Boa noite queridos!
Começando os trabalhos de 2018!!!
Esses exercícios podem ser impressos, mas as justificativas serão vistadas e corrigidas em sala na próxima semana. Qualquer dúvida me avisem!
Começando os trabalhos de 2018!!!
Esses exercícios podem ser impressos, mas as justificativas serão vistadas e corrigidas em sala na próxima semana. Qualquer dúvida me avisem!
1.(UNIFESP) TEXTO PARA
A QUESTÃO:
TEXTO I
Ao longo do sereno
Tejo, suave e brando,
Num vale de altas árvores sombrio,
Estava o triste Almeno
Suspiros espalhando
Ao vento, e doces lágrimas ao rio.
(Luís de Camões, Ao longo do sereno.)
TEXTO II
Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas,
so aqueste ramo destas auelanas
e quen for louçana, como nós, louçanas,
se amigo amar,
so aqueste ramo destas auelanas
uerrá baylar.
(Aires Nunes. In Nunes, J. J., Crestomatia
arcaica.)
TEXTO III
Tão cedo passa tudo quanto passa!
morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.
(Fernando Pessoa, Obra poética.)
TEXTO IV
Os privilégios que os Reis
Não podem dar, pode Amor,
Que faz qualquer amador
Livre das humanas leis.
mortes e guerras cruéis,
Ferro, frio, fogo e neve,
Tudo sofre quem o serve.
(Luís de Camões, Obra completa.)
TEXTO V
As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...)
(Mário de Sá Carneiro, Poesias.)
A alternativa que indica texto que faz parte
da poesia medieval da fase trovadoresca é
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
2. (FUVEST)
Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher
amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo
corresponde ao Renascimento.Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
b) o Trovadorismo
corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo
corresponde ao Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o
Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o
Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.
3. (FUVEST) O Trovadorismo,
quanto ao tempo em que se instala:
a) tem
concepções clássicas do fazer poético.
b) é
rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c) estabeleceu-se
num longo período que dura 10 séculos.
d) tinha
como concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis.
e) reflete
as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
4.(UNESP) Leia e
observe com atenção a composição seguinte:
"Ay flores, ay
flores do verde pinho,
se sabedes novas do
meu amigo!
ay Deus, e hu é1?
1 E hu é: onde está
Ay flores, ay flores
do verde ramo,
se sabedes novas do
meu amado!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes novas do
meu amigo,
aquel que mentiu no
que pôs comigo!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes novas do
meu amado,
aquel que mentiu no
que me há jurado!
ay Deus, e hu é?”
A composição anterior,
parcialmente transcrita, pertence à lírica medieval da Península Ibérica. Ela
tem autor desconhecido, arte poética própria e características definidas do
lirismo trovadoresco, podendo-se ainda descobrir o nome pelo qual composições
idênticas são conhecidas.
Em uma das
alternativas indicadas acham-se todos os elementos que correspondem a essas
afirmações.
a) O autor é Paio
Soares de Taveirós. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância
vocálica e o refrão. O poeta pergunta pelo seu amigo.
b) O autor é Nuno
Fernandes Torneol. Destaca-se o refrão como interpelação à natureza. Trata-se
de uma cantiga de amigo.
c) O autor é el-rei
D.Dinis. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o
refrão. O poeta canta na voz de uma mulher e pergunta pelo amado, porque é uma
cantiga de amigo.
d) O autor é Fernando
Pessoa. Destaca-se a alternância vocálica. Trata-se da teoria do fingimento,
que já existia no lirismo medieval.
e) O autor é Martim
Codax. Destaca-se o ambiente campestre. O poeta espera que os pinheiros
respondam à sua pergunta.
5. (UNIFESP)
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
O título do poema de
Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a
idéia de poder retoma o conceito de
a) fé religiosa.
b) relação de
vassalagem.
c) idealização do
amor.
d) saudade de um ente
distante.
e) igualdade entre as
pessoas.
6. (UNIFESP) Leia
a cantiga seguinte, de Joan Garcia de Guilhade.
Un cavalo non comeu
á seis meses nen
s’ergueu
mais prougu’a Deus que
choveu,
creceu a erva,
e per cabo si paceu,
e já se leva!
Seu dono non lhi
buscou
cevada neno ferrou:
mai-lo bon tempo
tornou,
creceu a erva,
e paceu, e arriçou,
e já se leva!
Seu dono non lhi quis
dar
cevada, neno ferrar;
mais, cabo dum lamaçal
creceu a erva,
e paceu, e arriç’ar,
e já se leva!
(CD Cantigas from the
Court of Dom Dinis. harmonia mundi
usa, 1995.)
A leitura permite
afirmar que se trata de uma cantiga de
a) escárnio, em que se
critica a atitude do dono do cavalo, que dele não cuidara, mas graças ao bom
tempo e à chuva, o mato cresceu e o animal pôde recuperar-se sozinho.
b) amor, em que se
mostra o amor de Deus com o cavalo que, abandonado pelo dono, comeu a erva que
cresceu graças à chuva e ao bom tempo.
c) escárnio, na qual
se conta a divertida história do cavalo que, graças ao bom tempo e à chuva,
alimentou-se, recuperou-se e pôde, então, fugir do dono que o maltratava.
d) amigo, em que se
mostra que o dono do cavalo não lhe buscou cevada nem o ferrou por causa do mau
tempo e da chuva que Deus mandou, mas mesmo assim o cavalo pôde recuperar-se.
e) mal-dizer,
satirizando a atitude do dono que ferrou o cavalo, mas esqueceu-se de
alimentá-lo, deixando-o entregue à própria sorte para obter alimento.
7. (FUVEST) Sobre
o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que:
a) sua
produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se
em: poesia(cantigas) e prosa (novelas de
cavalaria).
b) utilizou
largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica.
c) a
produção poética daquela época pode ser dividida em lírico-amorosa e prosa
doutrinária.
d) as
cantigas de amigo têm influência provençal.
e) a
prosa trovadoresca tinha claro objetivo de divertir a nobreza, por isso têm
cunho satírico.
8. (MACKENZIE)
Sobre a poesia
trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o
pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores
altamente moralistas.
b) representou um
claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais
baixos da sociedade.
c) pode ser dividida
em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua
realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de
amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico
feminino.
9. (MACKENZIE)
Assinale a alternativa
INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural
ou familiar.
b) O trovador assume o
eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem
provençal.
d) Expressam a
"coita" amorosa do trovador, por amar uma dama
inacessível.
e) A mulher é um ser
superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do
trovador.
10. (MACKENZIE)
Em meados do século
XIV, a poesia trovadoresca entra em decadência, surgindo, em seu lugar, uma nova
forma de poesia, totalmente distanciada da música, apresentando amadurecimento
técnico, com novos recursos estilísticos e novas formas poemáticas, como a
trova, a esparsa e o vilancete.
Assinale a alternativa
em que há um trecho representativo de tal tendência.
a) Non chegou, madre,
o meu amigo,
e oje est o prazo
saido!
Ai, madre, moiro
d'amor!
b) Êstes olhos nunca
perderán,
senhor, gran coita,
mentr'eu vivo fôr;
e direi-vos fremosa,
mia senhor,
dêstes meus olhos a
coita que han:
choran e cegan,
quand'alguém non veen,
e ora cegan por alguen
que veen.
c) Meu amor, tanto vos
amo,
que meu desejo não
ousa
desejar nehua cousa.
Porque, se a
desejasse,
logo a esperaria,e se
eu a esperasse,
sei que vós anojaria:
mil vezes a morte
chamo
e meu desejo não ousa
desejar-me outra
cousa.
d) Amigos, non poss'eu
negar
a gran coita que
d'amor hei,
ca me vejo sandeu
andar,
e con sandece o direi:
os olhos verdes que eu
vi
me fazen ora andar
assi.
e) Ai! dona fea,
foste-vos queixar
por (que) vos nunca
louv'em meu cantar;
mais ora quero fazer
um cantar,
em que vos loarei toda
via;
e vedes como vos quero
loar.
dona fea, velha e
sandia!
11. (MACKENZIE)
“Ai dona fea!
foste-vos queixar
porque vos nunca
louv’em meu trobar
mais ora quero fazer
um cantar
em que vos loarei toda
via
e vedes como vos quero
loar:
dona fea, velha e
sandia!”
Assinale a informação
correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:
a) é cantiga
satírica
b) foi o primeiro
documento escrito em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga
de amigo
d) foi escrita durante
o Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto
da Feira
12. (MACKENZIE)
As narrativas que
envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta
pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno,
furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada, esse herói é sempre:
a) pouco dedicado
b) infiel
c) devotado
d) indelicado
e) ausente e belicoso
13. (MACKENZIE/ADAPTADA)
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá
cedo!
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá
cedo!
Martim Codax
Obs.: verrá = virá
levado = agitado
Assinale a afirmativa
correta sobre o texto.
a) Nessa cantiga de
amigo, o eu lírico masculino manifesta a Deus seu sofrimento amoroso.
b) Nessa cantiga de
amor, o eu lírico feminino dirige-se a Deus para lamentar a morte do ser amado.
c) Nessa cantiga de
amigo, o eu lírico masculino manifesta às ondas do mar sua angústia pela perda
do amigo em trágico naufrágio.
d) Nessa cantiga de
amor, o eu lírico masculino dirige-se às ondas do mar para expressar sua
solidão.
e) Nessa cantiga de
amigo, o eu lírico feminino dirige-se às ondas do mar para expressar sua
ansiedade com relação à volta do amado.
14. (MACKENZIE)
Assinale a afirmativa
correta com relação ao Trovadorismo.
a) Um dos temas mais
explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres
e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se
especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a
cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande
prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da
Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos
formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também
a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas
oralmente.
e) Tanto no plano
temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência
dos padrões estéticos greco-romanos.
15. (MACKENZIE/ADAPTADA)
Utilizando como base o
texto a seguir, responda à questão.
1. Me sinto com a cara
no chão, mas a verdade precisa
2 ser dita ao menos
uma vez: aos 52 anos eu ignorava
3. a admirável forma
lírica da canção paralelística
4. (…).
5. O “Cantar de amor”
foi fruto de meses de leitura
6. dos cancioneiros.
Li tanto e tão seguidamente aquelas
7. deliciosas
cantigas, que fiquei com a cabeça
8. cheia de “velidas”
e “mha senhor” e “nula ren”;
9. sonhava com as
ondas do mar de Vigo e com romarias
10. a San Servando. O
único jeito de me livrar da
11. obsessão era fazer
uma cantiga.
Manuel Bandeira
No texto, o autor.
a) manifesta sua
resistência à obrigatoriedade de ler textos medievais durante o período de
formação acadêmica.
b) utiliza a expressão
cabeça cheia (linha 08) para depreciar as formas linguísticas do
galaico-português, como “mha senhor” e “nula ren” (linhas 08 e 09).
c) relata
circunstâncias que o levaram a compor um poema que recupera a tradição
medieval.
d) emprega a palavra
cancioneiros (linha 06) em substituição a “poetas”, uma vez que os textos
medievais eram cantados.
e) usa a expressão
deliciosas cantigas (linha 07) em sentido irônico, já que os modernistas
consideraram medíocres os estilos do passado
Comentários
Postar um comentário