01 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
O mundo muda
Os ideais de esquerda nasceram em meados do século XIX e ganharam corpo no
começo do século XX, com a revolução de 1917. Com o nascimento da
União Soviética, o ideal comunista ganhou corpo, deixou de ser mera
utopia para se tornar realidade. O sonho de uma sociedade igualitária, em
que os trabalhadores seriam os dirigentes da nação e em que a mais-valia
reverteria em benefício da sociedade e não de alguns burgueses
ricos, parecia enfim concretizar-se. É verdade que as
primeiras décadas do socialismo soviético não apresentaram resultados
muito positivos, mas, para quem acreditava na sociedade igualitária, os
problemas seriam em breve resolvidos. O fato é que a simples existência da
URSS já provocara importantes mudanças nos países capitalistas, que
trataram de atender a algumas reivindicações dos trabalhadores. A
deflagração da Segunda Guerra Mundial, provocada pela Alemanha nazista,
tumultuou o processo e provocou uma inesperada aliança entre os
países capitalistas avançados e a União Soviética, o que adiou
o conflito entre socialismo e capitalismo que, finda a guerra, levaria
um mundo à chamada Guerra Fria e à beira de um conflito nuclear, o que
felizmente não aconteceu. (Ferreira Gullar)
Levando
em consideração o caráter histórico-analílico do escritor Ferreira Gullar,
nota-se que a definição que melhor resume a principal intenção do autor
quanto ao estudo feito acerca da sociedade é
A ( ) crítica sobre as relações internacionais.
B ( ) ironia acerca das falhas ditas
burocráticas.
C ( ) análise puramente técnica sobre o mundo.
D ( ) leitura isenta de argumentação prática.
E ( ) definição unilateral sobre política.
02 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
E para
os idosos, nada?
1° de outubro
Dia Nacional e Internacional do idoso
O cartaz
acima tem como objetivo combater um problema social:
A ( ) A precária Previdência Social.
B ( ) A ausência do estatuto do idoso.
C ( ) O desprestígio da população senil.
D ( ) A diminuição da atenção dada aos idosos.
E ( ) A agressão sofrida pelos homens e mulheres
da terceira idade.
03 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A
figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás,
do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma
que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de
pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá
asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro.
A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que
vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da
sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de
vocês. Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como
seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem
precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de
vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.
TERENA,
M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e
saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).
Na
situação de comunicação da qual o texto foi retirado, a norma padrão da
língua portuguesa é empregada com a finalidade de
A ( ) demonstrar a clareza e a complexidade da
nossa língua materna.
B ( ) situar os dois lados da interlocução em
posições simétricas.
C ( ) comprovar a importância da correção
gramatical nos diálogos cotidianos.
D ( ) mostrar como as línguas indígenas foram
incorporadas à língua portuguesa.
E ( ) ressaltar a importância do código
linguístico que adotamos como língua nacional.
04 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
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Disponível em: http://tinyurl.com/cb83o7u Acessado em 20/4/13.
|
O bumba-meu-boi
Como
algumas outras manifestações folclóricas, o bumba-meu-boi utiliza uma
forma antiga, tradicional; entretanto, fá-la revestir-se de novos aspectos,
atualiza o entrecho, recompõe a trama. Daí “o interesse do
tipo solidário que desperta nas camadas populares”, como o assinala
Édison Carneiro. Interesse que só pode manterse porque o que no auto se
apresenta não reflete apenas situações do passado, “mas porque têm
importância para o futuro”. Com efeito, tendo por tema central a morte e
a ressurreição do boi, “cerca-se de episódios acessórios,
não essenciais, muito desligados da ação principal, que variam de
região para região... em cada lugar, novos personagens são enxertados,
aparentemente sem outro objetivo senão o de prolongar e variar a
brincadeira”. Contudo, dentre esses personagens, os que representam as
classes superiores são caricaturados, cobrindo-se de ridículo, o que torna
“o folguedo, em si mesmo, uma reivindicação”.
BELTRÃO,
Luiz. Comunicação e folclore. São
Paulo: Edições Melhoramentos, 1971.
Analisando
a produção artística do bumba-meu-boi, podemos perceber que o núcleo
temático desse auto popular brasileiro
A ( ) desvaloriza as vivências festivas do
interior do Brasil.
B ( ) critica a ação dos malfeitores de escravos.
C ( ) constantemente apresenta a morte e a
ressurreição do boi.
D ( ) decompõe as estruturas sociais dos mais
carentes.
E ( ) faz uma crítica aos padres e religiosos em geral
pela sensualidade.
05 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
A terra é naturá
Sinhô
dotô, meu ofiço
É servi
ao meu patrão.
Eu não
sei fazê comiço,
Nem
discuço, nem sermão;
Nem sei
as letra onde mora,
Mas
porém, eu quero agora
Dizê, com
sua licença,
Uma
coisa bem singela,
Que a
gente pra dizê ela
Não
percisa de sabença.
Se um pai de famia honrado,
Morre,
dexando a famia,
Os seus
fiinho adorado
Por dono
da moradia,
E
aqueles irmão mais véio,
Sem
pensá nos Evangéio,
Contro
os novo a toda hora
Lança da
inveja o veneno
Inté
botá os mais pequeno
Daquela
casa pra fora.
Em seus
poemas, Patativa do Assaré reflete, analisa e discute acerca das dificuldades
de vida do homem sertanejo. Seus temas também são ampliados, variados,
indo além do conceito clássico de que “cordel fala de amor, sofrimento ou
aventura”. Patativa, com sua profunda consciência social, também tematizou
a desigualdade do Nordeste, os conflitos de terra, os problemas envolvendo
o latifúndio, a profunda religiosidade e o misticismo do homem simples do
sertão do Brasil. A respeito da análise e da interpretação do trecho
lido, marque o item correto.
A ( ) As estrofes revelam a dicção popular do
poeta, por meio da transcrição do modo como ele fala, revelando falta de
conhecimento linguístico.
B ( ) A expressão “dono da moradia” refere-se a
“aqueles irmão mais veio”.
C ( ) O trecho apresenta um interlocutor, podendo
este ser entendido como o leitor do poema, que aparentemente é alguém com
mais instrução que o poeta.
D ( ) O verso “Nem sei as letra onde mora” pode
ser entendido como a declaração do próprio poeta de que ele não tem
instrução informal.
E ( ) No verso “Que a gente pra dizer ela”, o
pronome pessoal ela refere-se ao vocábulo sabença.
06 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
O triângulo da vida
Minha bisavó não falava errado, falava no antigo,
ficou
agarrada às raízes e desusos da linguagem
e eu
assimilei seu modo de falar.
Ela
jamais pronunciou “metro”, sempre “côvado” ou “vara”.
nunca
disse “travessa” e sim “terrina”, rasa ou funda que fosse,
nunca
dizia “bem vestido”, falava - “janota” e “fama” era “galarim”.
Sobraram
na fala goiana algumas expressões africanas, como Inhô, Inhá,
Inhora,
Sus Cristo. Muito longe a currutela dos negros
Que seus
descendentes vão corrigindo através de gerações.
Cora
Coralina
A partir
da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se
como uma aprendiz e falante de uma variedade linguística específica. Essa
falante, em seu grupo social, pode ser identificada como uma pessoa
A ( ) que habita a periferia de um grande centro
urbano brasileiro.
B ( ) que obedece aos cânones da gramática
normativa.
C ( ) que apresenta baixo nível de letramento.
D ( ) que se prende às regras da norma culta
lusitana.
E ( ) que adota uma linguagem de uma comunidade
localizada nos rincões do Brasil.
07 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
PLANETA
DIGITAL
BRASIL FOI O PAÍS QUE MAIS CRESCEU NO FACEBOOK EM 2012
Por
Mariana Congo, em 29/01/2013, na edição 731. Reproduzido do Estado de S.Paulo, 24/1/2013.
O Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários do Facebook no ano passado. No total, 29,7 milhões de brasileiros passaram a acessar a rede social. Com isso, o país se tornou o segundo do mundo em número de perfis,
atrás dos Estados Unidos. A Índia aparece em terceiro lugar. No fim de 2011, o Brasil tinha 35,1 milhões de usuários. Um ano depois, o número chegou perto de dobrar e foi para 64,8 milhões. Isso significa que a abrangência do Facebook no Brasil se aproxima a um terço (32,4%) da população de 201,1 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados ontem pela Socialbakers, empresa de estatísticas sobre mídias sociais. Levando-se em conta apenas os brasileiros com acesso à internet, o estudo considera que o Facebook abrange 82,32% da população. O maior grupo de brasileiro na rede tem entre 18 e 24 anos (20,8 milhões). Os perfis de mulheres são maioria (54%) do total. O número continua a aumentar. Mais 962 mil brasileiros se cadastraram na rede no último mês. O relatório diz que o Facebook tem muito potencial para crescer no Brasil, já que o Orkut ainda tem relevância no país. Metade dos usuários do Orkut no mundo são brasileiros, segundo divulgado pela rede do Google. O Facebook e o Orkut nasceram no mesmo ano, em 2004. No Brasil, o Orkut foi preferência até agosto de 2011, segundo dados do Ibope Nielsen, quando foi ultrapassado pelo Facebook. Na época, a pesquisa informava que a rede fundada por Mark Zuckerberg estava com 30,9 milhões de usuários, enquanto o Orkut tinha 29 milhões.
De
acordo com a leitura do texto anterior, podemos inferir que
A ( ) o Facebook, apesar do crescimento, ainda
apresenta um número de usuários inferior ao do Orkut no Brasil.
B ( ) Facebook e Orkut são as redes sociais mais
populares do Brasil, mas o primeiro tem um número menor de
usuários em relação ao segundo.
C ( ) Orkut e Facebook lideram o ranking de usuários de
redes sociais no Brasil, mas este ainda consegue ter um número de
usuários maior que aquele.
D ( ) na Índia, o número de usuários do Orkut
supera o de usuários de outras redes, como o LinkedIn.
E ( ) desde 2010, o Brasil lidera o ranking dos países que detêm o
maior número de usuários do Facebook.
08 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
O
gráfico a seguir retrata o consumo médio anual de cigarros pelos adultos
brasileiros nos anos de 1980 a 2005. Essa informação é dada pelo quociente do
número de cigarros consumidos num ano pelo número de adultos nesse ano. O termo
consumo ilegal ou informal refere-se ao consumo de cigarros contrabandeados ou
comercializados de forma ilegal. O termo consumo total refere-se à soma do
consumo legal com o consumo ilegal ou informal.
De
acordo com o gráfico, é possível afirmar que:
A ( ) o consumo total por adulto diminuiu no
decorrer dos anos, devido ao crescimento da população brasileira no período.
B ( ) a partir do ano 2000, o consumo total ficou
praticamente constante, embora o consumo legal tenha apresentado uma queda
significativa.
C ( ) de 1996 a 1998, o consumo ilegal aumentou,
por ter havido uma diminuição sensível no consumo legal.
D ( ) o contrabando de cigarros no Brasil deve
ter se iniciado por volta de 1985 e coincidiu com um aumento no consumo total
nos anos subsequentes.
E ( ) em 1994, o consumo total por adulto foi
menor que 1400 cigarros por ano.
09 - Leia o texto a seguir, extraído da
edição de 10/4/2006 do jornal O Estado de
S.Paulo, p. A14.
ONU
projeta cenário sombrio para região do Mediterrâneo
“A
costa do Mar Mediterrâneo (...) corre o risco de um colapso ambiental. Um
levantamento da ONU apontou que, se o ritmo de degradação da região não for
revertido, em 20 anos, os balneários estarão saturados e o impacto social em
alguns países da região poderá ser profundo. (...) Segundo as previsões da ONU,
em 2025, 312 milhões de turistas passarão pelas praias do Mediterrâneo por ano.
Hoje, são 175 milhões.(...) A população das cidades costeiras também tende a
uma explosão. (...) Com uma urbanização excessiva, a previsão é de que o
consumo de água seja incrementado em 25%.(...) A costa do Mediterrâneo poderá
se transformar em um local com sérios problemas de acesso à água limpa, em que
a desertificação irá gerar o empobrecimento do setor rural e a perda de
biodiversidade será irreversível. (...) Para completar o cenário catastrófico,
a poluição das águas do mar mais navegado do mundo tende a chegar a uma
situação crítica. Cresce a cada ano o número de embarcações que transitam pelas
águas do Mediterrâneo, derramando produtos químicos e combustível em uma região
que hoje é responsável por 7% da biodiversidade marinha mundial.”
De
acordo com o texto e utilizando os seus conhecimentos sobre o tema, é possível
inferir que
A ( ) o agravamento do efeito estufa é, sem
dúvida, um dos responsáveis pela atual situação da costa do Mar Mediterrâneo,
ao promover a elevação do nível dos mares.
B ( ) apesar do tom alarmista do artigo, a
situação não é tão grave, uma vez que a região é responsável apenas por uma
parcela da biodiversidade marinha, menos importante do que a biodiversidade
terrestre.
C ( ) a desertificação citada no artigo refere-se
a um processo devido, naquela região, à ação dos ventos quentes e secos
provenientes do Saara.
D ( ) o derramamento de produtos químicos é, em
última análise, o principal responsável pelos “problemas de acesso à água
limpa” mencionados no texto.
E ( ) o excessivo número de pessoas que buscam a
região com propósitos turísticos a cada ano está provocando degradação
ambiental na costa do Mar Mediterrâneo.
10 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
Saiba impedir que os cavalos de troia
abram a guarda de seu computador
A lenda
da Guerra de Troia conta que gregos conseguiram entrar na cidade
camuflados em um cavalo e, então, abriram as portas da cidade para mais
guerreiros entrarem e vencerem a batalha. Silencioso, o cavalo
de troia é um programa malicioso que abre as portas do computador a
um invasor, que pode utilizar como quiser o privilégio de estar dentro de
uma máquina. Esse malware é
instalado em um computador de forma camuflada, sempre com o
"consentimento" do usuário. A explicação é que essa praga está
dentro de um arquivo que parece ser útil, como um programa ou proteção de
tela que, ao ser executado, abre caminho para o cavalo de troia. A
intenção da maioria dos cavalos de troia (trojans)
não é contaminar arquivos ou hardwares.
Atualmente, o objetivo principal dos cavalos de troia é roubar
informações de uma máquina. O programa destrói ou altera dados
com intenção maliciosa, causando problemas ao computador ou
utilizando-o para fins criminosos, como enviar spams. A primeira regra para evitar a entrada dos cavalos de
troia é: não abra arquivos de procedência duvidosa.
Disponível
em: http://idgnow.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).
Cavalo
de troia é considerado um malware que invade
computadores, com intenção maliciosa. Pelas informações apresentadas no
texto, depreende-se que a finalidade desse programa é
A ( ) roubar informações ou alterar dados de
arquivos de procedência duvidosa.
B ( ) inserir senhas para enviar spams, através de um rastreamento
no computador.
C ( ) rastrear e investigar dados do computador
sem o conhecimento do usuário.
D ( ) induzir o usuário a fazer uso criminoso e
malicioso de seu computador.
E ( ) usurpar dados do computador, mediante
sua execução pelo usuário.
11 – Observe o texto abaixo e responda ao
que se pede:
Will
Leite
A
intertextualidade surge a partir do diálogo de diferentes textos, muitas
vezes produzidos em períodos de tempo distintos. Com base nesse conceito,
entende-se que a tirinha
A ( ) desconstrói o discurso da História oficial
do Brasil, sugerindo um redescobrimento da nação por parte
da tecnologia.
B ( ) reencena o descobrimento do país, trazendo
como única inovação em relação à História oficial o uso da linguagem
coloquial.
C ( ) apresenta o índio como pedinte, dialogando
com a situação de abandono dos povos indígenas atualmente.
D ( ) reproduz, com uma linguagem mais informal,
as impressões sobre o Brasil que Pero Vaz de Caminha registrou na
carta enviada ao rei de Portugal em 1500.
E ( ) representa por meio da fala do português,
no segundo quadrinho, uma relação de autoritarismo típica do Brasil
Colonial que já foi dissipada na atualidade.
12 - A questão a seguir
aborda um poema de Raul de Leoni (1895-1926).
A alma das cousas somos nós...
Dentro
do eterno giro universal
Das
cousas, tudo vai e volta à alma da gente,
Mas, se
nesse vaivém tudo parece igual
Nada
mais, na verdade,
Nunca
mais se repete exatamente...
Sim, as
cousas são sempre as mesmas na corrente
Que
no-las leva e traz, num círculo fatal;
O que
varia é o espírito que as sente
Que é
imperceptivelmente desigual,
Que
sempre as vive diferentemente,
E,
assim, a vida é sempre inédita, afinal...
Estado
de alma em fuga pelas horas,
Tons
esquivos e trêmulos, nuanças
Suscetíveis,
sutis, que fogem no Íris
Da
sensibilidade furta-cor...
E a
nossa alma é a expressão fugitiva das cousas
E a vida
somos nós, que sempre somos outros!...
Homem
inquieto e vão que não repousas!
Para e
escuta:
Se as
cousas têm espírito, nós somos
Esse
espírito efêmero das cousas,
Volúvel
e diverso,
Variando,
instante a instante, intimamente,
E
eternamente,
Dentro
da indiferença do Universo!...
No
último verso do poema, o eu lírico conclui que
A ( ) os espíritos mostram-se insensíveis ao
volúvel Universo.
B ( ) o Universo acompanha de perto a alma ou
espírito.
C ( ) o Universo é indiferente à relação entre o
espírito e as coisas.
D ( ) a variação das coisas é indiferente ao
espírito que as sente.
e) as
coisas têm espírito, mas o Universo não tem.
Olá professora, qual seria o gabarito das questões?
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