar
monopólios e define que quem tem rádio não pode ter televisão, e vice-versa.
Precisamos pautar-nos em propostas como essas”.
(Ricardo Carvalho. Regulação da mídia é pela liberdade de
expressão. Carta capital. In: http://www.cartacapital.com.br/politica/regulacao-da-midia-e-pela-liberdade-de-expressao)
d) Para a presidente do Conselho
Federal de Nutricionistas, Rosane Nascimento, não é necessário que o Brasil
lance mão de práticas baseadas no uso de agrotóxicos e mudanças genéticas para
alimentar a população. "Estamos cansados de saber que o Brasil produz
alimento mais do que suficiente para alimentar a sua população e este tipo de
artifício não é necessário. A lógica dessa utilização é a do capital em
detrimento do respeito ao cidadão e do direito que ele tem de se alimentar com
qualidade", protesta. (Raquel Júnia. Agronegócio não garante segurança
alimentar. Caros Amigos. In: http://carosamigos.terra.com.br/)
e) A leitura de jornais e revistas facilita a
atualização sobre a dinâmica dos acontecimentos e promove o enriquecimento do
debate sobre temas atuais. A rapidez com que a notícia é veiculada por esses
meios é clara, garantindo a complementaridade da construção do conhecimento
promovida pelas aulas e pelos livros didáticos. O apoio didático representado
pelo uso de jornais e revistas aproxima os alunos do mundo que os cerca. (Ana Regina Bastos -
Revista Eletrônica UERG. Mundo vestibular. In: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4879/1/Como-se-preparar-para-o-vestibular-utilizando-jornais-e-revistas/Paacutegina1.html)
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