TRABALHO DE RECUPERAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - SEMÂNTICA
04 - A conversa entre Mafalda e seus amigos
09 – Observe o texto abaixo.
Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda
14 - Na busca constante pela sua evolução, o
ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas
últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram
obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo
um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do
concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente,
retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e
histórias cheias de vigor.
RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003.
Atualmente os artistas se apropriam de desenhos, charges, grafismos e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
a) Romero Brito. “Gisele e Tom”.
b) Andy Warhol. “Michael Jackson”.
c) Funny Filez. “Monabean
d) Andy Warhol. “Marilyn Monroe”.
e) Pablo Picasso. “Retrato de Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”.
15 – Leia o texto abaixo.
20 - O predomínio de adjetivações é comumente encontrado no texto:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - SEMÂNTICA
Observe
a charge a seguir para responder as questões 01 e 02.
01 - No plano linguístico, o humor da charge
A) tem como foco a imagem antagônica entre a palavra
riqueza e a figura do homem maltrapilho.
B) baseia-se no jogo polissêmico da palavra economia, ora empregada como ciência, ora como conter gastos.
B) baseia-se no jogo polissêmico da palavra economia, ora empregada como ciência, ora como conter gastos.
C) baseia-se na linguagem não verbal, que apresenta um
homem subnutrido como um exemplo de brasileiro.
D) está centrado na ironia com que é tratada a
produção de riquezas no Brasil.
E) reside na ideia de um morador de rua saber falar tão bem sobre assuntos como política, saúde e economia.
E) reside na ideia de um morador de rua saber falar tão bem sobre assuntos como política, saúde e economia.
02 - A primeira frase do personagem pode ser lida como uma
hipótese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de não estarem
ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relação estabelecida entre as duas
orações. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas orações, mantendo
o sentido, é
A) embora.
B) entretanto.
C) logo.
D) se.
E) pois.
03
– Observe os dois textos a seguir:
Texto
I
Época. 12 out. 2009 (adaptado).
Texto II
CONEXÃO
SEM FIO NO BRASIL
Onde
haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle
A
capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento
do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à
abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas
diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que
o advento do livro digital no Brasil
A) possibilitará o acesso das diferentes regiões do
país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por
meio da distribuição virtual.
B) criará a expectativa de viabilizar a democratização
da leitura, porém, esbarra na ineficiência do acesso à internet por meio da
telefonia celular, ainda deficiente no país.
C) fará com que os livros impressos tornem-se
obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais
gratuitamente distribuídos pela internet.
D) garantirá a democratização dos usos da
tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região
no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.
E) impulsionará o crescimento da qualidade da leitura
dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a
leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.
Leia a tira abaixo e responda à questão seguinte
Leia a tira abaixo e responda à questão seguinte
04 - A conversa entre Mafalda e seus amigos
A) revela a real dificuldade de entendimento
entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e
a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e
a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de
respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista
masculino nas discussões políticas para superar divergências
05 - A charge acima enfoca:
A) a alienação da juventude, através da linguagem
não-verbal.
B) o analfabetismo digital, através da linguagem
verbal.
C) a dependência digital da juventude atual,
através da linguagem mista.
D) um alerta à responsabilidade com o meio,
embora se viva na era digital.
E) um contraste entre a juventude atual e a
juventude digital.
Texto 1
Escola pública está
três anos atrás da privada
Aluno do nível
fundamental pago supera jovem em ensino médio estatal
Aluno que estudou pelo
menos oito anos no ensino fundamental numa escola privada sabe, em média, mais
do que jovem que se forma no ensino médio público, curso que dura três anos a
mais, no mínimo.
A conclusão aparece no
resultado do Ideb, principal indicador de qualidade de ensino do Ministério da
Educação, que será divulgado hoje. Os testes avaliam português e matemática.
Em matemática, a média
dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos
numa escala de zero a 500. Na escola pública, ao fim do ensino médio, com três
anos a mais de aulas, a média é de apenas 266.
Segundo especialistas,
o nível socioeconômico da família do aluno é preponderante no seu desempenho e
por isso a rede privada tem as melhores notas.
Folha de São Paulo, 05/07/2010 (capa).
06 - Com relação ao texto 1, está correto afirmar que
A) o texto conta a história de um aluno que
terminou o ensino fundamental e obteve uma nota maior que um aluno concluinte
do ensino médio.
B) o Ideb afirma que as notas de alunos da
escola pública são menores porque a família deles é mais pobre.
C) os alunos que terminam o ensino médio não
alcançam 50% da nota esperada pelo Ideb.
D) o melhor rendimento dos alunos que estudam em
escola paga, de acordo com a Folha de São Paulo, se deve ao nível
econômico de suas famílias.
E) as notas apresentadas pelos alunos que se
formam no ensino médio público é inferior às notas apresentadas pelos alunos
concluintes do ensino fundamental privado.
07 - O humor presente na tirinha decorre
principalmente do fato de a personagem Mafalda
A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder
ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante
quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos,
um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de
desemprego”, mesmo sendo criança
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada
ao dedo indicador dos patrões.
08
– Observe a imagem.
Disponível
em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).
O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que
O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que
A)
o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas
climáticos.
B)
a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água
marinha.
C)
a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das
calotas polares.
D)
o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce
potável do mundo.
E)
a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos
problemas ambientais.
09 – Observe o texto abaixo.
O que a internet esconde de você
Sites
de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu
amigo — e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você
pode acessar, há 400 outros invisíveis. Prepare-se para conhecer o
lado oculto da internet.
GRAVATÁ, A. Superinteressante, São Paulo, ed. 297, nov. 2011
(adaptado).
Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda
A) representa a amplitude de informações que
compõem a internet, às quais temos acesso em redes sociais e sites de
busca.
B) faz uma denúncia quanto às informações que
são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido
conotativo.
C) diz respeito a um buraco negro digital, onde
estão escondidas as informações buscadas pelo usuário nos sites que
acessa.
D) está associada a um conjunto de restrições
sociais presentes na vida daqueles que estão sempre
conectados à internet.
conectados à internet.
E) remete às bases de dados da web, protegidas
por senhas ou assinaturas e às quais o navegador não
tem acesso.
tem acesso.
10 – Observe o texto abaixo:
MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR
E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.
Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como
práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo.
Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo
básico é
A) definir regras de comportamento social pautadas no
combate ao consumismo exagerado.
B) influenciar o comportamento do leitor, por meio de
apelos que visam à adesão ao consumo.
C) defender a importância do conhecimento de informática
pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas
classes sociais economicamente desfavorecidas.
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que
a máquina, mesmo a mais moderna.
11 - Partindo do pressuposto de que um texto
estrutura-se a partir de características gerais de um determinado gênero,
identifique os gêneros descritos a seguir:
I. Tem como principal característica transmitir a
opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas
revistas têm uma seção dedicada a esse gênero.
II. Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado
para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o
momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de
imagens;
III. Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada
à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal
característica é a brevidade;
IV. Linguagem linear e curta, envolve poucas
personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em
um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente
para um desfecho;
V. Esse gênero é predominantemente utilizado em
manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos,
entre outros.
São, respectivamente:
A) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e
carta argumentativa.
B) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
C) entrevista, poesia, crônica, conto, texto
instrucional.
D) entrevista, poesia, conto, crônica, texto
instrucional.
E) texto instrucional, crônica, entrevista, carta e
carta argumentativa.
12 – Observe o texto abaixo:
Câncer 21/06 a 21/07
O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua
autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda
engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à
tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas
ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a
família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é
palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será
testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias
carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais
– sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu
contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato
mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A
análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A) vender
um produto anunciado.
B) informar
sobre astronomia.
C) ensinar
os cuidados com a saúde.
D) expor
a opinião de leitores em um jornal.
E) aconselhar
sobre amor, família, saúde, trabalho.
13 - Leia o texto a seguir para responder à questão:
A outra noite
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite,
uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de
táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em
cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens
feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho,
alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer
aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
- O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua
conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e
enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
- Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o
céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se
sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
- Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um
“boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como
se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Rubem Braga
Analisando as principais características do texto
lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:
A) Conto.
B) Poesia.
C) Prosa.
D) Crônica
E) Diário
RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003.
Atualmente os artistas se apropriam de desenhos, charges, grafismos e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
a) Romero Brito. “Gisele e Tom”.
b) Andy Warhol. “Michael Jackson”.
c) Funny Filez. “Monabean
d) Andy Warhol. “Marilyn Monroe”.
e) Pablo Picasso. “Retrato de Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”.
15 – Leia o texto abaixo.
O Chat
e sua linguagem virtual
O significado da palavra chat vem do inglês e
quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é
necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que
chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a
opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”,
salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo,
entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie
de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas
restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade
informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças
e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária.
Segundo o texto, o chat proporciona a
ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma vez que
nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de
interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de
comunicação porque
a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos
indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da
comunicação em tempo real.
b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas
pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por
autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários
que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que
disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo
permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
e) limita a
quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de
garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
16 – Leia o texto a seguir:
O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na
divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 10 km de redes usadas por
pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um
impacto temporário na atividade na região, a medida visa preservá-la ao longo
prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de
peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.
Época. 23 mar. 2009 (adaptado).
A notícia acima, do ponto de vista de seus elementos
constitutivos,
a)
apresenta argumentos contrários
à pesca ilegal.
b)
tem um título que resume o
conteúdo do texto.
c)
informa sobre uma ação, a
finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d)
dirige-se aos órgãos
governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e)
introduz um fato com a
finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
e)
limita a quantidade de
participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e
eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
17 – Leia
o texto a seguir:
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista,
contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e
ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de
um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D.
Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior
escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela
madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na
escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com.
Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros
textuais, o texto citado constitui-se de
a)
fatos ficcionais, relacionados
com outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b)
representações generalizadas
acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
c)
explicações da vida de um
renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus
principais feitos.
d)
questões controversas e fatos
diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade
familiar em detrimento de seus feitos públicos.
e)
apresentação da vida de uma
personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um
estilo marcado por linguagem objetiva.
18 –
Observe o texto a seguir:
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou
ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX.
Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar
seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com
a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita
Malfatti e outros artistas modernistas
a)
buscaram libertar a arte
brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a
originalidade e os temas nacionais.
b)
defenderam a liberdade limitada
de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação
artística nacional.
c)
representaram a ideia de que a
arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática
educativa
d)
mantiveram fielmente a realidade
nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada a uma
tradição acadêmica.
e)
buscaram a liberdade na
composição de suas figuras, respeitando os limites de temas abordados.
19
- 1. (EV)
Sobre o texto narrativo, pode-se afirmar:
a) A estrutura textual é semelhante ao texto
descritivo
b) A postura do autor é de argumentador
c) Há, exaustivamente, o uso de presente do
indicativo.
d) Não apresenta clímax em sua estrutura
e) O enredo é prioritário
20 - O predomínio de adjetivações é comumente encontrado no texto:
a) Narrativo
b) Informativo
c) Descritivo
d) Dissertativo
e) Epistolar
21 - Duas características são representativas do
modo de organização dissertativa, assinale-as:
a) Introdução e clímax
a) Introdução e clímax
b) Argumentação e sensação
c) Seqüência de fatos e de aspectos
d) Verbos de ação e objetividade
e) Convencimento e descrição
22 - Leia o texto a seguir:
Para fazer uma boa compra no ramo imobiliário,
não basta ter dinheiro na mão. É imprescindível que o comprador seja frio,
calculista e bem informado. Na hora de comprar um imóvel, a emoção é um dos
maiores inimigos de um bom negócio. Assim, por mais que se goste de uma casa,
convém manter sempre um certo ar de contrariedade. Se o vendedor perceber
qualquer sinal de emoção, isso poderá custar dinheiro ao comprador. Não é por
outra razão que quem compra para especular ou apenas para investir costuma
conseguir um melhor negócio do que quem está à procura de um lugar para morar.
Segundo o texto:
Segundo o texto:
a) Os vendedores, via de regra, buscam ludibriar
os compradores, e vice-versa.
b) O vendedor costuma aumentar o preço do imóvel
quando o comprador não está bem informado sobre o mercado de valores.
c) O mercado imobiliário oferece bons
investimentos apenas para quem pretende especular.
d) No ramo imobiliário, uma atitude que aparente
indiferença pode propiciar negócio mais vantajoso para o comprador.
e) No mercado imobiliário, o comprador realiza
melhor negócio adquirindo uma propriedade de que não tenha gostado muito.
23 - Segundo o mesmo texto:
a) Quanto maior a disponibilidade financeira do
comprador, maior a probabilidade de sucesso no negócio imobiliário.
b) Disponibilidade econômica não é o único fator
que possibilita a realização de um bom negócio.
c) O vendedor, por preferir negociar com
investidores, desfavorece o comprador da casa própria.
d) Gostar de uma casa é psicologicamente
importante em qualquer tipo de compra, seja ela para residência ou para investimento.
e) O mercado imobiliário oferece oportunidades
mais seguras para o investidor que para o especulador.
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