1. (UC-MG) Graciliano Ramos é autor que, no
Modernismo, faz parte da:
- fase destruidora,
que procura romper com o passado.
- segunda fase, em
que se destaca a ficção regionalista.
- fase irreverente,
que busca motivos no primitivismo.
- geração de 45,
que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
- década de 60, que
transcendentaliza o regionalismo.
2.
(EU-Maringá)
"A
cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando
até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as
pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela,
esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou
de novo a arma ao rosto..."
O excerto
acima apresenta uma cena da obra:
- Angústia
- Vidas Secas
- Doidinho
- Dom Casmurro
- Menino do Engenho
3.
(PUCCAMP) Em
sua obra, "a tendência regionalista acaba assumindo a característica de
experiência estética universal, compreendendo a fusão entre o real e o mágico,
de forma a radicalizar os processos mentais e verbais inerentes ao contexto
fornecedor de matéria-prima. O folclórico, o pitoresco e o documental cedem
lugar a uma maneira nova de repensar as dimensões da cultura, flagrada em suas
articulações no mundo da linguagem".
Esse
conjunto de características descreve a obra de:
- Clarice Lispector
- José Cândido de Carvalho
- Erico Verissimo
- Jorge Amado
- Guimarães Rosa
4.
(PUCCAMP) O
isolamento social e cultura de uma família de retirantes nordestinos e a
tragédia do ciúme, provocada por um incontrolável sentimento de posse, são os
temas centrais de dois grandes romances de Graciliano Ramos, respectivamente:
- Vidas Secas e São Bernardo
- São
Bernardo e Vidas
Secas
- Caetés e Angústia
- Angústia e Caetés
- São Bernardo e Angústia
5.
(VUNESP) Leia
com atenção o texto a seguir:
"–
Ara, ara, bichinha. antes pelesses mundões, viu-que-te-viu, avistei deparado
muito que assim-assim, luziluzindo, eu figurava rindo que nem-nem. apois. A
senhora tolere. Não gloso. Deus esteja, que-que vem a ser isso que nem-nem o
que for?"
Neste
trecho, extraído da obra Vencecavalo e o outro povo, o autor, João
Ubaldo Ribeiro, alude parodisticamente ao estilo de:
- Graciliano Ramos
- José Lins do Rego
- João Guimarães
rosa
- Osman Lins
- Dalton Trevisan
6.
(VUNESP)
"Descendente
de senhores de engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e
poética oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro
intenso da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de
homens e mulheres que representam a gama étnica e social da região".
O trecho
acima refere-se ao autor de
- Vidas Secas
- Fogo Morto
- Grande Sertão:
veredas
- A Hora da Estrela
- Tempo e o Vento
7.
(PUCCAMP)
"O
romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, por um velho
fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do livro, os fatos
são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza com o
fantástico."
As
afirmações acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro
moderno:
- Saragana, de João Guimarães Rosa.
- Cangaceiros, de José Lins do Rego.
- Menino do Engenho, de José Lins do Rego.
- Grande Sertão:
veredas, de João
Guimarães Rosa.
- Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
8. (UFPA) Em fevereiro de 1909, Marinetti
publicou na Europa um manifesto cujas idéias desencadearam o:
- Dadaísmo
- Futurismo
- Surrealismo
- Romantismo
- Simbolismo.
9. (UFPA) As idéias de Marinetti
influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros
seguiram:
- a exacerbação do
nacional e a sintaxe tradicional.
- a paixão pela
metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
- a negação do
passado e o uso de palavras em liberdade.
- conceito de
felicidade na vida em contato com a natureza e a fé na razão e na ciência.
- gosto pelo
psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
10.
(PUC-RJ) O
movimento artístico-literário que mobilizou parcela significativa da
intelectualidade brasileira durante a década de 20 e procurou romper com os
padrões europeus da criação tinha como proposta:
- a
tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente
nas diferentes formas de manifestação artística.
- a
tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do
índio brasileiro.
- a
valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre
a nossa sintaxe.
- a
tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da
nacionalidade, ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
- a
desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos
brasileiros.
Assinale:
- se somente as
afirmativas I e IV estiverem corretas.
- se somente as
afirmativas I e V estiverem corretas.
- se somente as
afirmativas II e III estiverem corretas.
- se somente as
afirmativas III e IV estiverem corretas.
- se somente as
afirmativas II e V estiverem corretas.
11.
(PUCSP) A
Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu
todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado
colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e
valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:
- romance
regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos
românticos da vida sertaneja.
- a
escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos
clássicos.
- movimento
redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando
nossa realidade.
- os
modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do
barroco português.
- a
preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da
colonização.
12.
(FIUbe-MG) O
Modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente
brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento
estético, no Brasil, sofreram influências:
- do futurismo
- do Concretismo
- do Hiper-realismo
- da arte popular
- da arte cinética.
13.
(UCP-PR) Movimento
literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como
o Futurismo e o Surrealismo:
- Modernismo
- Parnasianismo
- Romantismo
- Realismo
- Simbolismo
14. (UFPE)
- Com o Modernismo,
desenvolveu-se a preocupação de valorizar nossa tradição artística,
sobretudo teve início um verdadeiro trabalho de retomada crítica da nossa
produção literária do passado.
- A Semana de Arte
Moderna foi, não resta dúvida, um acontecimento marcado por idéias
renovadoras; não se pode negar, contudo, o fato de ter desencadeado certas
conseqüências negativas; uma delas, por exemplo, foi certo clima de
intranqüilidade, tanto no aspecto social como no ideológico.
- A primeira fase
do movimento modernista no Brasil foi marcada por um comportamento
iconoclasta; a utilização do poema-piada, da liberdade de expressão, do
coloquialismo na linguagem literária atestam certo nível de irreverência
típica dessa fase.
Responda:
- se as
três estiverem certas
- se I e II
estiverem certas.
- se II e
III estiverem certas.
- se I e
III estiverem certas.
- se
nenhuma estiver certa.
15.
(UCP-PR) Baseando-se
no trecho abaixo, responda obedecendo ao código.
"Trem
de ferro
Café com
pão
Café com
pão
Café com
pão
Virge
Maria que foi isto maquinista?"
(Manuel
Bandeira)
- A
significação do trecho provém da sugestão sonora.
- O poeta
utiliza expressões da fala popular brasileira.
- A
temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo.
- se I, II
e III forem corretas.
- se I e
II forem corretas e III incorreta.
- se I, II
e III forem incorretas.
- se I for
incorreta e II e III corretas.
- se I e
II forem incorretas e apenas III correta.
16.
(FESP-PE)
"Quando
as casas baixarem de preço,/ Laura Moura, prenda minha,/ Uma delas será sua sem
favor./ Lá fora a bulha da cidade/ Disfarçará nosso prazer.../ E a gente, numa
rede maranhense,/ Ao som dum jazz bem blue,/ Balancearemos no calor da noite,/
Sonhando com o sertão."
Assinale a
afirmativa que não constitui característica do Modernismo e que, assim, não se
aplica ao texto acima.
- Valorização
poética de aspectos da realidade tradicionalmente considerados prosaicos.
- Utilização de
versos simétricos, porém brancos.
- Integração na
nossa cultura de manifestações artísticas estrangeiras.
- Síntese poética
da nacionalidade pela integração de diversos aspectos culturais do país.
- Aproximação dos
padrões da linguagem coloquial.
17.
(UCP-PR) Ano
decisivo para o Modernismo brasileiro é 1917, já que nele aparecem produções
que iriam revolucionar a arte literária brasileira. Da lista abaixo, o que
apareceu pela primeira vez em 1917?
- Wilson
Martins: O Modernismo e Mário da Silva Brito: Antecedentes
da Semana de Arte Moderna.
- Monteiro
Lobato: Urupês e Manuel Bandeira: Carnaval.
- Anita
Malfatti: Homem amarelo e Mulher de cabelos verdes e Di
Cavalcanti: Carnaval.
- Mário de
Andrade: Paulicéia desvairada e Graça Aranha: Canaã.
- Menotti del
Picchia: Juca Mulato e Manuel Bandeira: A cinza
das horas.
18.
(PUC-RS)
"O
que eu adoro em tua natureza,
Não é o
profundo instinto maternal
Em teu
flanco aberto como uma ferida.
Nem tua
pureza. Nem tua impureza.
O que eu
adoro em ti – lastima-me e consola-me!
O que eu
adoro em ti, é a vida."
A estrofe
acima é um exemplo do traço de ..... e de ..... que existe na obra de Manuel
Bandeira.
- rebeldia - ódio
pela vida
- melancolia -
indiferença pelo mundo
- ternura - paixão
pela existência
- saudade - medo ao
cotidiano
- amargura -
conformismo com o destino
19.
(FMABC-SP) De
Manuel Bandeira, é válido dizer que:
- foi um poeta
típico do período crepuscular anterior ao Modernismo.
- voltou-se
sobretudo para o mundo interior, procurando captar, com sua sensibilidade
delicada, as nuanças da sombra, do indefinido, da morte.
- foi um dos
grandes agitadores da literatura brasileira e, em sua obra, salientam-se
experiências semânticas que fazem dele um precursor da poesia concreta.
- soube conciliar a
notação intimista com o registro do mundo exterior, e sua obra poética
abrange desde poemas de tom parnasiano até experiências concretistas.
- exaltou a cidade
natal, fez a apologia da preguiça criadora, valorizou os mitos amazônicos.
20.
(VUNESP) Embora
tenha publicado dois livros de poesia caracterizadamente modernista, Manuel
Bandeira manteve sempre muita independência em relação às diversas correntes
literárias. Assinale a alternativa que apresenta os títulos corretos de suas
obras modernistas, bem como uma de suas características mais marcantes:
- Clan do Jabuti e Libertinagem, singeleza
formal.
- Remate de males e O ritmo dissoluto,
virtuosismo rítmico.
- A cinza das horas e Carnaval, ardente e
contido sopro erótico.
- Losango cáqui e Mafuá do malungo,
expressão do nacional.
- ritmo dissoluto e Libertinagem, incorporação
do prosaico.
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