Bom dia queridos!
Seguem os exercícios que devem ser feitos em aula hoje e que serão, obrigatoriamente, vistados amanhã. Por favor façam com atenção. Bjus!
Leia este texto para responder às questões abaixo.
URGENTE!
Uma
CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.
consoláveis. Testemunha
Seguem os exercícios que devem ser feitos em aula hoje e que serão, obrigatoriamente, vistados amanhã. Por favor façam com atenção. Bjus!
Leia este texto para responder às questões abaixo.
URGENTE!
Uma
de
orvalho
caiu hoje, às 8h, do dedo anular
direito, do Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro
Seus restos
não foram
encontrados
A Polícia
não acre-
dita em
acidente
Suspei-
to: o
vento
Os meteoro-
logistas, os poetas e
os passarinhos choram in-
consoláveis. Testemunha
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do caminho!”
CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.
a) ( ) Uma notícia. c) ( ) Um anúncio.
b) ( ) Um poema. d) ( ) Uma reportagem.
2. A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem
a) ( ) de uma cruz; c) ( ) de passarinhos;
b) ( ) de uma gota de orvalho; d) ( ) do Cristo Redentor.
3. O poema lido:
a) ( ) não possui versos nem estrofes;
b) ( ) apresenta uma estrofe de vinte e três versos;
c) ( ) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes;
d) ( ) possui três estrofes de seis versos.
4. Qual a intenção do autor ao criar esse texto?
a) ( ) Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia.
b) ( ) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.
c) ( ) Informar ao leitor um fato de utilidade pública.
d) ( ) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.
5. Assinale a sequência de idéias apresentada na primeira estrofe do texto.
a) ( ) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, quando aconteceu; em seguida, ondeaconteceu; ao final, ele diz por que aconteceu.
b) ( ) Primeiro, o autor diz quando aconteceu; depois, o que aconteceu; em seguida, por que aconteceu; ao final, ele diz onde aconteceu.
c) ( ) Primeiro, o autor diz o que aconteceu; depois, por que aconteceu; em seguida, ondeaconteceu; ao final, ele diz quando aconteceu.
d) ( ) Não há sequência de idéias no texto.
6. Pela forma que o poeta escolheu para expressar suas idéias, é possível afirmar que, nesse texto, ele finge, simula, ser:
a) ( ) um policial; c) ( ) uma testemunha;
b) ( ) um turista; d) ( ) um jornalista, um repórter.
6. Quem é o suspeito de ter provocado a queda da gota de orvalho?
a) ( ) O Cristo Redentor. c) ( ) Os poetas.
b) ( ) O vento. d) ( ) Os pichadores.
7. Releia estes versos:
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do caminho!”
A quem se refere a palavra ela no último verso?
a) ( ) À testemunha. c) ( ) À gota de orvalho.
b) ( ) À polícia. d) ( ) À noite.
8. Explique o uso das aspas nos últimos versos.
9. Qual a função dos pontos de exclamação nesses versos?
10. O que você observou a respeito do emprego da letra maiúscula nesse poema?
Comentários
Postar um comentário