Exercícios de Revisão - Interpretação de textos

Boa tarde crianças!
Estes exercícios são somente para estudo complementar, não serão vistados nem corrigidos em sala, mas são uma ótima ferramenta no estudo para as avaliações.
Bjao! 

Observe a charge a seguir para responder as questões 01 e 02.
 
 















01 - No plano linguístico, o humor da charge
A) tem como foco a imagem antagônica entre a palavra riqueza e a figura do homem maltrapilho.
B) baseia-se no jogo polissêmico da palavra economia, ora empregada como ciência, ora como conter gastos.
C) baseia-se na linguagem não verbal, que apresenta um homem subnutrido como um exemplo de brasileiro.
D) está centrado na ironia com que é tratada a produção de riquezas no Brasil.
E) reside na ideia de um morador de rua saber falar tão bem sobre assuntos como política, saúde e economia.

02 - A primeira frase do personagem pode ser lida como uma hipótese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de não estarem ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relação estabelecida entre as duas orações. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas orações, mantendo o sentido, é
A) embora.
B) entretanto.
C) logo.
D) se.
E) pois.

03 – Observe os dois textos a seguir:

Texto I
 
 

















Época. 12 out. 2009 (adaptado).



Texto II

CONEXÃO SEM FIO NO BRASIL
Onde haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle


 
 
















A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil
A) possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição virtual.
B) criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na ineficiência do acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país.
C)  fará com que os livros impressos tornem-se obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.
D)  garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.
E) impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.

Leia a tira abaixo e responda à questão seguinte


04 -  A conversa entre Mafalda e seus amigos
A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E)  mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências


05 - A charge acima enfoca:
A) a alienação da juventude, através da linguagem não-verbal.
B)  o analfabetismo digital, através da linguagem verbal.
C)  a dependência digital da juventude atual, através da linguagem mista.
D)  um alerta à responsabilidade com o meio, embora se viva na era digital.
E) um contraste entre a juventude atual e a juventude digital.

Texto 1
Escola pública está três anos atrás da privada
Aluno do nível fundamental pago supera jovem em ensino médio estatal
Aluno que estudou pelo menos oito anos no ensino fundamental numa escola privada sabe, em média, mais do que jovem que se forma no ensino médio público, curso que dura três anos a mais, no mínimo.
A conclusão aparece no resultado do Ideb, principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da Educação, que será divulgado hoje. Os testes avaliam português e matemática.
Em matemática, a média dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos numa escala de zero a 500. Na escola pública, ao fim do ensino médio, com três anos a mais de aulas, a média é de apenas 266.
Segundo especialistas, o nível socioeconômico da família do aluno é preponderante no seu desempenho e por isso a rede privada tem as melhores notas.
Folha de São Paulo, 05/07/2010 (capa).

06 - Com relação ao texto 1, está correto afirmar que
A) o texto conta a história de um aluno que terminou o ensino fundamental e obteve uma nota maior que um aluno concluinte do ensino médio.
B)  o Ideb afirma que as notas de alunos da escola pública são menores porque a família deles é mais pobre.
C)  os alunos que terminam o ensino médio não alcançam 50% da nota esperada pelo Ideb.
D) o melhor rendimento dos alunos que estudam em escola paga, de acordo com a Folha de São Paulo, se deve ao nível econômico de suas famílias.
E) as notas apresentadas pelos alunos que se formam no ensino médio público é inferior às notas apresentadas pelos alunos concluintes do ensino fundamental privado.


07 - O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C)  atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

08 – Observe a imagem.


Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).

O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que
A) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.
B) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.
C) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.
D) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.
E) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.

09 – Observe o texto abaixo.
O que a internet esconde de você
Sites de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo — e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você pode acessar, há 400 outros invisíveis. Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet.


GRAVATÁ, A. Superinteressante, São Paulo, ed. 297, nov. 2011 (adaptado).

Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda
A) representa a amplitude de informações que compõem a internet, às quais temos acesso em redes sociais e sites de busca.
B) faz uma denúncia quanto às informações que são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido conotativo.
C) diz respeito a um buraco negro digital, onde estão escondidas as informações buscadas pelo usuário nos sites que acessa.
D) está associada a um conjunto de restrições sociais presentes na vida daqueles que estão sempre
conectados à internet.
E) remete às bases de dados da web, protegidas por senhas ou assinaturas e às quais o navegador não
tem acesso.

10 – Observe o texto abaixo:

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.
Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
B) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

11 - Partindo do pressuposto de que um texto estrutura-se a partir de características gerais de um determinado gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:
I. Tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero.
II. Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens;
III. Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade;
IV. Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho;
V. Esse gênero é predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos, entre outros.

São, respectivamente:
A) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.
B) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
C) entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
D) entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
E) texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.

12 – Observe o texto abaixo:

Câncer 21/06 a 21/07
O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A) vender um produto anunciado.
B) informar sobre astronomia.
C) ensinar os cuidados com a saúde.
D) expor a opinião de leitores em um jornal.
E) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.



13 - Leia o texto a seguir para responder à questão:

A outra noite
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
- O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
- Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
- Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Rubem Braga

Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:
A) Conto.
B) Poesia.
C) Prosa.
D) Crônica
E) Diário

14 - Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e histórias cheias de vigor.
RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003. 
Atualmente os artistas se apropriam de desenhos, charges, grafismos e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
a)  Romero Brito. “Gisele e Tom”.
b) Andy Warhol. “Michael Jackson”.
c) Funny Filez.  “Monabean
d) Andy Warhol.  “Marilyn Monroe”.
e) Pablo Picasso. “Retrato de Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”.
 15 – Leia o texto abaixo.
O Chat e sua linguagem virtual
O significado da palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo, entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária.

Segundo o texto, o chat proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicação porque
a)   possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.
b)   disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c)   seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d)   garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
 e)   limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.

16 – Leia o texto a seguir:

O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e  Tocantins incinerou 10 km de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade na região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.
Época. 23 mar. 2009 (adaptado).

A notícia acima, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,
a)   apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b)   tem um título que resume o conteúdo do texto.
c)   informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d)   dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e)   introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
e)   limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.

17 – Leia o texto a seguir:

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de
a)   fatos ficcionais, relacionados com outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b)   representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
c)   explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
d)   questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
e)   apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

18 – Observe o texto a seguir:

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas
a)   buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b)   defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c)   representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa
d)   mantiveram fielmente a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada a uma tradição acadêmica.
e)   buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando os limites de temas abordados.

19 - 1. (EV) Sobre o texto narrativo, pode-se afirmar:
a) A estrutura textual é semelhante ao texto descritivo
b) A postura do autor é de argumentador
c) Há, exaustivamente, o uso de presente do indicativo.
d) Não apresenta clímax em sua estrutura
e) O enredo é prioritário

20 -  O predomínio de adjetivações é comumente encontrado no texto:
a) Narrativo
b) Informativo
c) Descritivo
d) Dissertativo
e) Epistolar

21 - Duas características são representativas do modo de organização dissertativa, assinale-as:
a) Introdução e clímax
b) Argumentação e sensação
c) Seqüência de fatos e de aspectos
d) Verbos de ação e objetividade
e) Convencimento e descrição

22 - Leia o texto a seguir:
Para fazer uma boa compra no ramo imobiliário, não basta ter dinheiro na mão. É imprescindível que o comprador seja frio, calculista e bem informado. Na hora de comprar um imóvel, a emoção é um dos maiores inimigos de um bom negócio. Assim, por mais que se goste de uma casa, convém manter sempre um certo ar de contrariedade. Se o vendedor perceber qualquer sinal de emoção, isso poderá custar dinheiro ao comprador. Não é por outra razão que quem compra para especular ou apenas para investir costuma conseguir um melhor negócio do que quem está à procura de um lugar para morar.

Segundo o texto:
a) Os vendedores, via de regra, buscam ludibriar os compradores, e vice-versa.
b) O vendedor costuma aumentar o preço do imóvel quando o comprador não está bem informado sobre o mercado de valores.
c) O mercado imobiliário oferece bons investimentos apenas para quem pretende especular.
d) No ramo imobiliário, uma atitude que aparente indiferença pode propiciar negócio mais vantajoso para o comprador.
e) No mercado imobiliário, o comprador realiza melhor negócio adquirindo uma propriedade de que não tenha gostado muito.

23 - Segundo o mesmo texto:
a) Quanto maior a disponibilidade financeira do comprador, maior a probabilidade de sucesso no negócio imobiliário.
b) Disponibilidade econômica não é o único fator que possibilita a realização de um bom negócio.
c) O vendedor, por preferir negociar com investidores, desfavorece o comprador da casa própria.
d) Gostar de uma casa é psicologicamente importante em qualquer tipo de compra, seja ela para residência ou para investimento.

e) O mercado imobiliário oferece oportunidades mais seguras para o investidor que para o especulador. 

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