CJMJ - Exercícios de Revisão - Interpretação - 1 ano


01 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

O mundo muda
       Os ideais de esquerda nasceram em meados do século XIX e ganharam corpo no começo do século XX, com a revolução de 1917. Com o nascimento da União Soviética, o ideal comunista ganhou corpo, deixou de ser mera utopia para se tornar realidade. O sonho de uma sociedade igualitária, em que os trabalhadores seriam os dirigentes da nação e em que a mais-valia reverteria em benefício da sociedade e não de alguns burgueses ricos, parecia enfim concretizar-se. É verdade que as primeiras décadas do socialismo soviético não apresentaram resultados muito positivos, mas, para quem acreditava na sociedade igualitária, os problemas seriam em breve resolvidos. O fato é que a simples existência da URSS já provocara importantes mudanças nos países capitalistas, que trataram de atender a algumas reivindicações dos trabalhadores. A deflagração da Segunda Guerra Mundial, provocada pela Alemanha nazista, tumultuou o processo e provocou uma inesperada aliança entre os países capitalistas avançados e a União Soviética, o que adiou o conflito entre socialismo e capitalismo que, finda a guerra, levaria um mundo à chamada Guerra Fria e à beira de um conflito nuclear, o que felizmente não aconteceu. (Ferreira Gullar)
Levando em consideração o caráter histórico-analílico do escritor Ferreira Gullar, nota-se que a definição que melhor resume a principal intenção do autor quanto ao estudo feito acerca da sociedade é
A (  ) crítica sobre as relações internacionais.
B (  ) ironia acerca das falhas ditas burocráticas.
C (  ) análise puramente técnica sobre o mundo.
D (  ) leitura isenta de argumentação prática.
E (  ) definição unilateral sobre política.

02 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

E para os idosos, nada?
1° de outubro
Dia Nacional e Internacional do idoso
O cartaz acima tem como objetivo combater um problema social:
A (  ) A precária Previdência Social.
B (  ) A ausência do estatuto do idoso.
C (  ) O desprestígio da população senil.
D (  ) A diminuição da atenção dada aos idosos.
E (  ) A agressão sofrida pelos homens e mulheres da terceira idade.

03 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

     Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de vocês. Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.
TERENA, M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).
Na situação de comunicação da qual o texto foi retirado, a norma padrão da língua portuguesa é empregada com a finalidade de
A (  ) demonstrar a clareza e a complexidade da nossa língua materna.
B (  ) situar os dois lados da interlocução em posições simétricas.
C (  ) comprovar a importância da correção gramatical nos diálogos cotidianos.
D (  ) mostrar como as línguas indígenas foram incorporadas à língua portuguesa.
E (  ) ressaltar a importância do código linguístico que adotamos como língua nacional.

04 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

Disponível em: http://tinyurl.com/cb83o7u Acessado em 20/4/13.
O bumba-meu-boi
     Como algumas outras manifestações folclóricas, o bumba-meu-boi utiliza uma forma antiga, tradicional; entretanto, fá-la revestir-se de novos aspectos, atualiza o entrecho, recompõe a trama. Daí “o interesse do tipo solidário que desperta nas camadas populares”, como o assinala Édison Carneiro. Interesse que só pode manterse porque o que no auto se apresenta não reflete apenas situações do passado, “mas porque têm importância para o futuro”. Com efeito, tendo por tema central a morte e a ressurreição do boi, “cerca-se de episódios acessórios, não essenciais, muito desligados da ação principal, que variam de região para região... em cada lugar, novos personagens são enxertados, aparentemente sem outro objetivo senão o de prolongar e variar a brincadeira”. Contudo, dentre esses personagens, os que representam as classes superiores são caricaturados, cobrindo-se de ridículo, o que torna “o folguedo, em si mesmo, uma reivindicação”.
BELTRÃO, Luiz. Comunicação e folclore. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1971.
Analisando a produção artística do bumba-meu-boi, podemos perceber que o núcleo temático desse auto popular brasileiro
A (  ) desvaloriza as vivências festivas do interior do Brasil.
B (  ) critica a ação dos malfeitores de escravos.
C (  ) constantemente apresenta a morte e a ressurreição do boi.
D (  ) decompõe as estruturas sociais dos mais carentes.
E (  ) faz uma crítica aos padres e religiosos em geral pela sensualidade.

05 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

A terra é naturá

Sinhô dotô, meu ofiço
É servi ao meu patrão.
Eu não sei fazê comiço,
Nem discuço, nem sermão;
Nem sei as letra onde mora,
Mas porém, eu quero agora
Dizê, com sua licença,
Uma coisa bem singela,
Que a gente pra dizê ela
Não percisa de sabença.

Se um pai de famia honrado,
Morre, dexando a famia,
Os seus fiinho adorado
Por dono da moradia,
E aqueles irmão mais véio,
Sem pensá nos Evangéio,
Contro os novo a toda hora
Lança da inveja o veneno
Inté botá os mais pequeno
Daquela casa pra fora.


Em seus poemas, Patativa do Assaré reflete, analisa e discute acerca das dificuldades de vida do homem sertanejo. Seus temas também são ampliados, variados, indo além do conceito clássico de que “cordel fala de amor, sofrimento ou aventura”. Patativa, com sua profunda consciência social, também tematizou a desigualdade do Nordeste, os conflitos de terra, os problemas envolvendo o latifúndio, a profunda religiosidade e o misticismo do homem simples do sertão do Brasil. A respeito da análise e da interpretação do trecho lido, marque o item correto.
A (  ) As estrofes revelam a dicção popular do poeta, por meio da transcrição do modo como ele fala, revelando falta de conhecimento linguístico.
B (  ) A expressão “dono da moradia” refere-se a “aqueles irmão mais veio”.
C (  ) O trecho apresenta um interlocutor, podendo este ser entendido como o leitor do poema, que aparentemente é alguém com mais instrução que o poeta.
D (  ) O verso “Nem sei as letra onde mora” pode ser entendido como a declaração do próprio poeta de que ele não tem instrução informal.
E (  ) No verso “Que a gente pra dizer ela”, o pronome pessoal ela refere-se ao vocábulo sabença.

06 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

O triângulo da vida

Minha bisavó não falava errado, falava no antigo,
ficou agarrada às raízes e desusos da linguagem
e eu assimilei seu modo de falar.
Ela jamais pronunciou “metro”, sempre “côvado” ou “vara”.
nunca disse “travessa” e sim “terrina”, rasa ou funda que fosse,
nunca dizia “bem vestido”, falava - “janota” e “fama” era “galarim”.
Sobraram na fala goiana algumas expressões africanas, como Inhô, Inhá,
Inhora, Sus Cristo. Muito longe a currutela dos negros
Que seus descendentes vão corrigindo através de gerações.
Cora Coralina

A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como uma aprendiz e falante de uma variedade linguística específica. Essa falante, em seu grupo social, pode ser identificada como uma pessoa
A (  ) que habita a periferia de um grande centro urbano brasileiro.
B (  ) que obedece aos cânones da gramática normativa.
C (  ) que apresenta baixo nível de letramento.
D (  ) que se prende às regras da norma culta lusitana.
E (  ) que adota uma linguagem de uma comunidade localizada nos rincões do Brasil.
07 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

PLANETA DIGITAL

BRASIL FOI O PAÍS QUE MAIS CRESCEU NO FACEBOOK EM 2012
Por Mariana Congo, em 29/01/2013, na edição 731. Reproduzido do Estado de S.Paulo, 24/1/2013.

O Brasil foi o país que mais cresceu em número de  usuários do Facebook no ano passado. No total, 29,7 milhões de brasileiros passaram a acessar a rede social. Com isso, o país se tornou o segundo do mundo em número de perfis,
atrás dos Estados Unidos. A Índia aparece em terceiro lugar. No fim de 2011, o Brasil tinha 35,1 milhões de usuários. Um ano depois, o número chegou perto de dobrar e foi para 64,8 milhões. Isso significa que a abrangência do Facebook no Brasil se aproxima a um terço (32,4%) da população de 201,1 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados ontem pela Socialbakers, empresa de estatísticas sobre mídias sociais. Levando-se em conta apenas os brasileiros com acesso à internet, o estudo considera que o Facebook abrange 82,32% da população. O maior grupo de brasileiro na rede tem entre 18 e 24 anos (20,8 milhões). Os perfis de mulheres são maioria (54%) do total. O número continua a aumentar. Mais 962 mil brasileiros se cadastraram na rede no último mês. O relatório diz que o Facebook tem muito potencial para crescer no Brasil, já que o Orkut ainda tem relevância no país. Metade dos usuários do Orkut no mundo são brasileiros, segundo divulgado pela rede do Google. O Facebook e o Orkut nasceram no mesmo ano, em 2004. No Brasil, o Orkut foi preferência até agosto de 2011, segundo dados do Ibope Nielsen, quando foi ultrapassado pelo Facebook. Na época, a pesquisa informava que a rede fundada por Mark Zuckerberg estava com 30,9 milhões de usuários, enquanto o Orkut tinha 29 milhões.

De acordo com a leitura do texto anterior, podemos inferir que
A (  ) o Facebook, apesar do crescimento, ainda apresenta um número de usuários inferior ao do Orkut no Brasil.
B (  ) Facebook e Orkut são as redes sociais mais populares do Brasil, mas o primeiro tem um número menor de usuários em relação ao segundo.
C (  ) Orkut e Facebook lideram o ranking de usuários de redes sociais no Brasil, mas este ainda consegue ter um número de usuários maior que aquele.
D (  ) na Índia, o número de usuários do Orkut supera o de usuários de outras redes, como o LinkedIn.
E (  ) desde 2010, o Brasil lidera o ranking dos países que detêm o maior número de usuários do Facebook.

08 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:
 O gráfico a seguir retrata o consumo médio anual de cigarros pelos adultos brasileiros nos anos de 1980 a 2005. Essa informação é dada pelo quociente do número de cigarros consumidos num ano pelo número de adultos nesse ano. O termo consumo ilegal ou informal refere-se ao consumo de cigarros contrabandeados ou comercializados de forma ilegal. O termo consumo total refere-se à soma do consumo legal com o consumo ilegal ou informal.



De acordo com o gráfico, é possível afirmar que:
A (  ) o consumo total por adulto diminuiu no decorrer dos anos, devido ao crescimento da população brasileira no período.
B (  ) a partir do ano 2000, o consumo total ficou praticamente constante, embora o consumo legal tenha apresentado uma queda significativa.
C (  ) de 1996 a 1998, o consumo ilegal aumentou, por ter havido uma diminuição sensível no consumo legal.
D (  ) o contrabando de cigarros no Brasil deve ter se iniciado por volta de 1985 e coincidiu com um aumento no consumo total nos anos subsequentes.
E (  ) em 1994, o consumo total por adulto foi menor que 1400 cigarros por ano.

09 - Leia o texto a seguir, extraído da edição de 10/4/2006 do jornal O Estado de S.Paulo, p. A14.
ONU projeta cenário sombrio para região do Mediterrâneo
     “A costa do Mar Mediterrâneo (...) corre o risco de um colapso ambiental. Um levantamento da ONU apontou que, se o ritmo de degradação da região não for revertido, em 20 anos, os balneários estarão saturados e o impacto social em alguns países da região poderá ser profundo. (...) Segundo as previsões da ONU, em 2025, 312 milhões de turistas passarão pelas praias do Mediterrâneo por ano. Hoje, são 175 milhões.(...) A população das cidades costeiras também tende a uma explosão. (...) Com uma urbanização excessiva, a previsão é de que o consumo de água seja incrementado em 25%.(...) A costa do Mediterrâneo poderá se transformar em um local com sérios problemas de acesso à água limpa, em que a desertificação irá gerar o empobrecimento do setor rural e a perda de biodiversidade será irreversível. (...) Para completar o cenário catastrófico, a poluição das águas do mar mais navegado do mundo tende a chegar a uma situação crítica. Cresce a cada ano o número de embarcações que transitam pelas águas do Mediterrâneo, derramando produtos químicos e combustível em uma região que hoje é responsável por 7% da biodiversidade marinha mundial.”
De acordo com o texto e utilizando os seus conhecimentos sobre o tema, é possível inferir que
A (  ) o agravamento do efeito estufa é, sem dúvida, um dos responsáveis pela atual situação da costa do Mar Mediterrâneo, ao promover a elevação do nível dos mares.
B (  ) apesar do tom alarmista do artigo, a situação não é tão grave, uma vez que a região é responsável apenas por uma parcela da biodiversidade marinha, menos importante do que a biodiversidade terrestre.
C (  ) a desertificação citada no artigo refere-se a um processo devido, naquela região, à ação dos ventos quentes e secos provenientes do Saara.
D (  ) o derramamento de produtos químicos é, em última análise, o principal responsável pelos “problemas de acesso à água limpa” mencionados no texto.
E (  ) o excessivo número de pessoas que buscam a região com propósitos turísticos a cada ano está provocando degradação ambiental na costa do Mar Mediterrâneo.

10 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

Saiba impedir que os cavalos de troia abram a guarda de seu computador
A lenda da Guerra de Troia conta que gregos conseguiram entrar na cidade camuflados em um cavalo e, então, abriram as portas da cidade para mais guerreiros entrarem e vencerem a batalha. Silencioso, o cavalo de troia é um programa malicioso que abre as portas do computador a um invasor, que pode utilizar como quiser o privilégio de estar dentro de uma máquina. Esse malware é instalado em um computador de forma camuflada, sempre com o "consentimento" do usuário. A explicação é que essa praga está dentro de um arquivo que parece ser útil, como um programa ou proteção de tela que, ao ser executado, abre caminho para o cavalo de troia. A intenção da maioria dos cavalos de troia (trojans) não é contaminar arquivos ou hardwares. Atualmente, o objetivo principal dos cavalos de troia é roubar informações de uma máquina. O programa destrói ou altera dados com intenção maliciosa, causando problemas ao computador ou utilizando-o para fins criminosos, como enviar spams. A primeira regra para evitar a entrada dos cavalos de troia é: não abra arquivos de procedência duvidosa.
Disponível em: http://idgnow.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).
Cavalo de troia é considerado um malware que invade computadores, com intenção maliciosa. Pelas informações apresentadas no texto, depreende-se que a finalidade desse programa é
A (  ) roubar informações ou alterar dados de arquivos de procedência duvidosa.
B (  ) inserir senhas para enviar spams, através de um rastreamento no computador.
C (  ) rastrear e investigar dados do computador sem o conhecimento do usuário.
D (  ) induzir o usuário a fazer uso criminoso e malicioso de seu computador.
E (  ) usurpar dados do computador, mediante sua execução pelo usuário.

11 – Observe o texto abaixo e responda ao que se pede:

Will Leite
A intertextualidade surge a partir do diálogo de diferentes textos, muitas vezes produzidos em períodos de tempo distintos. Com base nesse conceito, entende-se que a tirinha
A (  ) desconstrói o discurso da História oficial do Brasil, sugerindo um redescobrimento da nação por parte da tecnologia.
B (  ) reencena o descobrimento do país, trazendo como única inovação em relação à História oficial o uso da linguagem coloquial.
C (  ) apresenta o índio como pedinte, dialogando com a situação de abandono dos povos indígenas atualmente.
D (  ) reproduz, com uma linguagem mais informal, as impressões sobre o Brasil que Pero Vaz de Caminha registrou na carta enviada ao rei de Portugal em 1500.
E (  ) representa por meio da fala do português, no segundo quadrinho, uma relação de autoritarismo típica do Brasil Colonial que já foi dissipada na atualidade.

12 - A questão a seguir aborda um poema de Raul de Leoni (1895-1926).

A alma das cousas somos nós...

Dentro do eterno giro universal
Das cousas, tudo vai e volta à alma da gente,
Mas, se nesse vaivém tudo parece igual
Nada mais, na verdade,
Nunca mais se repete exatamente...
Sim, as cousas são sempre as mesmas na corrente
Que no-las leva e traz, num círculo fatal;
O que varia é o espírito que as sente
Que é imperceptivelmente desigual,
Que sempre as vive diferentemente,
E, assim, a vida é sempre inédita, afinal...
Estado de alma em fuga pelas horas,
Tons esquivos e trêmulos, nuanças
Suscetíveis, sutis, que fogem no Íris
Da sensibilidade furta-cor...
E a nossa alma é a expressão fugitiva das cousas
E a vida somos nós, que sempre somos outros!...
Homem inquieto e vão que não repousas!
Para e escuta:
Se as cousas têm espírito, nós somos
Esse espírito efêmero das cousas,
Volúvel e diverso,
Variando, instante a instante, intimamente,
E eternamente,
Dentro da indiferença do Universo!... 


No último verso do poema, o eu lírico conclui que
A (  ) os espíritos mostram-se insensíveis ao volúvel Universo.
B (  ) o Universo acompanha de perto a alma ou espírito.
C (  ) o Universo é indiferente à relação entre o espírito e as coisas.
D (  ) a variação das coisas é indiferente ao espírito que as sente.
e) as coisas têm espírito, mas o Universo não tem.


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