CJMJ - Exercícios sobre pré-modernismo - 2 ano A e B

Boa tarde pessoas!
Seguem os execícios sobre o pré-modernismo. Lembrem-se de que eles podem ser impressos, mas devem ser respondidos e justificados pois serão vistados e corrigidos em sala.
Qualquer dúvida me avisem.
Abraços


01 - São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
a) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
b) A busca por uma linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.
c) O período pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.

02 - Na prosa, um dos principais representantes do Pré-Modernismo foi ____________________, cujas principais características são a fina ironia e a preocupação com o quadro político e social de sua época. Na poesia, ____________________ destacou-se pela originalidade e pelo ____________________ de sua única obra publicada em vida, o livro Eu.
a) Machado de Assis/Manuel Bandeira/lirismo.
b) Lima Barreto/Augusto dos Anjos/antilirismo.
c) Augusto dos Anjos/Euclides da Cunha/simbolismo.
d) Monteiro Lobato/Oswald de Andrade/antilirismo.

03 - Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.

04 – Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"
(Lima Barreto)
As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:
a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

Leia os textos abaixo para responder a questão 6.
Texto I
Pobre terra da Bruzundanga! Velha, na sua maior parte, como o planeta, toda a sua missão tem sido criar a vida, e a fecundidade para os outros, pois nunca os que nela nasceram, os que nela viveram, os que a amaram e sugaram-lhe o leite, tiveram sossego sobre o seu solo!
Lima Barreto – Os bruzundangas.

Texto II
nobre e opulenta cidade,
madrasta dos Naturais,
E dos Estrangeiros madre.
Dizei-me por vida vossa,
em que fundais o ditame
de exaltar, os que aí vêm,
e abater, os que ali nascem?
Gregório de Matos

06 -(UFU-MG) Lima Barreto e Gregório de Matos estão cronologicamente distantes no contexto da Literatura Brasileira, entretanto podem ser aproximados pelo teor satírico que imprimiram às suas obras. Tome os fragmentos citados para responder às questões seguintes:
a) Fale sobre o tema que aproxima os dois textos.
b) Destaque do texto de Gregório de Matos um par de versos que tenha “uma figura de oposição” muito comum ao Barroco, classificando-a.
c) Aponte na prosa de Lima Barreto uma passagem que justifique a classificação do autor como pré- modernista.

Leia o soneto a seguir: “Psicologia de um Vencido”
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
Augusto dos Anjos

07 - Pré-Modernismo no Brasil: (UFSM-RS) A partir desse soneto, é correto afirmar:
I. Ao se definir como filho do carbono e do amoníaco, o eu lírico desce ao limite inferior da materialidade biológica pois, pensando em termos de átomos (carbono) e moléculas (amoníaco), que são estudados pela Química, constata-se uma dimensão onde não existe qualquer resquício de alma ou de espírito.
II. O amoníaco, no soneto, é uma metáfora de alma, pois, segundo o eu lírico, o homem é composto de corpo (carbono) e alma (amoníaco) e, no fim da vida, o corpo (orgânico) acaba, apodrece, enquanto a alma (inorgânica) mantém-se intacta.
III. O soneto principia descrevendo as origens da vida e termina descrevendo o destino final do ser humano; retrata o ciclo da vida e da morte, permeado de dor, de sofrimento e da presença constante e ameaçadora da morte inevitável.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas II.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

08 - (UFRS-RS) Considere as seguintes afirmações sobre Os sertões (1902), de Euclides da Cunha.
I. Nas duas primeiras partes do livro, o autor descreve, respectivamente, o homem e o meio ambiente que constituíam o sertão baiano, valendo-se, para tanto, das teorias científicas desenvolvidas na época – entre elas, a do Determinismo.
II. Ao descrever os sertanejos, o autor idealiza suas qualidades morais e físicas e conclui que seu heroísmo era resultado da fé nos ensinamentos religiosos do líder Antônio Conselheiro.
III. O autor descreve, na terceira parte do livro, as várias etapas da guerra de Canudos e denuncia o massacre dos sertanejos pelas tropas do exército brasileiro, revelando a miséria da região e, acima de tudo, o confronto cultural entre o Brasil litorâneo e o interiorano.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

09 - Pré-Modernismo no Brasil: (PUC-SP) As obras de Lima Barreto e Monteiro Lobato integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período justifica-se, porque ele
a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez antes do modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações Modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara, pela irreverência de sua linguagem, as conquistas estilísticas do Modernismo.

Observe o texto:
Morreu Peri, incomparável idealização dum homem
natural como o sonhava Rousseau, protótipo de tantas
perfeições humanas que no romance, ombro a ombro com
altos tipos civilizados, a todos sobreleva em beleza de alma
e de corpo…. (…) O indianismo está de novo à deitar copa,
de nome mudado. Crismou-se de “caboclismo”.
Monteiro Lobato

10 - Pré-Modernismo no Brasil: (Fuvest) No artigo “Urupês” (do qual se extraiu o trecho acima), Lobato chamou a atenção para um grave problema brasileiro. Responda:
a) Identifique Peri, citado no mesmo texto.
b) Cite, pelo menos, um dos “altos tipos civilizados”, com quem Peri competia no romance.


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