Proposta de redação - 14/2019

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A questão do abandono de animais no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
TEXTO I
Na quarta-feira (7), o Senado aprovou um projeto que tem o objetivo de proibir que animais sejam juridicamente tratados como coisas e cria uma natureza jurídica específica para animais não-humanos.
A proposta também estabelece como objetivos fundamentais:
- afirmação dos direitos dos animais não humanos e sua proteção;
- construção de uma sociedade mais consciente e solidária;
- reconhecimento de que os animais não humanos possuem natureza biológica e emocional e são seres sencientes, passíveis de sofrimento.
"O projeto muda a definição jurídica de animais. Hoje, no nosso Código Civil, animal é equiparado a coisas. O projeto simplesmente muda essa personalidade jurídica: animal deixa de ser coisa" [...]
(Publicado em 08/08/2019. Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/08/senado-aprova-projeto-que-proibe-tratar-animais-como-coisas_82920.php - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO II
Segundo a World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono. Já em Porto Alegre e Região Metropolitana, RS, Brasil, há uma estimativa de que existam 500 mil cães e gatos errantes.
No Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo. Os descartes acontecem também em parques, praças, estradas e portas de pet shops. Nem os hospitais veterinários públicos escapam. Há quem interne o animal doente e não volte mais. [...]
(Disponível em: https://canalcienciascriminais.com.br/abandono-animais-crime-silencioso/ - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO III
Uma tatuadora de Sorocaba (SP) decidiu fazer uma ação que está repercutindo nas redes sociais: destinar parte do seu tempo à campanha "3a Tattoo Solidária", na qual faz micro tatuagens por R$ 70 cada e doa toda a renda obtida para um abrigo de animais da cidade.
Nana Bera lembra que conheceu o abrigo Amor Animal Sorocaba pelo Facebook. "Descobri que o local ficava perto do meu estúdio e passei a ajudá-lo com doações em dinheiro, cerca de R$ 100 por dia, para comprar ração e vacinas. Então, tive a ideia de, ao invés de doar esse dinheiro, comprar materiais para fazer tatuagem e reverter o que ganhasse para o abrigo. Dessa forma, rende muito mais", explica. [...]
(Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2016/02/artista-faz-tatuagens-em-troca-de-doacoes-para-abrigo-de-animais.html - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO IV

Comentários