Boa tarde queridos!
Estes exercícios serão vistados na próxima aula de gramática... por favor façam com atenção.
Eles devem ser copiados e respondidos (resposta completa).
QQ dúvida me avisem!!!
Estes exercícios serão vistados na próxima aula de gramática... por favor façam com atenção.
Eles devem ser copiados e respondidos (resposta completa).
QQ dúvida me avisem!!!
1. (MACK) "Na ‘Partida
Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de uma cena como
ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela devia ter
sido na realidade" é:
a) adverbial conformativa
b) adverbial proporcional
c) adjetiva
d) adverbial causal
e) adverbial consecutiva
2. (FUVEST) No período:
"Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia
distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal
b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva
3. (PUC) Assinale a
alternativa em que a subordinada não traduza idéia de consequência, comparação,
concessão e causa:
a. Porquanto, não fosse um
ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que era um ancião
convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um ancião tão
convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um ancião mais
convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um ancião
convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
4. (FUVEST) Na frase
"Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração subordinada
indica idéia de:
a) concessão
b) lugar
c) oposição
d) consequência
e) condição
5. (EFOA-MG) "Quando
vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no
pescoço ..." O período que apresenta uma oração com a mesma classificação
da destacada na citação acima é:
a) "Mal o sol fugia, começavam
as toadas das cantigas."
b) "Caso o encontre, dê-lhe o
recado."
c) "Dado que a polícia venha,
prenderemos o assassino."
d) "Uma vez que cheguem os
reforços, atacaremos a praça."
e) "Contar-lhe-ei o caso,
conquanto você guarde segredo."
6. (UFE-PA) No trecho
"Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que a olhava com
uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
a) causa
b) lugar
c) oposição
d) explicação
e) condição
7. (UF SANTA MARIA-RS) Leia,
com atenção, os períodos abaixo:
Caso haja justiça social, haverá paz.
Embora a televisão ofereça imagens
concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
Como todas aquelas pessoas estavam
concentradas, não se escutou um único ruído.
Assinale a alternativa que apresenta,
respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:
a) tempo, concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição, consequência, comparação
d) condição, concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade
8. (UNIMEP) I - Mário estudou
muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi aprovado. Em I e II, a
conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
a) aditivo e
conclusivo
d) adversativo e conclusivo
b) adversativo e
aditivo
e) concessivo e causal
c) aditivo e aditivo
9. (UC-MG) A classificação
da oração grifada está correta em todas as opções, exceto em:
a. Ela sabia que ele
estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a primeira vez que
ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva
subjetiva
c. Mas não estava neles
modificar um namoro que nascera difícil, cercado, travado -
subordinada adjetiva
d. O momento foi tão intenso que
ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta, que você está me
machucando - coordenada sindética explicativa
10. (FUVEST) No período:
"Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a
oração destacada encerra idéia de:
a)
causa b)
condição c )
concessão d) proporção
e) fim
11. (PUC) No período: "Apesar disso
a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante clara", a palavra grifada
veicula uma idéia de:
a)
concessão b) condição
c)
comparação d) modo e)
consequência
12. (CESGRANRIO) Assinale o período
em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados
em: "A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra
atividade econômica."
a) Ele era tão aplicado, que em pouco
tempo foi
promovido.
b) Quanto mais estuda, menos aprende.
c) Tenho tudo quanto
quero.
d) Sabia a lição tão bem como eu.
e) Todos estavam exaustos, tanto que
se recolheram logo.
13. (UMC-SP) Assinale o
período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se que você não
estuda.
d ) Comeu que ficou doente.
b) Falam que você não
estuda.
e) Quando saíres, irei contigo.
c) Fala-se tanto que você não estuda.
14. (UM-SP) "Enquanto a
universidade não se refizer da reforma universitária, que deixou de lado a
formação humanística, haverá espaço para este tipo de curso que vê na completa
diversidade do público uma prova de que não só a falência da universidade
empurra multidões para as novas salas de aula?"
O
período acima, composto por subordinação, constitui-se de:
a. cinco orações: duas adjetivas,
duas substantivas e uma principal
b. quatro orações: duas
substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco orações: uma adverbial,
duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas orações: uma adjetiva e
uma principal
e. cinco orações: uma adverbial,
duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
15. (UM-SP) Qual das orações
subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes,
precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o
portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro
tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia
euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de
acordo com as instruções do mestre.
16. (UM-SP) Assinale a
alternativa em que as orações destacadas no texto "Vou agradecer-lhe a
esmola que me fez, logo que possa sair" estão classificadas
corretamente:
a) subordinada substantiva
objetiva direta, subordinada adjetiva
b) subordinada adverbial
concessiva, subordinada adverbial temporal
c) subordinada adverbial
consecutiva, subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adjetiva,
subordinada adverbial concessiva
e) subordinada adjetiva,
subordinada adverbial temporal
17. (UM-SP) "... e eu
ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como
a última luz na varanda." A oração em destaque no
período acima classifica-se como:
a) subordinada substantiva objetiva
direta
b) subordinada adverbial causal
c) subordinada adverbial comparativa
d) subordinada adverbial conformativa
e) coordenada sindética explicativa
18. (UNIMEP) Assinale a
alternativa que, embora tenha valor de causa-conseqüência, não contém oração
adverbial causal:
a) Cheguei tarde, porque choveu
muito.
b) Como estava doente, não fui à
escola.
c) Estava tanto frio, que não saí de
casa.
d) Fiquei chateado, pois fui despedido.
e) Devo ir mal na prova, já que não
estudei.
19. (FCMPA-MG) Nos
períodos seguintes aparece, entre as orações, uma relação de concessão.
Assinale a letra correspondente ao período em que a relação é outra:
a) Embora estivesse doente, fiz tudo
o que me era possível.
b) Fiz tudo o que me era possível,
apesar de estar doente.
c) Mesmo estando doente, fiz tudo o
que me era possível.
d) Fiz tudo o que me era possível,
conquanto estivesse doente.
e) Fiz tudo o que me era possível,
mas estava doente.
20. (FUVEST) "Maria das
Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero luz." Os dois
pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as
orações. Que tipo de subordinação?
a) temporal
b) concessiva c)
final d) conclusiva
e) causal
Comentários
Postar um comentário