TEMA: O vício em games como
transtorno mental e as suas implicações
Texto I
“Pode haver problemas por trás dos olhares fixos da garotada que dedica tempo e energia demais aos videogames. Uma pesquisa feita na Ásia com 3.000 crianças em idade escolar indicou que uma em cada dez era ‘viciada’ em games.
“Pode haver problemas por trás dos olhares fixos da garotada que dedica tempo e energia demais aos videogames. Uma pesquisa feita na Ásia com 3.000 crianças em idade escolar indicou que uma em cada dez era ‘viciada’ em games.
Segundo os pesquisadores, apesar de as
crianças já apresentarem problemas comportamentais, o uso excessivo de
videogames aparentemente agravou os distúrbios. De acordo com Douglas Gentile,
diretor do laboratório de pesquisa de mídia da Universidade do Estado de Iowa,
‘quando as crianças se viciam, depressão, ansiedade e fobias sociais se
agravam. Quando elas conseguem superar o vício, esses problemas melhoram.’
Ele diz que nem os pais nem os serviços
de saúde estão prestando atenção suficiente nos efeitos dos videogames sobre a
saúde mental das crianças.
– Tendemos a abordá-los como
entretenimento, como apenas um jogo, e a esquecer que o entretenimento também
nos afeta. De fato, se não nos afeta, o definimos como ‘entediante’.
No levantamento, as crianças disseram que
jogavam videogame, em média, por 20 horas por semana. Entre 9% e 12% dos
meninos foram considerados como viciados pela pesquisa, contra 3% a 5% no caso
das meninas. […]”
Fonte:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-liga-uso-de-games-a-depressao-ansiedade-e-problemas-de-relacionamento-20110117.html
Texto II
“Pela primeira vez, vício em games é considerado distúrbio
mental pela OMS
Comportamento viciado em videogame, sem
controle de frequência e intensidade, pode representar um problema de saúde
mental.
O vício em jogos de videogame passou a
ser considerado pela primeira vez um distúrbio mental pela Organização Mundial
da Saúde.
A 11ª Classificação Internacional de
Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de “distúrbio de games”. O
documento descreve o problema como padrão de comportamento frequente ou
persistente de vício em games, tão grave que leva “a preferir os jogos a qualquer
outro interesse na vida. […]”
Fonte:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/pela-primeira-vez-vicio-em-games-e-considerado-disturbio-mental-pela-oms.ghtml
Texto III
Fonte:
http://www.aascj.org.br/home/2012/07/o-bom-senso-materno-e-paterno-no-controle-dos-jogos-de-internet-utilizados-pelos-filhos/
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