Boa tarde queridos...
Segue o tema de redação de vocês... combinarei em sala o dia de entrega.
Qualquer dúvida me avisem!
Segue o tema de redação de vocês... combinarei em sala o dia de entrega.
Qualquer dúvida me avisem!
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Objetificação
da mulher na publicidade brasileira”, apresentando proposta de intervenção
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
BRASÍLIA – Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê a
proibição de publicidade que exponha ou estimule a agressão ou violência sexual
contra as mulheres. O desrespeito às regras pode levar à multa que varia de R$
5 mil a R$ 200 mil, além de suspensão da propaganda e advertência.
A proposta em análise foi enviada à Câmara em setembro do ano passado
pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). “O papel da publicidade se mostra
por vezes contraproducente ao perpetuar o machismo em nossa sociedade, atuando
na direção contrária à igualdade de gênero”, justifica a autora.
O texto cita como exemplo as propagandas de cerveja. “É rotineiro o
emprego da imagem feminina na publicidade como objeto prontamente disponível
para a satisfação dos desejos masculinos. Essa realidade é muito nítida no caso
de propaganda de cervejas, comumente tido como um produto de interesse
predominantemente masculino, mas por vezes se manifesta também na publicidade
de muitos outros produtos, às vezes sutilmente e outras vezes nem tão
sutilmente assim”, argumenta.
As regras valem para qualquer meio de comunicação impresso, eletrônico
ou audiovisual. De acordo com o texto, “os anúncios não poderão expor, divulgar
ou estimular a violência sexual, o estupro e a violência contra a mulher”. Está
vedado ainda conteúdo vinculado à misoginia e ao sexismo.
A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia,
Comunicação e Informática, Defesa dos Direitos da Mulher, de Constituição e
Justiça, e de Cidadania.
Disponível em
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,projeto-preve-multa-de-ate-r-200-mil-para-publicidade-que-objetifica-mulher,70001669689
Acesso em 10 abril 2017
TEXTO II
Objetificação sexual, de acordo com Heldman (2012) é a representação de
uma pessoa como um objeto sexual. Esta representação é feita principalmente com
mulheres, e se dá quando a individualidade das pessoas é retirada, e estas são
exibidas apenas pelo seu corpo, que é comparado a um objeto ou mercadoria. Isso
pode ser feito através da representação de corpos sem o rosto, ou como apoio
para objetos, por exemplo. A objetificação sexual fica muito clara quando
observamos a representação da mulher nas propagandas televisivas e anúncios. A
maneira como a mulher é representada na publicidade tem grande influência na
maneira com que ela é vista e tratada na sociedade. Isso se deve ao fato de
que, de acordo com Silva (1976), a propaganda tem um sentido político de
divulgação de doutrinas, opiniões, informações e afirmações baseados em fatos,
verdadeiros ou falsos, com o objetivo de influenciar o comportamento do
público. Portanto, podemos ver que a propaganda é um elemento chave na criação
e disseminação de valores sociais. De acordo com Lourenço, Artemenko e
Bragaglia (2014, p.13), “é inegável que a submissão e a ‘objetificação’ do
público feminino se traduziram em efeitos nocivos à sobrevivência igualitária
entre os gêneros”.
Disponível em:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/140273/000990769.pdf?sequence=1
Acesso em 10 abril 2017
TEXTO III
Disponível em:
http://www.politize.com.br/o-que-e-objetificacao-da-mulher/ Acesso em 10 abril
2017
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da redação deve ser feito no
espaço apropriado.
·
O texto definitivo deve ser escrito à
tinta, na própria folha, em até 30 linhas.
·
A redação que apresentar cópia dos
textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado
para efeito de correção.
Receberá
nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
·
tiver até 7 (sete) linhas escritas,
sendo considerada “insuficiente”.
·
fugir ao tema ou que não atender ao
tipo dissertativo-argumentativo.
·
apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos.
·
apresentar parte do texto
deliberadamente desconectada com o tema proposto.
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