Queridos... seguem alguns exercícios de revisão para a avaliação.
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Bjus
Exercícios com gabarito sobre Arcadismo e Romantismo
ARCADISMO
01. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.
b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza).
c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).
02. Indique a alternativa errada:
a) Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco.
b) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco.
c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas” ou “sutilezas” de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos.
d) O Cultismo correspondeu, sobretudo, a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeira exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora.
e) O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo.
Nos exercícios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo.
(Podem ocorrer várias em cada exercício).
a) o século XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;
b) os “enciclopedistas” construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
e) em O Contrato Social , Rousseau aborda a origem da Autoridade.
04. EXCLUÍDA
05. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:
a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia.
b) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga.
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto.
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto.
e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa.
06. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?
a) Barroco / Contra-Reforma.
b) Arcadismo / Iluminismo
c) Romantismo / Revolução Industrial.
d) Arcadismo / Anti-Classicismo
e) Arcadismo / Racionalismo
07. Poema satírico sobre os desmandos administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a) Marília de Dirceu
b) Vila Rica
c) Fábula do Ribeirão do Carmo
d) Caras Chilenas
e) O Uruguai
08. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena. São heróis desse poema:
a) Cacambo, Lindóia, Moema
b) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema
c) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura
d) Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade
e) n.d.a.
09. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se, sobretudo, de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.
c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.
d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.
e) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.
10. (ITA) Dadas as afirmações:
I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II) O(A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.
III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de pastor e sua realidade de burguês.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas
01. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:
a) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga
b) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto
d) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia
e) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto
02. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
a) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama
b) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português
c) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se, sobretudo, de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica
d) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão
e) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita
03. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?
a) Arcadismo / Iluminismo
b) Arcadismo / Racionalismo
c) Arcadismo / Anti-Classicismo
d) Barroco / Contra-Reforma
e) Romantismo / Revolução Industrial
04. EXCLUÍDA
05. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a) Fábula do Ribeirão do Carmo
b) Caras Chilenas
c) Marília de Dirceu
d) O Uruguai
e) Vila Rica
Nos exercícios 6 e 7, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer várias em cada exercício).
06. Quanto à linguagem árcade:
I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
II - tornou-se artificial, pedante, inatural;
III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;
IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco;
V - promove um retorno às “virtudes clássicas” da clareza, da simplicidade e da harmonia.
a) II, IV, V
b) III, IV
c) II, V
d) I, II, IV
e) I, II, III, IV, V
a) os “enciclopedistas” construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa
b) em O Contrato Social , Rousseau aborda a origem da Autoridade
c) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio
d) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica
08. (ITA) Dadas as afirmações:
I - O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II - O(A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.
III - Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de pastor e sua realidade de burguês.
Está(ão) correta(s):
a) I e III
b) I e II
c) II e III
d) I, II e III
09. EXCLUÍDA
10. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena. São heróis desse poema:
a) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema
b) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura
c) Cacambo, Lindóia, Moema
d) Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade
e) n.d.a.
ROMANTISMO – LISTA 1
1. I. Preferência pela realidade exterior sobre a interior.
II. Anteposição da fé à razão, com valorização da mística e da intuição.
III. Poesia descritiva de representação dos fenômenos da natureza. Detalhismo.
IV. Gosto pelo pitoresco, pela descrição de ambientes exóticos.
V. Atenção do escritor aos detalhes para retratar fielmente o que descreve.
Características gerais do Romantismo se acham expressas nas proposições:
a) II e IV
b) II e III
c) I e IV
d) II e V
2. Não é próprio do Romantismo:
a)Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
b) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
c)Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
d) Valorizar temas fúnebres e soturnos.
3. De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta".
c) A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
4. Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
a) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
b) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
c) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
d) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, considerando-o incompatível com exaltação da pátria.
a) Pelas inúmeras guerras havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentamento da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele.
d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
6. "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
a) Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
b) Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
c) Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
d) Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.
7. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
a) idealismo, religiosidade, objetividade, escapismo, temas pagãos.
b) predomínio do sentimento, liberdade criadora, temas cristãos, natureza convencional, valores absolutos.
c) egocentrismo, predomínio da poesia lírica, relativismo, insatisfação, idealismo.
d) idealismo, insatisfação, escapismo, natureza convencional, objetividade.
8. UM ÍNDIO
"um índio descerá de uma estrela colorida brilhante
de uma estrela que virá numa velocidade estonteante
e pousará no coração do hemisfério sul na América
num claro instante
(...)
virá
impávido que nem Muhammad Ali
virá que eu vi
apaixonadamente como Peri
virá que eu vi
tranquilo e infalível como Bruce Lee
virá que eu vi
o axé do afoxé filhos de Ghandi virá"
(Caetano Veloso)
O trecho anterior mostra, com uma visão contemporânea, determinado tipo de tratamento dado ao índio brasileiro em certo período de nossa literatura. Assinale a alternativa em que aparecem os nomes de dois autores que manifestaram tal tendência.
a) Gonçalves de Magalhães e Álvares de Azevedo
b) Castro Alves e Tobias Barreto
c) Fagundes Varella e Visconde de Taunay
d) Gonçalves Dias e José de Alencar.
9. "A verdadeira poesia deve inspirar-se num entusiasmo natural e exprimir-se com naturalidade, sendo simples, pastoril, bucolicamente ingênua e inocente."
Esta afirmação caracteriza a estética __________ uma vez que exalta elementos ligados à _________, opondo-se ao culto do interior que identifica o ___________.
As lacunas acima deverão ser preenchidas, respectivamente, com os termos:
a) romântica, natureza, Simbolismo
b) árcade, civilização, Romantismo
c) parnasiana, estética, Arcadismo
d) árcade, natureza, Romantismo
10. Machado de Assis representa a transição entre:
a) Arcadismo e Romantismo
b) Barroco e Romantismo
c) Romantismo e Realismo
d) Parnasianismo e Simbolismo
ROMANTISMO – LISTA 2
1. "Quantas coisas (...) brotam ainda hoje, modas, bailes, livros, painéis, primores de toda casta, que amanhã já são pó ou cisco? Em um tempo em que não mais se pode ler, pois o ímpeto da vida mal consente folhear o livro, que à noite deixou de ser novidade e caiu na voga; no meio desse turbilhão que nos arrasta, que vinha fazer uma obra séria e refletida? Perca pois a crítica esse costume em que está de exigir, em cada romance que lhe dão, um poema."
As proposições anteriores, de José de Alencar, fazem alusão a um problema característico do movimento romântico. Aponte-o:
a) o movimento romântico, afeito ao lirismo e á sentimentalidade, busca realizar uma prosa fundamentalmente impregnada de valores poéticos.
b) o autor preocupa-se com satisfazer o gosto de um público pouco exigente no que diz respeito a obras de acabamento literário mais sofisticado.
c) tendo em vista a caracterização da sociedade burguesa, o romance deve conter preferencialmente ação, que seja o retrato dos agitados tempos modernos.
d) o autor, já que se reconhece gênio, e pelo público, é aceito como tal e deve nortear as multidões que o lêem com sua palavra sábia e simples.
O texto seguinte refere-se às questões 2 e 3.
"O problema da nacionalidade literária foi colocado, dentro da atmosfera do Romantismo, em termos essencialmente políticos. Misturadas literatura e política, a autonomia política transferia-se para literatura, e confundiram-se independência política e independência literária."
2. Segundo o texto, para os românticos:
a) a autonomia política e a autonomia literária foram duas faces de um mesmo processo de emancipação
b) autonomia política e autonomia literária mantiveram entre si uma relação de causa e efeito
c) a autonomia literária sempre se seguiu à emancipação política
d) emancipação política e emancipação literária foram processos que se concretizaram independentemente um do outro
3. Segundo o texto:
a) Romantismo foi uma escola literária de atmosfera essencialmente política
b) no Romantismo, literatura e política interpenetram-se e exercem influência mútua, numa interdependência dialética
c) pode-se dizer que a política usou a literatura em suas campanhas, mas o inverso não é válido, pois a literatura não se valeu da política
d) independência política e independência literária são fenômenos distintos, que só se misturam em conseqüência de um erro de interpretação
a) cronológico
b) temático
c) estilístico
d) geográfico
5. Assinale o poema de Gonçalves Dias que não apresenta a temática indianista:
a) Ainda uma vez - Adeus
b) I-Juca Pirama
c) Marabá
d) Leito de Folhas Verdes
6. O lirismo social da poesia de Castro Alves:
a) tematiza a liberdade dentro, principalmente, de um enfoque individualista
b) tematiza a liberdade exclusivamente referenciada ao negro escravizado
c) tematiza a liberdade tanto com um enfoque individualista como coletivo; e, em especial, referenciada ao negro escravizado
d) tematizava a liberdade de modo geral, e apenas acidentalmente referenciada ao negro escravizado
7. Poema castro-alivino que não aborda a temática social:
a) O Livro e a América
b) Vozes d’África
c) Ode ao Dous de Julho
d) n.d.a
8. Qual a alternativa que apresenta grupos de classificação dos romances alencarianos?
a) urbanos, indianistas, históricos e regionalistas
b) urbanos, indianistas, históricos e psicológicos
c) urbanos, indianistas, psicológicos e satíricos
d) urbanos, históricos, psicológicos e trágicos
9. Assinale a alternativa falsa. O Romantismo:
a) procura o elemento nacional
b) propõe ruptura com o passado
c) foi introduzido no Brasil por Gonçalves de Magalhães
d) é a valorização do que é "nosso"
01. Inês, no episódio Inês de Castro, da obra Os Lusíadas, de Camões, é tão idealizada quanto as virgens sonhadas em Álvares de Azevedo na primeira parte da Lira dos Vinte Anos. Por que, então, parece-nos real?
Texto para as questões 02 e 03
Namoro a Cavalo
Eu moro em Catumbi. Mas a desgraça
Que rege a minha vida malfadada
Pôs lá no fim da rua do Catete
A minha Dulcinéia namorada.
Alugo (três mil réis) por uma tarde
Um cavalo de trote (que esparrela!)
Só para erguer meus olhos suspirando
À minha namorada na janela...
Todo o meu ordenado vai-se em flores
E em lindas folhas de papel bordado,
Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
Algum verso bonito... mas furtado.
02. Por que a poesia acima foge dos padrões da 1ª e 3ª partes da Lira dos Vinte Anos?
03. O que aproxima e o que diferencia a mulher de “Namoro a Cavalo” e as mulheres da primeira parte da Lira?
04. (FUVEST – 2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho
05. (FUVEST – 2001) Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião.
............ desejava; ............. amava; .............. adorava
(*organizações = personalidades)
Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de:
a) Álvaro / Peri / D. Diogo
b) Loredano / Álvaro / Peri
c) Loredano / Peri / D. Diogo
d) Álvaro / D. Diogo / Peri
e) Loredano / D. Diogo / Peri
06. O texto abaixo é um fragmento do romance O Guarani, de José de Alencar:
Cenário
De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais, que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal.
É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em seu vasto leito.
Dir-se-ia que, vassalo e tributário desse rei das águas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos pés do suserano. Perde então a beleza selvática; suas ondas são calmas e serenas como as de um lago, e não se revoltam contra os barcos e as canoas que resvalam sobre elas: escravo submisso sofre o látego do senhor.
Não é neste lugar que ele deve ser visto; sim três ou quatro léguas acima de sua foz, onde é livre ainda, como o filho indômito desta pátria da liberdade.
Ai, o Paquequer lança-se rápido sobre seu leito, e atravessa as florestas como o tapir, espumando, deixando o pêlo esparso pelas pontas do rochedo, e enchendo a solidão com o estampido de sua carreira. De repente, falta-lhe o espaço, foge-lhe a terra; o soberbo rio recua um momento para concentrar as suas forças, e precipita-se de um só arremesso, como o tigre sobre a presa.
Depois, fatigado do esforço supremo, se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou, e onde o recebe como em um leito de noiva, sob as cortinas de trepadeiras e flores agrestes.
A vegetação nestas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor; florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verduras e dos capitéis formados pelos leques das palmeiras.
...........................................................................................................................................................
Aí, ainda a indústria do homem tinha aproveitado habilmente da natureza para criar meios de segurança e defesa.
De um e outro lado da escada seguiam dois renques de árvores, que, alargando gradualmente, iam fechar como dois braços o seio do rio; entre o tronco dessas árvores, uma alta cerca de espinheiros tornava aquele vale impenetrável.
(José de Alencar. O Guarani. 17. ed. São Paulo, Ática, 1992. p. 15-6)
Justifique as afirmações abaixo sobre o romance O Guarani, de José de Alencar:
a) A utilização de recursos estilísticos permite-nos dizer que o cenário criado pelo narrador manifesta o tema da integração da natureza e da cultura.
b) O romance tem um componente das novelas medievais da cavalaria, já que, no Romantismo, havia um culto à Idade Média.
07.
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda! (Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:
a) o espiritualismo
b) o pessimismo
c) a idealização da mulher
d) o confessionalismo
e) a presença do sonho
08.
Minh’alma é triste como a rola aflita
Que o bosque acorda desde o albor da aurora,
E em doce arrulo que o soluço imita
O morto esposo gemedora chora.
A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a.
a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.
b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.
c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.
d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.
e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.
09. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
e) n.d.a.
1 (FUVEST) O retorno à Idade Média, em Portugal, foi a manifestação de uma característica do Romantismo.
a) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?
b) Exemplifique sua resposta, citando um autor e sua respectiva obra.
2 As afirmações abaixo se referem ao Romantismo, exceto uma. Assinale-a:
a) Tem como característica básica a expressão do “eu”, do mundo interior do artista.
b) Teve início na Alemanha e na Inglaterra, no século XVIII.
c) Representou um período decisivo no desenvolvimento da literatura brasileira.
d) Sua fase mais importante no Brasil coincidiu com a permanência de D. João VI no Rio de Janeiro.
3 Observe as afirmações abaixo:
I. O “eu” romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão no tempo, recriando a Idade Média Gótica e embuchada; no espaço, fugindo para ermas paragens e para o Oriente exótico.
II. A natureza romântica é expressiva. Ao contrário da natureza árcade, decorativa, ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: o sonho, a imaginação.
III. No romantismo, finda a epopéia, expressão heróica já em crise no séc. XVII, substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livre das peias de organização interna que marcavam a narrativa em verso. Renascem , por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo aos metros livres, de cadência popular, as redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas a I.
c) apenas a I e a II.
d) apenas a II e a III.
e) apenas a I e a III.
4 Identifique a característica romântica predominante em cada um dos trechos seguintes:
a)
Quero morrer! Este mundo
Com seu sarcasmo profundo
Manchou-me de lodo e fel!
Minha esperança esvaiu-se
Meu talento consumiu-se
Dos martírios ao tropel!
b)
Nem uma luz de esperança,
Nem um sopro de bonança
Na fronte sinto passar!
Os invernos me despiram,
E as ilusões que fugiram
Nunca mais hão de voltar.
Editora Exato 3
c)
Hora do pôr do sol – hora fagueira,
Que encerras tanto amor, tristeza tanta!
Quem há que de te ver não sinta enlevos,
Quem há na terra que não sinta as fibras
Todas do coração pulsar-lhe amigas
Quando desse teu manto as pardas franjas
Soltas, roçando a habitação dos homens
Há o prazer tamanho que embriaga,
Há o prazer tão puro, que parece
Haver anjos dos céus com seus acordes
A mísera existência acalentado!
d)
Essa menina é minha vida! É o meu sangue... o
meu farol para os céus. Quem rouba mata-me
de uma vez. Venha a morte ... fique ela para
chorar por mim... um dia contará como um
homem soube amar...
e)
O país estrangeiro mais belezas
Do que a pátria não tem.
5 (UFJF) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c) desenvolvimento do teatro nacional.
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
6 Apresentamos a seguir quatro afirmações sobre o indianismo romântico. Julgue se os itens abaixo estão corretos ou errados:
1 O índio foi visto como motivo artístico e não como figura histórica; daí a forma idealizada com que foi representado na literatura.
4 José de Alencar e Gonçalves Dias são os dois autores indianistas mais importantes do Romantismo.
7 Assinale C ou E:
1 No Brasil, porque não existia herança medieval, o indianismo representou o elemento nacional por excelência. Isto se traduz em nacionalismo.
2 O culto do “eu” (subjectum) predomina sobre a perspectiva do “outro” (objectum). Isto se traduz em subjetivismo.
3 Lugar de paz e de tranqüilidade, a natureza inspirou o artista e alimentou o sonho do poeta. Trata-se do culto da natureza.
4 Os escritores buscavam um mundo real e concreto, cultivando os sentidos e a observação. Isto se traduz em análise da realidade.
5 Os personagens são tipos concretos, vivos, retratados psicologicamente. É a retratação do presente.
8 (UEPA) Que característica do romantismo percebemos na descrição abaixo?
“A alvura de sua tez fresca e pura escurecia o mais fino jaspe [...] A seiva dessa mocidade, o viço dessa alma não se expandia no rubor da cútis, mas no olhar ardente e esplêndido dos grandes olhos negros e no sorriso mimoso dos lábios que eram um primor da natureza.”
a) O nacionalismo que, entre nós, expressou-se, sobretudo, através do tratamento positivo dado às mulheres brasileiras.
b) A idealização no texto ao apresentar as personagens.
c) O desvendamento do mundo psicológico das personagens que, em nosso romantismo, é traço prenunciador do realismo.
d) O panteísmo, que consiste em relacionar traços humanos com atributos de Deus.
e) O uso da natureza como reflexo dos sentimentos do narrador, produzindo a prosopopéia.
9 (UFJF/MG) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c) desenvolvimento do teatro nacional.
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
ARCADISMO
GABARITO
2. E
3. D
4. EXCLUÍDA
5. D
6. D
7. D
8. D
9. E
10. D
GABARITO
01 - E 02 - A 03 - C 04 - D 05 - B
06 - D 07 - C 08 - A 09 - B 10 – D
ROMANTISMO
GABARITO - LISTA 1
GABARITO – LISTA 2
1. B 2. A 3. B 4. B 5. A 6. C 7. D 8. A 9. B
1. RESOLUÇÃO: Camões traduz na subjetividade da beleza e na subjetividade do amor um novo conceito, pois deixa de situar o amor no distanciamento de uma imagem, para inseri-lo e enraizá-lo na proximidade do real e na autenticidade da vivência; já Álvares de Azevedo, deixa-se conduzir pela imaginação adolescente e casta, fruto de experiências amorosas frustradas.
2. RESOLUÇÃO: Enquanto a primeira e terceira partes apresentam poesias de tendência tipicamente românticas, este é satírico, debochando dos sentimentos, é irônica e bem-humorada.
3. RESOLUÇÃO: Em comum elas têm a distância, pois com nenhuma delas o poeta concretiza o amor. No entanto, as mulheres da primeira e terceira partes são etéreas e idealizadas; as da Segunda são vulgares, caem no ridículo.
5. B
6. RESOLUÇÃO: a) A natureza é antropomorfizada, animizada e culturalizada.
- antropomorfismo: elementos da natureza vistos como seres humanos - livre, soberbo, altivo, sobranceiro, filho indômito desta pátria de liberdade, escravo submisso etc.
- dinamicidade: atribui-se vida à natureza através de verbos que indicam movimento - enroscando-se como uma serpente, se espreguiçar etc.
- culturalização: comparações da natureza com artefatos feitos pelo homem - a bacia onde o Paquequer adormece é visto como um leito de noiva, as trepadeiras e flores agrestes, como cortinas, os galhos das árvores, como arcos etc.
b) No romance alencariano, as personagens pautam sua conduta por normas cavalheirescas.
D. Antonio é um senhor feudal: habita num castelo, que abriga vassalos em torno do suserano. O código de honra desses homens fundamenta-se na lealdade ao senhor. Além disso, o espaço em que a relação dos dois rios é apresentada sugere vassalagem.
1
a) O indianismo.
b) É uma busca às raízes, à origem do brasileiro. Como exemplo, José de Alencar, em “O Guarani”.
2 D
4
a) Evasão na morte.
b) Desilusão, mal do século.
c) Refúgio na natureza.
d) Supervalorização do amor.
e) Nacionalismo.
5 B
8 B
9 B
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